Fatores de clima organizacional relevantes para a criatividade: estudo de caso em empresas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Volpp Sierra, Julio Cesar
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Marchiano, Marcello, Banzato, Carlos Roberto, Rabechini Junior, Roque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/5328
Resumo: Este artigo, classificado como empírico e descritivo, tem como objetivo principal identificar quais fatores de clima organizacional são relevantes para o surgimento e desenvolvimento da criatividade nas organizações brasileiras, e também validar os construtos que compõem o fenômeno clima organizacional, amparado na teoria de Ekvall (1996), e criatividade, de acordo com Amabile (1997). Para tanto, foi utilizado questionário simplificado elaborado por Moultrie e Young (2009), composto de 27 questões, submetido a 112 respondentes de empresas brasileiras no setor industrial e de prestação de serviços. Da análise estatística, via SmartPLS 2.0, identificou-se relação positiva entre fatores de clima organizacional e criatividade. Os constructos práticas de gestão, recursos e motivação organizacional, de Amabile, e ainda atitude no trabalho, de Ekvall, foram validados como elementos explicativos de criatividade.
id UNIFOR-2_c274ba95094f7d8bb29ae922dd91bb01
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/5328
network_acronym_str UNIFOR-2
network_name_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Fatores de clima organizacional relevantes para a criatividade: estudo de caso em empresas brasileirasEste artigo, classificado como empírico e descritivo, tem como objetivo principal identificar quais fatores de clima organizacional são relevantes para o surgimento e desenvolvimento da criatividade nas organizações brasileiras, e também validar os construtos que compõem o fenômeno clima organizacional, amparado na teoria de Ekvall (1996), e criatividade, de acordo com Amabile (1997). Para tanto, foi utilizado questionário simplificado elaborado por Moultrie e Young (2009), composto de 27 questões, submetido a 112 respondentes de empresas brasileiras no setor industrial e de prestação de serviços. Da análise estatística, via SmartPLS 2.0, identificou-se relação positiva entre fatores de clima organizacional e criatividade. Os constructos práticas de gestão, recursos e motivação organizacional, de Amabile, e ainda atitude no trabalho, de Ekvall, foram validados como elementos explicativos de criatividade.Universidade de Fortaleza2016-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/532810.5020/2318-0722.23.1.217-244Revista Ciências Administrativas; v. 23 n. 1 (2017); 217-2442318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/5328/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/5328/xmlCopyright (c) 2016 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciencesinfo:eu-repo/semantics/openAccessVolpp Sierra, Julio CesarMarchiano, MarcelloBanzato, Carlos RobertoRabechini Junior, Roque2020-04-02T17:51:52Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/5328Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2020-04-02T17:51:52Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores de clima organizacional relevantes para a criatividade: estudo de caso em empresas brasileiras
title Fatores de clima organizacional relevantes para a criatividade: estudo de caso em empresas brasileiras
spellingShingle Fatores de clima organizacional relevantes para a criatividade: estudo de caso em empresas brasileiras
Volpp Sierra, Julio Cesar
title_short Fatores de clima organizacional relevantes para a criatividade: estudo de caso em empresas brasileiras
title_full Fatores de clima organizacional relevantes para a criatividade: estudo de caso em empresas brasileiras
title_fullStr Fatores de clima organizacional relevantes para a criatividade: estudo de caso em empresas brasileiras
title_full_unstemmed Fatores de clima organizacional relevantes para a criatividade: estudo de caso em empresas brasileiras
title_sort Fatores de clima organizacional relevantes para a criatividade: estudo de caso em empresas brasileiras
author Volpp Sierra, Julio Cesar
author_facet Volpp Sierra, Julio Cesar
Marchiano, Marcello
Banzato, Carlos Roberto
Rabechini Junior, Roque
author_role author
author2 Marchiano, Marcello
Banzato, Carlos Roberto
Rabechini Junior, Roque
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Volpp Sierra, Julio Cesar
Marchiano, Marcello
Banzato, Carlos Roberto
Rabechini Junior, Roque
description Este artigo, classificado como empírico e descritivo, tem como objetivo principal identificar quais fatores de clima organizacional são relevantes para o surgimento e desenvolvimento da criatividade nas organizações brasileiras, e também validar os construtos que compõem o fenômeno clima organizacional, amparado na teoria de Ekvall (1996), e criatividade, de acordo com Amabile (1997). Para tanto, foi utilizado questionário simplificado elaborado por Moultrie e Young (2009), composto de 27 questões, submetido a 112 respondentes de empresas brasileiras no setor industrial e de prestação de serviços. Da análise estatística, via SmartPLS 2.0, identificou-se relação positiva entre fatores de clima organizacional e criatividade. Os constructos práticas de gestão, recursos e motivação organizacional, de Amabile, e ainda atitude no trabalho, de Ekvall, foram validados como elementos explicativos de criatividade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/5328
10.5020/2318-0722.23.1.217-244
url https://ojs.unifor.br/rca/article/view/5328
identifier_str_mv 10.5020/2318-0722.23.1.217-244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/5328/pdf
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/5328/xml
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas; v. 23 n. 1 (2017); 217-244
2318-0722
reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
collection Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br
_version_ 1788165808022618112