Inovação aberta: uma vantagem competitiva para pequenas e médias empresas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
DOI: | 10.5020/2318-0722.2019.7507 |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/rca/article/view/7507 |
Resumo: | A dinâmica do mercado e a competição entre as empresas fazem com que estas desenvolvam ações e adotem estratégias para manterem uma posição almejada no mercado. Esta pesquisa teve por objetivo identificar como a inovação aberta foi relacionada à vantagem competitiva para as pequenas e médias empresas nos estudos existentes, como, também, prover uma agenda para futuras pesquisas. Assim, através de um levantamento teórico bibliográfico em jornal internacionais e revistas relevantes para esta área do conhecimento foram apresentados os seguintes tópicos: vantagem competitiva nas organizações; pequenas e médias empresas no ambiente dos negócios; inovação aberta; e a inovação aberta: uma vantagem competitiva para pequenas e médias empresas. Nessa perspectiva, percebe-se existir um novo modelo de competição nas pequenas e médias empresas, além de trazer benefícios e vantagens excepcionais para a gestão, dentre eles destacam-se a uma grande variedade de ideias e conhecimento gerado, descoberta de soluções radicais, legitimidade no ambiente externo, além do mais, os parceiros externos podem ser mais bem equipados para fins de comercializar invenções para interesses mútuos, além do aproveitamento de complementos de terceiros, acesso a recursos e conhecimentos. Outros benefícios são a perspectiva de custos mais baixos na inovação, as empresas têm chances de reduzir os riscos com as outras empresas, explorar os recursos de outras empresas fazem com que essas reduzem o risco de entrada no mercado e o tempo de desenvolvimento de um novo produto. |
id |
UNIFOR-2_a373e3cb381e9d9182b05d576daef72b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ojs.unifor.br:article/7507 |
network_acronym_str |
UNIFOR-2 |
network_name_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
spelling |
Inovação aberta: uma vantagem competitiva para pequenas e médias empresasEstratégias competitivasA dinâmica do mercado e a competição entre as empresas fazem com que estas desenvolvam ações e adotem estratégias para manterem uma posição almejada no mercado. Esta pesquisa teve por objetivo identificar como a inovação aberta foi relacionada à vantagem competitiva para as pequenas e médias empresas nos estudos existentes, como, também, prover uma agenda para futuras pesquisas. Assim, através de um levantamento teórico bibliográfico em jornal internacionais e revistas relevantes para esta área do conhecimento foram apresentados os seguintes tópicos: vantagem competitiva nas organizações; pequenas e médias empresas no ambiente dos negócios; inovação aberta; e a inovação aberta: uma vantagem competitiva para pequenas e médias empresas. Nessa perspectiva, percebe-se existir um novo modelo de competição nas pequenas e médias empresas, além de trazer benefícios e vantagens excepcionais para a gestão, dentre eles destacam-se a uma grande variedade de ideias e conhecimento gerado, descoberta de soluções radicais, legitimidade no ambiente externo, além do mais, os parceiros externos podem ser mais bem equipados para fins de comercializar invenções para interesses mútuos, além do aproveitamento de complementos de terceiros, acesso a recursos e conhecimentos. Outros benefícios são a perspectiva de custos mais baixos na inovação, as empresas têm chances de reduzir os riscos com as outras empresas, explorar os recursos de outras empresas fazem com que essas reduzem o risco de entrada no mercado e o tempo de desenvolvimento de um novo produto.Universidade de Fortaleza2019-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/750710.5020/2318-0722.2019.7507Journal of Administrative Sciences; Vol. 25 No. 3 (2019) Revista de Ciencias Administrativas; Vol. 25 Núm. 3 (2019)Revista Ciências Administrativas; v. 25 n. 3 (2019)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/7507/pdfCopyright (c) 2019 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciencesinfo:eu-repo/semantics/openAccessBaggio, DanielaGavronski, IuriDe Lima, Vinicius Zanchet2020-12-18T11:57:30Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/7507Revistahttps://ojs.unifor.br/rca/PUBhttps://ojs.unifor.br/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2020-12-18T11:57:30Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovação aberta: uma vantagem competitiva para pequenas e médias empresas |
title |
Inovação aberta: uma vantagem competitiva para pequenas e médias empresas |
spellingShingle |
Inovação aberta: uma vantagem competitiva para pequenas e médias empresas Inovação aberta: uma vantagem competitiva para pequenas e médias empresas Baggio, Daniela Estratégias competitivas Baggio, Daniela Estratégias competitivas |
title_short |
Inovação aberta: uma vantagem competitiva para pequenas e médias empresas |
title_full |
Inovação aberta: uma vantagem competitiva para pequenas e médias empresas |
title_fullStr |
Inovação aberta: uma vantagem competitiva para pequenas e médias empresas Inovação aberta: uma vantagem competitiva para pequenas e médias empresas |
title_full_unstemmed |
Inovação aberta: uma vantagem competitiva para pequenas e médias empresas Inovação aberta: uma vantagem competitiva para pequenas e médias empresas |
title_sort |
Inovação aberta: uma vantagem competitiva para pequenas e médias empresas |
author |
Baggio, Daniela |
author_facet |
Baggio, Daniela Baggio, Daniela Gavronski, Iuri De Lima, Vinicius Zanchet Gavronski, Iuri De Lima, Vinicius Zanchet |
author_role |
author |
author2 |
Gavronski, Iuri De Lima, Vinicius Zanchet |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baggio, Daniela Gavronski, Iuri De Lima, Vinicius Zanchet |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias competitivas |
topic |
Estratégias competitivas |
description |
A dinâmica do mercado e a competição entre as empresas fazem com que estas desenvolvam ações e adotem estratégias para manterem uma posição almejada no mercado. Esta pesquisa teve por objetivo identificar como a inovação aberta foi relacionada à vantagem competitiva para as pequenas e médias empresas nos estudos existentes, como, também, prover uma agenda para futuras pesquisas. Assim, através de um levantamento teórico bibliográfico em jornal internacionais e revistas relevantes para esta área do conhecimento foram apresentados os seguintes tópicos: vantagem competitiva nas organizações; pequenas e médias empresas no ambiente dos negócios; inovação aberta; e a inovação aberta: uma vantagem competitiva para pequenas e médias empresas. Nessa perspectiva, percebe-se existir um novo modelo de competição nas pequenas e médias empresas, além de trazer benefícios e vantagens excepcionais para a gestão, dentre eles destacam-se a uma grande variedade de ideias e conhecimento gerado, descoberta de soluções radicais, legitimidade no ambiente externo, além do mais, os parceiros externos podem ser mais bem equipados para fins de comercializar invenções para interesses mútuos, além do aproveitamento de complementos de terceiros, acesso a recursos e conhecimentos. Outros benefícios são a perspectiva de custos mais baixos na inovação, as empresas têm chances de reduzir os riscos com as outras empresas, explorar os recursos de outras empresas fazem com que essas reduzem o risco de entrada no mercado e o tempo de desenvolvimento de um novo produto. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/7507 10.5020/2318-0722.2019.7507 |
url |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/7507 |
identifier_str_mv |
10.5020/2318-0722.2019.7507 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/7507/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Administrative Sciences; Vol. 25 No. 3 (2019) Revista de Ciencias Administrativas; Vol. 25 Núm. 3 (2019) Revista Ciências Administrativas; v. 25 n. 3 (2019) 2318-0722 reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
collection |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br |
_version_ |
1822183167296012288 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5020/2318-0722.2019.7507 |