Stakeholders como Agentes de Mudança Institucional em Ambientes de Regulação Estatal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Davi de Paula
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vieira, Diego Mota
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e8931
Resumo: Organizações públicas e privadas estão sujeitas à regulação do Estado através das entidades reguladoras, mas dificilmente as instituições atenderão a todos os interesses. Neste trabalho, o objetivo é caracterizar o comportamento das organizações que buscam provocar mudança institucional para alcançar um status mais favorável. Logo, a abordagem está baseada na teoria de stakeholders conjugada com a teoria de mudança institucional gradual e transformativa. Propõe-se que as organizações reguladas atuam como stakeholders das entidades reguladoras, exercendo influência como agentes de mudança institucional. Não obstante, observa-se que os stakeholders de uma entidade reguladora atuam associados, ampliando sua relevância e capacidade de confrontar as instituições segundo seus interesses. Esse tipo de atuação proporciona vantagens, como a constituição de arenas, em que interesses e expectativas são alinhados, assim como a autorregulação com base na interpretação conveniente das instituições. Além disso, a entidade reguladora também se beneficia ao lidar com um menor número de agentes e interesses. Por fim, quanto maiores os atributos de relevância do stakeholder, maiores suas chances de propor mudanças institucionais, reduzindo as possibilidades de veto e aumentando a discricionariedade na interpretação das regras.
id UNIFOR-2_26da143a8d68c12e4e2a2876dfcc2902
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/8931
network_acronym_str UNIFOR-2
network_name_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Stakeholders como Agentes de Mudança Institucional em Ambientes de Regulação EstatalTeoria de Stakeholders. Mudança Institucional Gradual e Transformativa. Agências Reguladoras. Instituições.Organizações públicas e privadas estão sujeitas à regulação do Estado através das entidades reguladoras, mas dificilmente as instituições atenderão a todos os interesses. Neste trabalho, o objetivo é caracterizar o comportamento das organizações que buscam provocar mudança institucional para alcançar um status mais favorável. Logo, a abordagem está baseada na teoria de stakeholders conjugada com a teoria de mudança institucional gradual e transformativa. Propõe-se que as organizações reguladas atuam como stakeholders das entidades reguladoras, exercendo influência como agentes de mudança institucional. Não obstante, observa-se que os stakeholders de uma entidade reguladora atuam associados, ampliando sua relevância e capacidade de confrontar as instituições segundo seus interesses. Esse tipo de atuação proporciona vantagens, como a constituição de arenas, em que interesses e expectativas são alinhados, assim como a autorregulação com base na interpretação conveniente das instituições. Além disso, a entidade reguladora também se beneficia ao lidar com um menor número de agentes e interesses. Por fim, quanto maiores os atributos de relevância do stakeholder, maiores suas chances de propor mudanças institucionais, reduzindo as possibilidades de veto e aumentando a discricionariedade na interpretação das regras.Universidade de Fortaleza2020-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/e893110.5020/2318-0722.2020.26.1.8931Revista Ciências Administrativas; v. 26 n. 1 (2020)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/e8931/pdfCopyright (c) 2020 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciencesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCabral, Davi de PaulaVieira, Diego Mota2020-10-02T12:14:05Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/8931Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2020-10-02T12:14:05Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Stakeholders como Agentes de Mudança Institucional em Ambientes de Regulação Estatal
title Stakeholders como Agentes de Mudança Institucional em Ambientes de Regulação Estatal
spellingShingle Stakeholders como Agentes de Mudança Institucional em Ambientes de Regulação Estatal
Cabral, Davi de Paula
Teoria de Stakeholders. Mudança Institucional Gradual e Transformativa. Agências Reguladoras. Instituições.
title_short Stakeholders como Agentes de Mudança Institucional em Ambientes de Regulação Estatal
title_full Stakeholders como Agentes de Mudança Institucional em Ambientes de Regulação Estatal
title_fullStr Stakeholders como Agentes de Mudança Institucional em Ambientes de Regulação Estatal
title_full_unstemmed Stakeholders como Agentes de Mudança Institucional em Ambientes de Regulação Estatal
title_sort Stakeholders como Agentes de Mudança Institucional em Ambientes de Regulação Estatal
author Cabral, Davi de Paula
author_facet Cabral, Davi de Paula
Vieira, Diego Mota
author_role author
author2 Vieira, Diego Mota
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Davi de Paula
Vieira, Diego Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria de Stakeholders. Mudança Institucional Gradual e Transformativa. Agências Reguladoras. Instituições.
topic Teoria de Stakeholders. Mudança Institucional Gradual e Transformativa. Agências Reguladoras. Instituições.
description Organizações públicas e privadas estão sujeitas à regulação do Estado através das entidades reguladoras, mas dificilmente as instituições atenderão a todos os interesses. Neste trabalho, o objetivo é caracterizar o comportamento das organizações que buscam provocar mudança institucional para alcançar um status mais favorável. Logo, a abordagem está baseada na teoria de stakeholders conjugada com a teoria de mudança institucional gradual e transformativa. Propõe-se que as organizações reguladas atuam como stakeholders das entidades reguladoras, exercendo influência como agentes de mudança institucional. Não obstante, observa-se que os stakeholders de uma entidade reguladora atuam associados, ampliando sua relevância e capacidade de confrontar as instituições segundo seus interesses. Esse tipo de atuação proporciona vantagens, como a constituição de arenas, em que interesses e expectativas são alinhados, assim como a autorregulação com base na interpretação conveniente das instituições. Além disso, a entidade reguladora também se beneficia ao lidar com um menor número de agentes e interesses. Por fim, quanto maiores os atributos de relevância do stakeholder, maiores suas chances de propor mudanças institucionais, reduzindo as possibilidades de veto e aumentando a discricionariedade na interpretação das regras.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e8931
10.5020/2318-0722.2020.26.1.8931
url https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e8931
identifier_str_mv 10.5020/2318-0722.2020.26.1.8931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e8931/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas; v. 26 n. 1 (2020)
2318-0722
reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
collection Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br
_version_ 1788165808408494080