A economia criativa sob a ótica das redes sociais dos produtores culturais de Brasília
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/rca/article/view/7191 |
Resumo: | Na Análise de Redes Sociais (ARS) podemos mapear e analisar conexões entre atores em um coletivo. Essas conexões, aqui vistas como as relações interpessoais, podem ser fruto de relações profissionais ou vice e versa. Por isso, este estudo objetiva o mapeamento e análise das interações sociais na produção cultural do Distrito Federal (DF). Para tal foram consideradas as teorias sobre economia criativa, o setor criativo no Brasil, as funções do produtor cultural e a teoria de redes sociais. Metodologicamente, esse estudo é exploratório-descritivo, de cunho quali-quantitativo. O instrumento de coleta de dados foi entrevista com 29 questões abertas e 19 fechadas, aplicado a 40 produtores culturais do DF por meio do método bola de neve. Como resultados, destaca-se que foi traçado o perfil sociodemográfico dos produtores, desempenho de suas empresas e identificação das características dos atores centrais da rede. A partir dessa base, observou-se a formação de uma rede com 534 atores, em que os produtores culturais do DF se ligam a uma rede sólida permeada por outros profissionais atuantes na cadeia produtiva da cultura, com diferentes subgrupos de interesse. |
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A economia criativa sob a ótica das redes sociais dos produtores culturais de BrasíliaNa Análise de Redes Sociais (ARS) podemos mapear e analisar conexões entre atores em um coletivo. Essas conexões, aqui vistas como as relações interpessoais, podem ser fruto de relações profissionais ou vice e versa. Por isso, este estudo objetiva o mapeamento e análise das interações sociais na produção cultural do Distrito Federal (DF). Para tal foram consideradas as teorias sobre economia criativa, o setor criativo no Brasil, as funções do produtor cultural e a teoria de redes sociais. Metodologicamente, esse estudo é exploratório-descritivo, de cunho quali-quantitativo. O instrumento de coleta de dados foi entrevista com 29 questões abertas e 19 fechadas, aplicado a 40 produtores culturais do DF por meio do método bola de neve. Como resultados, destaca-se que foi traçado o perfil sociodemográfico dos produtores, desempenho de suas empresas e identificação das características dos atores centrais da rede. A partir dessa base, observou-se a formação de uma rede com 534 atores, em que os produtores culturais do DF se ligam a uma rede sólida permeada por outros profissionais atuantes na cadeia produtiva da cultura, com diferentes subgrupos de interesse.Universidade de Fortaleza2019-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/719110.5020/2318-0722.2018.7191Revista Ciências Administrativas; v. 24 n. 3 (2018)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/7191/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciencesinfo:eu-repo/semantics/openAccessReyes Junior, EdgarDias, FagnerGomes, Renata2020-04-02T17:51:43Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/7191Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2020-04-02T17:51:43Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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