Construção de escala para mensuração de imagem corporativa: o caso de instituição privada de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Costa Vieira, Paulo Roberto
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Calderano de Angeli, Angelo Roberto, de Sá Brito e Freitas, Jorge Augusto, Magalhães da Silva, Antônio Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/3383
Resumo: A imagem corporativa funciona como interface entre a realidade exterior e o indivíduo, permitindo-lhe abstrair e simplificar conteúdos complexos sobre a organização, com a finalidade de permitir que a mente só pondere os significados julgados relevantes. É dentro de uma teia de significados intrinsecamente inter-relacionados que a firma deverá atuar para fortalecer a sua imagem, pois não tem a faculdade, no ambiente extremamente competitivo em que está inserida, de ignorá-la. Tendo em conta a relevância da imagem corporativa, é de fundamental importância que se saiba como mensurá-la. O presente estudo tem como objetivo precípuo desenvolver escala para medição de imagem corporativa de instituição privada de ensino superior. Para tanto, realizou-se pesquisa de survey com amostra de conveniência, a qual foi constituída por 230 respondentes. O instrumento de coleta de dados foi o questionário estruturado e autoadministrado. Para tratamento dos dados, empregou-se a análise fatorial confirmatória, com auxílio da modelagem de equações estruturais. Os resultados evidenciaram a solidez da escala proposta, acompanhados de inúmeros insights sugestivos de ações estratégicas. DOI: 10.5020/2318-0722.2013.v19n2p636
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