Inovação aberta: uma vantagem competitiva para pequenas e médias empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baggio, Daniela
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gavronski, Iuri, De Lima, Vinicius Zanchet
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
DOI: 10.5020/2318-0722.2019.7507
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/7507
Resumo: A dinâmica do mercado e a competição entre as empresas fazem com que estas desenvolvam ações e adotem estratégias para manterem uma posição almejada no mercado. Esta pesquisa teve por objetivo identificar como a inovação aberta foi relacionada à vantagem competitiva para as pequenas e médias empresas nos estudos existentes, como, também, prover uma agenda para futuras pesquisas. Assim, através de um levantamento teórico bibliográfico em jornal internacionais e revistas relevantes para esta área do conhecimento foram apresentados os seguintes tópicos: vantagem competitiva nas organizações; pequenas e médias empresas no ambiente dos negócios; inovação aberta; e a inovação aberta: uma vantagem competitiva para pequenas e médias empresas. Nessa perspectiva, percebe-se existir um novo modelo de competição nas pequenas e médias empresas, além de trazer benefícios e vantagens excepcionais para a gestão, dentre eles destacam-se a uma grande variedade de ideias e conhecimento gerado, descoberta de soluções radicais, legitimidade no ambiente externo, além do mais, os parceiros externos podem ser mais bem equipados para fins de comercializar invenções para interesses mútuos, além do aproveitamento de complementos de terceiros, acesso a recursos e conhecimentos. Outros benefícios são a perspectiva de custos mais baixos na inovação, as empresas têm chances de reduzir os riscos com as outras empresas, explorar os recursos de outras empresas fazem com que essas reduzem o risco de entrada no mercado e o tempo de desenvolvimento de um novo produto.
id UNIFOR-2_a373e3cb381e9d9182b05d576daef72b
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/7507
network_acronym_str UNIFOR-2
network_name_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
spelling Inovação aberta: uma vantagem competitiva para pequenas e médias empresasEstratégias competitivasA dinâmica do mercado e a competição entre as empresas fazem com que estas desenvolvam ações e adotem estratégias para manterem uma posição almejada no mercado. Esta pesquisa teve por objetivo identificar como a inovação aberta foi relacionada à vantagem competitiva para as pequenas e médias empresas nos estudos existentes, como, também, prover uma agenda para futuras pesquisas. Assim, através de um levantamento teórico bibliográfico em jornal internacionais e revistas relevantes para esta área do conhecimento foram apresentados os seguintes tópicos: vantagem competitiva nas organizações; pequenas e médias empresas no ambiente dos negócios; inovação aberta; e a inovação aberta: uma vantagem competitiva para pequenas e médias empresas. Nessa perspectiva, percebe-se existir um novo modelo de competição nas pequenas e médias empresas, além de trazer benefícios e vantagens excepcionais para a gestão, dentre eles destacam-se a uma grande variedade de ideias e conhecimento gerado, descoberta de soluções radicais, legitimidade no ambiente externo, além do mais, os parceiros externos podem ser mais bem equipados para fins de comercializar invenções para interesses mútuos, além do aproveitamento de complementos de terceiros, acesso a recursos e conhecimentos. Outros benefícios são a perspectiva de custos mais baixos na inovação, as empresas têm chances de reduzir os riscos com as outras empresas, explorar os recursos de outras empresas fazem com que essas reduzem o risco de entrada no mercado e o tempo de desenvolvimento de um novo produto.Universidade de Fortaleza2019-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/750710.5020/2318-0722.2019.7507Journal of Administrative Sciences; Vol. 25 No. 3 (2019) Revista de Ciencias Administrativas; Vol. 25 Núm. 3 (2019)Revista Ciências Administrativas; v. 25 n. 3 (2019)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/7507/pdfCopyright (c) 2019 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciencesinfo:eu-repo/semantics/openAccessBaggio, DanielaGavronski, IuriDe Lima, Vinicius Zanchet2020-12-18T11:57:30Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/7507Revistahttps://ojs.unifor.br/rca/PUBhttps://ojs.unifor.br/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2020-12-18T11:57:30Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovação aberta: uma vantagem competitiva para pequenas e médias empresas
title Inovação aberta: uma vantagem competitiva para pequenas e médias empresas
spellingShingle Inovação aberta: uma vantagem competitiva para pequenas e médias empresas
Inovação aberta: uma vantagem competitiva para pequenas e médias empresas
Baggio, Daniela
Estratégias competitivas
Baggio, Daniela
Estratégias competitivas
title_short Inovação aberta: uma vantagem competitiva para pequenas e médias empresas
title_full Inovação aberta: uma vantagem competitiva para pequenas e médias empresas
title_fullStr Inovação aberta: uma vantagem competitiva para pequenas e médias empresas
Inovação aberta: uma vantagem competitiva para pequenas e médias empresas
title_full_unstemmed Inovação aberta: uma vantagem competitiva para pequenas e médias empresas
Inovação aberta: uma vantagem competitiva para pequenas e médias empresas
title_sort Inovação aberta: uma vantagem competitiva para pequenas e médias empresas
author Baggio, Daniela
author_facet Baggio, Daniela
Baggio, Daniela
Gavronski, Iuri
De Lima, Vinicius Zanchet
Gavronski, Iuri
De Lima, Vinicius Zanchet
author_role author
author2 Gavronski, Iuri
De Lima, Vinicius Zanchet
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baggio, Daniela
Gavronski, Iuri
De Lima, Vinicius Zanchet
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias competitivas
topic Estratégias competitivas
description A dinâmica do mercado e a competição entre as empresas fazem com que estas desenvolvam ações e adotem estratégias para manterem uma posição almejada no mercado. Esta pesquisa teve por objetivo identificar como a inovação aberta foi relacionada à vantagem competitiva para as pequenas e médias empresas nos estudos existentes, como, também, prover uma agenda para futuras pesquisas. Assim, através de um levantamento teórico bibliográfico em jornal internacionais e revistas relevantes para esta área do conhecimento foram apresentados os seguintes tópicos: vantagem competitiva nas organizações; pequenas e médias empresas no ambiente dos negócios; inovação aberta; e a inovação aberta: uma vantagem competitiva para pequenas e médias empresas. Nessa perspectiva, percebe-se existir um novo modelo de competição nas pequenas e médias empresas, além de trazer benefícios e vantagens excepcionais para a gestão, dentre eles destacam-se a uma grande variedade de ideias e conhecimento gerado, descoberta de soluções radicais, legitimidade no ambiente externo, além do mais, os parceiros externos podem ser mais bem equipados para fins de comercializar invenções para interesses mútuos, além do aproveitamento de complementos de terceiros, acesso a recursos e conhecimentos. Outros benefícios são a perspectiva de custos mais baixos na inovação, as empresas têm chances de reduzir os riscos com as outras empresas, explorar os recursos de outras empresas fazem com que essas reduzem o risco de entrada no mercado e o tempo de desenvolvimento de um novo produto.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/7507
10.5020/2318-0722.2019.7507
url https://ojs.unifor.br/rca/article/view/7507
identifier_str_mv 10.5020/2318-0722.2019.7507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/7507/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Administrative Sciences; Vol. 25 No. 3 (2019)
Revista de Ciencias Administrativas; Vol. 25 Núm. 3 (2019)
Revista Ciências Administrativas; v. 25 n. 3 (2019)
2318-0722
reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
collection Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br
_version_ 1822183167296012288
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5020/2318-0722.2019.7507