O planejamento estratégico da Distribuidora JSB na cidade de Itapipoca - Ceará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/rca/article/view/1973 |
Resumo: | O desenvolvimento de uma empresa é o objetivo maior de um gestor. A existência dessa organização depende, dentre outros fatores, de uma das funções básicas para a administração: o planejamento. Diante de um cenário concorrido e de um mercado cada vez mais globalizado, a arte de planejar é imprescindível, embora nem sempre seja a mais utilizada. Para ilustrar a assertiva, foi realizado um estudo para a disciplina Elementos da Teoria Econômica, com o Professor Ricardo Vidal, pelos acadêmicos de Administração de Empresas Aline Colares, Ana Paula Rolim, Mary Núbia Borges e Ricardo Cesar Borges, da Universidade de Fortaleza, no biênio 2000/2001, objetivando apresentar o planejamento estratégico da empresa JSB – Comércio e Representações Ltda. como ferramenta para permanência no mercado. A empresa atua no mercado de distribuição de alimentos em todo o Estado. Após análise do setor de vendas, a distribuidora de produtos alimentícios percebeu que atua com deficiência no mercado da cidade de Itapipoca. Motivada pela descoberta, a JSB decidiu elaborar um planejamento estratégico para alcançar o mercado desejado e suprir as necessidades da população, não somente local, mas também da circunvizinhança. Palavras-Chave: Planejamento estratégico. Cenário econômico |
id |
UNIFOR-2_b2ef68fc2b34d0b521733900e18d5764 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ojs.unifor.br:article/1973 |
network_acronym_str |
UNIFOR-2 |
network_name_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O planejamento estratégico da Distribuidora JSB na cidade de Itapipoca - CearáO desenvolvimento de uma empresa é o objetivo maior de um gestor. A existência dessa organização depende, dentre outros fatores, de uma das funções básicas para a administração: o planejamento. Diante de um cenário concorrido e de um mercado cada vez mais globalizado, a arte de planejar é imprescindível, embora nem sempre seja a mais utilizada. Para ilustrar a assertiva, foi realizado um estudo para a disciplina Elementos da Teoria Econômica, com o Professor Ricardo Vidal, pelos acadêmicos de Administração de Empresas Aline Colares, Ana Paula Rolim, Mary Núbia Borges e Ricardo Cesar Borges, da Universidade de Fortaleza, no biênio 2000/2001, objetivando apresentar o planejamento estratégico da empresa JSB – Comércio e Representações Ltda. como ferramenta para permanência no mercado. A empresa atua no mercado de distribuição de alimentos em todo o Estado. Após análise do setor de vendas, a distribuidora de produtos alimentícios percebeu que atua com deficiência no mercado da cidade de Itapipoca. Motivada pela descoberta, a JSB decidiu elaborar um planejamento estratégico para alcançar o mercado desejado e suprir as necessidades da população, não somente local, mas também da circunvizinhança. Palavras-Chave: Planejamento estratégico. Cenário econômicoUniversidade de Fortaleza2010-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/197310.5020/2318-0722.8.1.%pRevista Ciências Administrativas; v. 8 n. 1 (2002)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORCésar de Oliveira Borges, Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-11-26T17:26:45Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/1973Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2010-11-26T17:26:45Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O planejamento estratégico da Distribuidora JSB na cidade de Itapipoca - Ceará |
title |
O planejamento estratégico da Distribuidora JSB na cidade de Itapipoca - Ceará |
spellingShingle |
O planejamento estratégico da Distribuidora JSB na cidade de Itapipoca - Ceará César de Oliveira Borges, Ricardo |
title_short |
O planejamento estratégico da Distribuidora JSB na cidade de Itapipoca - Ceará |
title_full |
O planejamento estratégico da Distribuidora JSB na cidade de Itapipoca - Ceará |
title_fullStr |
O planejamento estratégico da Distribuidora JSB na cidade de Itapipoca - Ceará |
title_full_unstemmed |
O planejamento estratégico da Distribuidora JSB na cidade de Itapipoca - Ceará |
title_sort |
O planejamento estratégico da Distribuidora JSB na cidade de Itapipoca - Ceará |
author |
César de Oliveira Borges, Ricardo |
author_facet |
César de Oliveira Borges, Ricardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
César de Oliveira Borges, Ricardo |
description |
O desenvolvimento de uma empresa é o objetivo maior de um gestor. A existência dessa organização depende, dentre outros fatores, de uma das funções básicas para a administração: o planejamento. Diante de um cenário concorrido e de um mercado cada vez mais globalizado, a arte de planejar é imprescindível, embora nem sempre seja a mais utilizada. Para ilustrar a assertiva, foi realizado um estudo para a disciplina Elementos da Teoria Econômica, com o Professor Ricardo Vidal, pelos acadêmicos de Administração de Empresas Aline Colares, Ana Paula Rolim, Mary Núbia Borges e Ricardo Cesar Borges, da Universidade de Fortaleza, no biênio 2000/2001, objetivando apresentar o planejamento estratégico da empresa JSB – Comércio e Representações Ltda. como ferramenta para permanência no mercado. A empresa atua no mercado de distribuição de alimentos em todo o Estado. Após análise do setor de vendas, a distribuidora de produtos alimentícios percebeu que atua com deficiência no mercado da cidade de Itapipoca. Motivada pela descoberta, a JSB decidiu elaborar um planejamento estratégico para alcançar o mercado desejado e suprir as necessidades da população, não somente local, mas também da circunvizinhança. Palavras-Chave: Planejamento estratégico. Cenário econômico |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/1973 10.5020/2318-0722.8.1.%p |
url |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/1973 |
identifier_str_mv |
10.5020/2318-0722.8.1.%p |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ciências Administrativas; v. 8 n. 1 (2002) 2318-0722 reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
collection |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br |
_version_ |
1788165807065268224 |