A economia criativa sob a ótica das redes sociais dos produtores culturais de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reyes Junior, Edgar
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dias, Fagner, Gomes, Renata
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/7191
Resumo: Na Análise de Redes Sociais (ARS) podemos mapear e analisar conexões entre atores em um coletivo. Essas conexões, aqui vistas como as relações interpessoais, podem ser fruto de relações profissionais ou vice e versa. Por isso, este estudo objetiva o mapeamento e análise das interações sociais na produção cultural do Distrito Federal (DF). Para tal foram consideradas as teorias sobre economia criativa, o setor criativo no Brasil, as funções do produtor cultural e a teoria de redes sociais. Metodologicamente, esse estudo é exploratório-descritivo, de cunho quali-quantitativo. O instrumento de coleta de dados foi entrevista com 29 questões abertas e 19 fechadas, aplicado a 40 produtores culturais do DF por meio do método bola de neve. Como resultados, destaca-se que foi traçado o perfil sociodemográfico dos produtores, desempenho de suas empresas e identificação das características dos atores centrais da rede. A partir dessa base, observou-se a formação de uma rede com 534 atores, em que os produtores culturais do DF se ligam a uma rede sólida permeada por outros profissionais atuantes na cadeia produtiva da cultura, com diferentes subgrupos de interesse.
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