Avaliação do clima organizacional de suporte à criatividade e inovação em programas de pós-graduação stricto sensu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Comes, Monique Brandão
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cavalcante, Fernando Victor, Toda, Favio Akiyoshi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/8341
Resumo: De acordo com a avaliação provisória do último quadriênio (2013-2016), apenas 4,17% dos programas de pós-graduação stricto sensu são avaliados com a nota máxima pela Capes. O estudo objetivou avaliar a diferença do clima de suporte à criatividade e inovação entre dois programas de pós-graduação e executar uma análise qualitativa dos fatores que caracterizam e distinguem os diferentes tipos de climas entre eles. Ambos programas selecionados de uma Instituição de Ciência e Tecnologia em Saúde que ministram cursos de mestrado e doutorado, o primeiro com nota 7 (sete) em seus cursos e o segundo com nota 3 (três) em seu curso de mestrado e nota 2 (dois) no curso de doutorado. Os sujeitos foram selecionados intencionalmente e a coleta de dados ocorreu mediante realização de entrevistas com aplicação da Escala Siegel como roteiro para avaliar o clima orientado para criatividade e inovação e o nível de apoio em cada programa. Em sequência, foram dispostas as Fichas de Avaliação dos Programas provisórias do último quadriênio (2013-2016), que permitiram a triangulação dos dados obtidos. Foi possível evidenciar que o clima orientado para criatividade e inovação contribui para explicar a nota de avaliação da Capes. Mediante os resultados apresentados, a pesquisa se apresentou relevante e útil para auxiliar o processo de tomada de decisão dentro dos programas de pós-graduação stricto sensu.
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