Justiça Organizacional: Análise Empírica da Percepção de Bancários do Setor Público e Privado
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e10237 |
Resumo: | O propósito deste estudo foi analisar a percepção de justiça organizacional segundo os colaboradores que atuam em bancos públicos e privados de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Para alcançar esse objetivo, participaram da pesquisa 339 trabalhadores das organizações do setor bancário público e privado dessa cidade. O método de pesquisa adotado foi quantitativo, utilizando-se como instrumento de pesquisa o questionário estruturado validado de Mendonça, Pereira, Tamayo e Paz (2003), denominado Escala de Percepção de Justiça Organizacional. Os resultados deste estudo demonstraram que há maior percepção de justiça em bancos privados. Por outro lado, foi identificado que, em ambos os setores, houve maior percepção de justiça na dimensão interacional. Dessa forma, sugere-se uma maior preocupação dos gestores em relação às práticas organizacionais, a fim de obter melhoria na percepção de justiça dos colaboradores e evitar problemas futuros decorrentes dessa constatação. |
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O propósito deste estudo foi analisar a percepção de justiça organizacional segundo os colaboradores que atuam em bancos públicos e privados de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Para alcançar esse objetivo, participaram da pesquisa 339 trabalhadores das organizações do setor bancário público e privado dessa cidade. O método de pesquisa adotado foi quantitativo, utilizando-se como instrumento de pesquisa o questionário estruturado validado de Mendonça, Pereira, Tamayo e Paz (2003), denominado Escala de Percepção de Justiça Organizacional. Os resultados deste estudo demonstraram que há maior percepção de justiça em bancos privados. Por outro lado, foi identificado que, em ambos os setores, houve maior percepção de justiça na dimensão interacional. Dessa forma, sugere-se uma maior preocupação dos gestores em relação às práticas organizacionais, a fim de obter melhoria na percepção de justiça dos colaboradores e evitar problemas futuros decorrentes dessa constatação. |
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