Imagem corporativa de instituições bancárias: uma proposta de escala para sua mensuração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hékis, Hélio Roberto
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Vasconcelos, Claudio Ruy Portela de, Paulino, Raissa Dalia, Martins, Silvana Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29826
Resumo: A imagem funciona como elemento de mediação simbólica entre a organização e seus stakeholders, tendo sua influência reconhecida como fator de avaliação global, notadamente quando a distinção baseada em atributos concretos de diferentes ofertas se torna particularmente difícil de ser elaborada por esses grupos com os quais a organização interage. Neste sentido, este estudo tem como objetivo a elaboração de uma escala para medir a imagem corporativa de uma agência do Banco do Brasil S.A. A pesquisa se caracteriza como quantitativa. Para alcance dos objetivos estipulados foram definidos os seguintes procedimentos metodológicos: (i) análise exploratória de dados, por meio de estatística descritiva e análise fatorial exploratória, para identificar as variáveis latentes do modelo; e, (ii) análise da fiabilidade da escala (Alfa de Cronbach). Como resutados, foi possível perceber o relevante impacto que a dimensão “segurança” causa na determinação da imagem bancária da Agência Esperança, do Banco do Brasil S.A. Como conclusões, verificou-se que a escala de imagem corporativa bancária é revelada a partir de um conjunto de associações: 20 (vinte) variáveis agrupadas em cinco dimensões (segurança, contato pessoal, serviços oferecidos, identidade e política de financiamento)
id UFRN_141241dcdf67bebd83294d727b496d0d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29826
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Hékis, Hélio RobertoVasconcelos, Claudio Ruy Portela dePaulino, Raissa DaliaMartins, Silvana Dias2020-08-14T18:36:59Z2020-08-14T18:36:59Z2014HÉKIS, H. R.; VASCONCELOS, C. R. P.; PAULINO, R. D.; MARTINS, S. D.. Imagem corporativa de instituições bancárias: uma proposta de escala para sua mensuração. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, p. 19-35, 2014. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=remark&page=article&op=view&path[]=12053. Acesso em: 12 ago. 2020. https://doi.org/10.5585/remark.v13i5.25172177-5184https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2982610.5585/remark.v13i5.2517A imagem funciona como elemento de mediação simbólica entre a organização e seus stakeholders, tendo sua influência reconhecida como fator de avaliação global, notadamente quando a distinção baseada em atributos concretos de diferentes ofertas se torna particularmente difícil de ser elaborada por esses grupos com os quais a organização interage. Neste sentido, este estudo tem como objetivo a elaboração de uma escala para medir a imagem corporativa de uma agência do Banco do Brasil S.A. A pesquisa se caracteriza como quantitativa. Para alcance dos objetivos estipulados foram definidos os seguintes procedimentos metodológicos: (i) análise exploratória de dados, por meio de estatística descritiva e análise fatorial exploratória, para identificar as variáveis latentes do modelo; e, (ii) análise da fiabilidade da escala (Alfa de Cronbach). Como resutados, foi possível perceber o relevante impacto que a dimensão “segurança” causa na determinação da imagem bancária da Agência Esperança, do Banco do Brasil S.A. Como conclusões, verificou-se que a escala de imagem corporativa bancária é revelada a partir de um conjunto de associações: 20 (vinte) variáveis agrupadas em cinco dimensões (segurança, contato pessoal, serviços oferecidos, identidade e política de financiamento)The image works like element of symbolic mediation between the organization and its stakeholders, having recognized its influence as a factor in overall evaluation, notably when the distinction based on specific attributes of different offerings becomes particularly difficult to be prepared for these audiences. Thus, this study has the objective to develop a scale to measure the corporate image of an agency of Banco do Brasil S.A. The research is characterized as quantitative. For achievement of goals stipulated were set the following methodological procedures: (i) exploratory data analysis through descriptive statistics and exploratory factor analysis, to identify the underlying variables of the model; (ii) analysis of the reliability of the scale (Cronbach's alpha). As results, it was possible to realize the important impact that the dimension “security” in the determination of the Agency's Bank image, of Banco do Brasil S.A. As conclusions, it was emerged that the Bank's corporate image is revealed from a set of bindings: 20 (twenty) variables grouped into five dimensions (safety, personal contact, services offered, identity and funding policy)Universidade Nove de Julho – UNINOVEAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAnálise Fatorial ExploratóriaImagem CorporativaInstituições FinanceirasElaboração de EscalasImagem corporativa de instituições bancárias: uma proposta de escala para sua mensuraçãoCorporate image of banking institutions: a proposal for your measurement scaleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALImagemCorporativaInstituições_Hekis_2014.pdfImagemCorporativaInstituições_Hekis_2014.pdfapplication/pdf624981https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29826/1/ImagemCorporativaInstitui%c3%a7%c3%b5es_Hekis_2014.pdf233f55f1996fdc01b4eaaeeab92e70c0MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81037https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29826/2/license_rdf996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5eMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29826/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53TEXTImagemCorporativaInstituições_Hekis_2014.pdf.txtImagemCorporativaInstituições_Hekis_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain71889https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29826/4/ImagemCorporativaInstitui%c3%a7%c3%b5es_Hekis_2014.pdf.txt4cc5e47f2d764cbbb364fcc8e7fcbb11MD54THUMBNAILImagemCorporativaInstituições_Hekis_2014.pdf.jpgImagemCorporativaInstituições_Hekis_2014.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1687https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29826/5/ImagemCorporativaInstitui%c3%a7%c3%b5es_Hekis_2014.pdf.jpgc1fae15d12a2cf4fc9f32959362f8bafMD55123456789/298262020-10-09 10:34:23.066oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-10-09T13:34:23Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Imagem corporativa de instituições bancárias: uma proposta de escala para sua mensuração
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Corporate image of banking institutions: a proposal for your measurement scale
title Imagem corporativa de instituições bancárias: uma proposta de escala para sua mensuração
spellingShingle Imagem corporativa de instituições bancárias: uma proposta de escala para sua mensuração
Hékis, Hélio Roberto
Análise Fatorial Exploratória
Imagem Corporativa
Instituições Financeiras
Elaboração de Escalas
title_short Imagem corporativa de instituições bancárias: uma proposta de escala para sua mensuração
title_full Imagem corporativa de instituições bancárias: uma proposta de escala para sua mensuração
title_fullStr Imagem corporativa de instituições bancárias: uma proposta de escala para sua mensuração
title_full_unstemmed Imagem corporativa de instituições bancárias: uma proposta de escala para sua mensuração
title_sort Imagem corporativa de instituições bancárias: uma proposta de escala para sua mensuração
author Hékis, Hélio Roberto
author_facet Hékis, Hélio Roberto
Vasconcelos, Claudio Ruy Portela de
Paulino, Raissa Dalia
Martins, Silvana Dias
author_role author
author2 Vasconcelos, Claudio Ruy Portela de
Paulino, Raissa Dalia
Martins, Silvana Dias
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hékis, Hélio Roberto
Vasconcelos, Claudio Ruy Portela de
Paulino, Raissa Dalia
Martins, Silvana Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Análise Fatorial Exploratória
Imagem Corporativa
Instituições Financeiras
Elaboração de Escalas
topic Análise Fatorial Exploratória
Imagem Corporativa
Instituições Financeiras
Elaboração de Escalas
description A imagem funciona como elemento de mediação simbólica entre a organização e seus stakeholders, tendo sua influência reconhecida como fator de avaliação global, notadamente quando a distinção baseada em atributos concretos de diferentes ofertas se torna particularmente difícil de ser elaborada por esses grupos com os quais a organização interage. Neste sentido, este estudo tem como objetivo a elaboração de uma escala para medir a imagem corporativa de uma agência do Banco do Brasil S.A. A pesquisa se caracteriza como quantitativa. Para alcance dos objetivos estipulados foram definidos os seguintes procedimentos metodológicos: (i) análise exploratória de dados, por meio de estatística descritiva e análise fatorial exploratória, para identificar as variáveis latentes do modelo; e, (ii) análise da fiabilidade da escala (Alfa de Cronbach). Como resutados, foi possível perceber o relevante impacto que a dimensão “segurança” causa na determinação da imagem bancária da Agência Esperança, do Banco do Brasil S.A. Como conclusões, verificou-se que a escala de imagem corporativa bancária é revelada a partir de um conjunto de associações: 20 (vinte) variáveis agrupadas em cinco dimensões (segurança, contato pessoal, serviços oferecidos, identidade e política de financiamento)
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-14T18:36:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-14T18:36:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv HÉKIS, H. R.; VASCONCELOS, C. R. P.; PAULINO, R. D.; MARTINS, S. D.. Imagem corporativa de instituições bancárias: uma proposta de escala para sua mensuração. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, p. 19-35, 2014. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=remark&page=article&op=view&path[]=12053. Acesso em: 12 ago. 2020. https://doi.org/10.5585/remark.v13i5.2517
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29826
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2177-5184
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5585/remark.v13i5.2517
identifier_str_mv HÉKIS, H. R.; VASCONCELOS, C. R. P.; PAULINO, R. D.; MARTINS, S. D.. Imagem corporativa de instituições bancárias: uma proposta de escala para sua mensuração. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, p. 19-35, 2014. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=remark&page=article&op=view&path[]=12053. Acesso em: 12 ago. 2020. https://doi.org/10.5585/remark.v13i5.2517
2177-5184
10.5585/remark.v13i5.2517
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho – UNINOVE
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho – UNINOVE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29826/1/ImagemCorporativaInstitui%c3%a7%c3%b5es_Hekis_2014.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29826/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29826/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29826/4/ImagemCorporativaInstitui%c3%a7%c3%b5es_Hekis_2014.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29826/5/ImagemCorporativaInstitui%c3%a7%c3%b5es_Hekis_2014.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 233f55f1996fdc01b4eaaeeab92e70c0
996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
4cc5e47f2d764cbbb364fcc8e7fcbb11
c1fae15d12a2cf4fc9f32959362f8baf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117510998261760