Transferência de conhecimento entre empresas: um estudo na indústria calçadista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cezar Miguel Monteiro
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Emil Hoffmann, Valmir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/392
Resumo: Um número cada vez mais significativo de estudiosos da administração e pesquisadores da geografia econômica procura conhecer e discutir as formas pelas quais as empresas podem captar o conhecimento disponível nos aglomerados territoriais e transformá-lo em vantagem competitiva para o seu negócio ou para o desenvolvimento regional. O conhecimento é transferido mediante as redes de empresas, por meio de um conjunto de interações entre os principais atores da rede aglomerada. Este artigo analisa o processo de transferência de conhecimento entre empresas aglomeradas territorialmente, apresentando os resultados de um trabalho empírico realizado com as indústrias calçadistas da Região do Vale do Sinos, no Estado do RS. Para tanto, foi realizado um trabalho de campo, com a aplicação de questionários junto aos gestores empresariais. Os resultados mostram que as empresas industriais calçadistas aglomeradas territorialmente são favorecidas na transferência de conhecimento, porque podem aproveitar o conhecimento disponível na região, pelas possibilidades de interações entre as empresas e as instituições de apoio às atividades empresariais, que normalmente não estão disponíveis para aquelas empresas que estão dispersas e que se encontram fora da área da aglomeração.
id UNIFOR-2_39de49afaeef988fb58c382773b47076
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/392
network_acronym_str UNIFOR-2
network_name_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Transferência de conhecimento entre empresas: um estudo na indústria calçadistaUm número cada vez mais significativo de estudiosos da administração e pesquisadores da geografia econômica procura conhecer e discutir as formas pelas quais as empresas podem captar o conhecimento disponível nos aglomerados territoriais e transformá-lo em vantagem competitiva para o seu negócio ou para o desenvolvimento regional. O conhecimento é transferido mediante as redes de empresas, por meio de um conjunto de interações entre os principais atores da rede aglomerada. Este artigo analisa o processo de transferência de conhecimento entre empresas aglomeradas territorialmente, apresentando os resultados de um trabalho empírico realizado com as indústrias calçadistas da Região do Vale do Sinos, no Estado do RS. Para tanto, foi realizado um trabalho de campo, com a aplicação de questionários junto aos gestores empresariais. Os resultados mostram que as empresas industriais calçadistas aglomeradas territorialmente são favorecidas na transferência de conhecimento, porque podem aproveitar o conhecimento disponível na região, pelas possibilidades de interações entre as empresas e as instituições de apoio às atividades empresariais, que normalmente não estão disponíveis para aquelas empresas que estão dispersas e que se encontram fora da área da aglomeração.Universidade de Fortaleza2010-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/39210.5020/2318-0722.12.2.%pRevista Ciências Administrativas; v. 12 n. 2 (2006)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/392/pdfSilva, Cezar Miguel MonteiroEmil Hoffmann, Valmirinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-11T23:12:08Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/392Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2016-10-11T23:12:08Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Transferência de conhecimento entre empresas: um estudo na indústria calçadista
title Transferência de conhecimento entre empresas: um estudo na indústria calçadista
spellingShingle Transferência de conhecimento entre empresas: um estudo na indústria calçadista
Silva, Cezar Miguel Monteiro
title_short Transferência de conhecimento entre empresas: um estudo na indústria calçadista
title_full Transferência de conhecimento entre empresas: um estudo na indústria calçadista
title_fullStr Transferência de conhecimento entre empresas: um estudo na indústria calçadista
title_full_unstemmed Transferência de conhecimento entre empresas: um estudo na indústria calçadista
title_sort Transferência de conhecimento entre empresas: um estudo na indústria calçadista
author Silva, Cezar Miguel Monteiro
author_facet Silva, Cezar Miguel Monteiro
Emil Hoffmann, Valmir
author_role author
author2 Emil Hoffmann, Valmir
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cezar Miguel Monteiro
Emil Hoffmann, Valmir
description Um número cada vez mais significativo de estudiosos da administração e pesquisadores da geografia econômica procura conhecer e discutir as formas pelas quais as empresas podem captar o conhecimento disponível nos aglomerados territoriais e transformá-lo em vantagem competitiva para o seu negócio ou para o desenvolvimento regional. O conhecimento é transferido mediante as redes de empresas, por meio de um conjunto de interações entre os principais atores da rede aglomerada. Este artigo analisa o processo de transferência de conhecimento entre empresas aglomeradas territorialmente, apresentando os resultados de um trabalho empírico realizado com as indústrias calçadistas da Região do Vale do Sinos, no Estado do RS. Para tanto, foi realizado um trabalho de campo, com a aplicação de questionários junto aos gestores empresariais. Os resultados mostram que as empresas industriais calçadistas aglomeradas territorialmente são favorecidas na transferência de conhecimento, porque podem aproveitar o conhecimento disponível na região, pelas possibilidades de interações entre as empresas e as instituições de apoio às atividades empresariais, que normalmente não estão disponíveis para aquelas empresas que estão dispersas e que se encontram fora da área da aglomeração.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/392
10.5020/2318-0722.12.2.%p
url https://ojs.unifor.br/rca/article/view/392
identifier_str_mv 10.5020/2318-0722.12.2.%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/392/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas; v. 12 n. 2 (2006)
2318-0722
reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
collection Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br
_version_ 1788165806473871360