Lealdade à marca: O que é? Como medir?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Filho, Murilo Carrazedo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/9614
Resumo: A lealdade à marca é um dos construtos mais estudados na literatura do marketing e de grande interesse para acadêmicos e praticantes, em função de sua estreita relação com resultados superiores para as empresas, que lhes conferem vantagens competitivas. Apesar de ser estudada empiricamente desde a década de 1950, a conceituação e operacionalização desse construto ainda hoje é um tema em discussão. Isso, por sua vez, acarreta em dificuldades conceituais de como medi-la. O objetivo desse ensaio, apoiado em uma ampla revisão de literatura sobre o tema, é apresentar as diferentes concepções de lealdade e formas de medir esse construto. O artigo procura também provocar reflexões acerca das diferentes formas de se medir lealdade e sugerir quando uma pode ser preferível a outras.
id UNIFOR-2_ba0abd752018874b12a6430c93b1dac9
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/9614
network_acronym_str UNIFOR-2
network_name_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Lealdade à marca: O que é? Como medir?Lealdade à marcaA lealdade à marca é um dos construtos mais estudados na literatura do marketing e de grande interesse para acadêmicos e praticantes, em função de sua estreita relação com resultados superiores para as empresas, que lhes conferem vantagens competitivas. Apesar de ser estudada empiricamente desde a década de 1950, a conceituação e operacionalização desse construto ainda hoje é um tema em discussão. Isso, por sua vez, acarreta em dificuldades conceituais de como medi-la. O objetivo desse ensaio, apoiado em uma ampla revisão de literatura sobre o tema, é apresentar as diferentes concepções de lealdade e formas de medir esse construto. O artigo procura também provocar reflexões acerca das diferentes formas de se medir lealdade e sugerir quando uma pode ser preferível a outras.Universidade de Fortaleza2019-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/961410.5020/2318-0722.2019.9614Revista Ciências Administrativas; v. 25 n. 3 (2019)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/9614/pdfCopyright (c) 2019 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciencesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta Filho, Murilo Carrazedo2020-12-18T11:57:30Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/9614Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2020-12-18T11:57:30Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Lealdade à marca: O que é? Como medir?
title Lealdade à marca: O que é? Como medir?
spellingShingle Lealdade à marca: O que é? Como medir?
Costa Filho, Murilo Carrazedo
Lealdade à marca
title_short Lealdade à marca: O que é? Como medir?
title_full Lealdade à marca: O que é? Como medir?
title_fullStr Lealdade à marca: O que é? Como medir?
title_full_unstemmed Lealdade à marca: O que é? Como medir?
title_sort Lealdade à marca: O que é? Como medir?
author Costa Filho, Murilo Carrazedo
author_facet Costa Filho, Murilo Carrazedo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa Filho, Murilo Carrazedo
dc.subject.por.fl_str_mv Lealdade à marca
topic Lealdade à marca
description A lealdade à marca é um dos construtos mais estudados na literatura do marketing e de grande interesse para acadêmicos e praticantes, em função de sua estreita relação com resultados superiores para as empresas, que lhes conferem vantagens competitivas. Apesar de ser estudada empiricamente desde a década de 1950, a conceituação e operacionalização desse construto ainda hoje é um tema em discussão. Isso, por sua vez, acarreta em dificuldades conceituais de como medi-la. O objetivo desse ensaio, apoiado em uma ampla revisão de literatura sobre o tema, é apresentar as diferentes concepções de lealdade e formas de medir esse construto. O artigo procura também provocar reflexões acerca das diferentes formas de se medir lealdade e sugerir quando uma pode ser preferível a outras.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/9614
10.5020/2318-0722.2019.9614
url https://ojs.unifor.br/rca/article/view/9614
identifier_str_mv 10.5020/2318-0722.2019.9614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/9614/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas; v. 25 n. 3 (2019)
2318-0722
reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
collection Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br
_version_ 1788165808432611328