A conceptual framework towards understanding the relationship between a sport organization and its sponsors

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fleury, Fernando A.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Marques, Rui David
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/3659
Resumo: A parceria de patrocínio entre patrocinador e patrocinado, quando analisado o relacionamento business-to-business (B2B), foi pouco investigada. Entretanto, existem muitas pesquisas em outras áreas, o que proporciona pontos de vista muito bons para o assunto. A qualidade dessa parceria B2B é importante para criar, melhorar e manter a parceria, e é crítica para entender as correlações que acontecem nesse relacionamento. Portanto, é proposto um framework conceitual sobre a qualidade do relacionamento patrocinador-patrocinado no esporte, focando nas interações dinâmicas da parceria. Esse framework tenta mostrar a importância do relacionamento de marketing no contexto esportivo, mais especificamente quando se trata do patrocínio. Primeiro, é especificado no que consiste o relacionamento de marketing. Depois, é feita uma revisão sobre patrocínios e seus objetivos. Finalmente, argumenta-se como essas interações ocorrem no relacionamento dessa parceria e qual o papel de cada uma. DOI: 10.5020/2318-0722.2014.v20n2p584
id UNIFOR-2_412edd9053f00516ab355d93d6d0595c
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/3659
network_acronym_str UNIFOR-2
network_name_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling A conceptual framework towards understanding the relationship between a sport organization and its sponsorsA parceria de patrocínio entre patrocinador e patrocinado, quando analisado o relacionamento business-to-business (B2B), foi pouco investigada. Entretanto, existem muitas pesquisas em outras áreas, o que proporciona pontos de vista muito bons para o assunto. A qualidade dessa parceria B2B é importante para criar, melhorar e manter a parceria, e é crítica para entender as correlações que acontecem nesse relacionamento. Portanto, é proposto um framework conceitual sobre a qualidade do relacionamento patrocinador-patrocinado no esporte, focando nas interações dinâmicas da parceria. Esse framework tenta mostrar a importância do relacionamento de marketing no contexto esportivo, mais especificamente quando se trata do patrocínio. Primeiro, é especificado no que consiste o relacionamento de marketing. Depois, é feita uma revisão sobre patrocínios e seus objetivos. Finalmente, argumenta-se como essas interações ocorrem no relacionamento dessa parceria e qual o papel de cada uma. DOI: 10.5020/2318-0722.2014.v20n2p584Universidade de Fortaleza2015-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/3659Revista Ciências Administrativas; v. 20 n. 2 (2014)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/3659/pdfFleury, Fernando A.Marques, Rui Davidinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-02T18:34:00Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/3659Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2020-04-02T18:34Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv A conceptual framework towards understanding the relationship between a sport organization and its sponsors
title A conceptual framework towards understanding the relationship between a sport organization and its sponsors
spellingShingle A conceptual framework towards understanding the relationship between a sport organization and its sponsors
Fleury, Fernando A.
title_short A conceptual framework towards understanding the relationship between a sport organization and its sponsors
title_full A conceptual framework towards understanding the relationship between a sport organization and its sponsors
title_fullStr A conceptual framework towards understanding the relationship between a sport organization and its sponsors
title_full_unstemmed A conceptual framework towards understanding the relationship between a sport organization and its sponsors
title_sort A conceptual framework towards understanding the relationship between a sport organization and its sponsors
author Fleury, Fernando A.
author_facet Fleury, Fernando A.
Marques, Rui David
author_role author
author2 Marques, Rui David
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fleury, Fernando A.
Marques, Rui David
description A parceria de patrocínio entre patrocinador e patrocinado, quando analisado o relacionamento business-to-business (B2B), foi pouco investigada. Entretanto, existem muitas pesquisas em outras áreas, o que proporciona pontos de vista muito bons para o assunto. A qualidade dessa parceria B2B é importante para criar, melhorar e manter a parceria, e é crítica para entender as correlações que acontecem nesse relacionamento. Portanto, é proposto um framework conceitual sobre a qualidade do relacionamento patrocinador-patrocinado no esporte, focando nas interações dinâmicas da parceria. Esse framework tenta mostrar a importância do relacionamento de marketing no contexto esportivo, mais especificamente quando se trata do patrocínio. Primeiro, é especificado no que consiste o relacionamento de marketing. Depois, é feita uma revisão sobre patrocínios e seus objetivos. Finalmente, argumenta-se como essas interações ocorrem no relacionamento dessa parceria e qual o papel de cada uma. DOI: 10.5020/2318-0722.2014.v20n2p584
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/3659
url https://ojs.unifor.br/rca/article/view/3659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/3659/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas; v. 20 n. 2 (2014)
2318-0722
reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
collection Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br
_version_ 1788165807588507648