Vantagens obtidas pelas empresas brasileiras nos negócios internacionais com a adoção dos conceitos e das práticas de responsabilidade social corporativa - o caso das empresas baianas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marcelle Colares
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Martinez, Antônio Lopo, Pinho, Lorena Andrade, Jesus, Tânia Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/204
Resumo: As organizações na busca de oportunidades de negócios, têm procurado criar um diferencial que melhore sua imagem e contribua para o benefício da sociedade. A Responsabilidade Social Corporativa vem cada vez mais sendo discutida e acredita-se que as empresas que adotam seus conceitos e práticas têm tido vantagens em relação às outras no mercado nacional e internacional. Neste trabalho, procurou-se responder aos seguintes questionamentos: Quais as vantagens obtidas pelas empresas brasileiras nos negócios internacionais, quando adotam os conceitos e as práticas de Responsabilidade Social Corporativa? Quais empresas baianas adotam as práticas de responsabilidade social e, dentre elas, quais estão inseridas no mercado internacional? O trabalho trata-se de um estudo exploratório, em que se realizou pesquisa bibliográfica e documental, para trazer uma melhor compreensão sobre o assunto. Concluiu-se que as empresas baianas que se utilizam dessas práticas, estão melhor posicionadas no mercado competitivo e têm vantagens na realização dos negócios internacionais.
id UNIFOR-2_80bed3a18dafbd39aa572bd7d93f18e9
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/204
network_acronym_str UNIFOR-2
network_name_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Vantagens obtidas pelas empresas brasileiras nos negócios internacionais com a adoção dos conceitos e das práticas de responsabilidade social corporativa - o caso das empresas baianasAs organizações na busca de oportunidades de negócios, têm procurado criar um diferencial que melhore sua imagem e contribua para o benefício da sociedade. A Responsabilidade Social Corporativa vem cada vez mais sendo discutida e acredita-se que as empresas que adotam seus conceitos e práticas têm tido vantagens em relação às outras no mercado nacional e internacional. Neste trabalho, procurou-se responder aos seguintes questionamentos: Quais as vantagens obtidas pelas empresas brasileiras nos negócios internacionais, quando adotam os conceitos e as práticas de Responsabilidade Social Corporativa? Quais empresas baianas adotam as práticas de responsabilidade social e, dentre elas, quais estão inseridas no mercado internacional? O trabalho trata-se de um estudo exploratório, em que se realizou pesquisa bibliográfica e documental, para trazer uma melhor compreensão sobre o assunto. Concluiu-se que as empresas baianas que se utilizam dessas práticas, estão melhor posicionadas no mercado competitivo e têm vantagens na realização dos negócios internacionais.Universidade de Fortaleza2009-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/20410.5020/2318-0722.9.1.%pRevista Ciências Administrativas; v. 9 n. 1 (2003)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/204/pdfOliveira, Marcelle ColaresMartinez, Antônio LopoPinho, Lorena AndradeJesus, Tânia Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-18T20:14:50Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/204Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2016-10-18T20:14:50Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Vantagens obtidas pelas empresas brasileiras nos negócios internacionais com a adoção dos conceitos e das práticas de responsabilidade social corporativa - o caso das empresas baianas
title Vantagens obtidas pelas empresas brasileiras nos negócios internacionais com a adoção dos conceitos e das práticas de responsabilidade social corporativa - o caso das empresas baianas
spellingShingle Vantagens obtidas pelas empresas brasileiras nos negócios internacionais com a adoção dos conceitos e das práticas de responsabilidade social corporativa - o caso das empresas baianas
Oliveira, Marcelle Colares
title_short Vantagens obtidas pelas empresas brasileiras nos negócios internacionais com a adoção dos conceitos e das práticas de responsabilidade social corporativa - o caso das empresas baianas
title_full Vantagens obtidas pelas empresas brasileiras nos negócios internacionais com a adoção dos conceitos e das práticas de responsabilidade social corporativa - o caso das empresas baianas
title_fullStr Vantagens obtidas pelas empresas brasileiras nos negócios internacionais com a adoção dos conceitos e das práticas de responsabilidade social corporativa - o caso das empresas baianas
title_full_unstemmed Vantagens obtidas pelas empresas brasileiras nos negócios internacionais com a adoção dos conceitos e das práticas de responsabilidade social corporativa - o caso das empresas baianas
title_sort Vantagens obtidas pelas empresas brasileiras nos negócios internacionais com a adoção dos conceitos e das práticas de responsabilidade social corporativa - o caso das empresas baianas
author Oliveira, Marcelle Colares
author_facet Oliveira, Marcelle Colares
Martinez, Antônio Lopo
Pinho, Lorena Andrade
Jesus, Tânia Ferreira
author_role author
author2 Martinez, Antônio Lopo
Pinho, Lorena Andrade
Jesus, Tânia Ferreira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marcelle Colares
Martinez, Antônio Lopo
Pinho, Lorena Andrade
Jesus, Tânia Ferreira
description As organizações na busca de oportunidades de negócios, têm procurado criar um diferencial que melhore sua imagem e contribua para o benefício da sociedade. A Responsabilidade Social Corporativa vem cada vez mais sendo discutida e acredita-se que as empresas que adotam seus conceitos e práticas têm tido vantagens em relação às outras no mercado nacional e internacional. Neste trabalho, procurou-se responder aos seguintes questionamentos: Quais as vantagens obtidas pelas empresas brasileiras nos negócios internacionais, quando adotam os conceitos e as práticas de Responsabilidade Social Corporativa? Quais empresas baianas adotam as práticas de responsabilidade social e, dentre elas, quais estão inseridas no mercado internacional? O trabalho trata-se de um estudo exploratório, em que se realizou pesquisa bibliográfica e documental, para trazer uma melhor compreensão sobre o assunto. Concluiu-se que as empresas baianas que se utilizam dessas práticas, estão melhor posicionadas no mercado competitivo e têm vantagens na realização dos negócios internacionais.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/204
10.5020/2318-0722.9.1.%p
url https://ojs.unifor.br/rca/article/view/204
identifier_str_mv 10.5020/2318-0722.9.1.%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/204/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas; v. 9 n. 1 (2003)
2318-0722
reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
collection Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br
_version_ 1788165806006206464