Fatores de clima organizacional relevantes para a criatividade: estudo de caso em empresas brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/rca/article/view/5328 |
Resumo: | Este artigo, classificado como empírico e descritivo, tem como objetivo principal identificar quais fatores de clima organizacional são relevantes para o surgimento e desenvolvimento da criatividade nas organizações brasileiras, e também validar os construtos que compõem o fenômeno clima organizacional, amparado na teoria de Ekvall (1996), e criatividade, de acordo com Amabile (1997). Para tanto, foi utilizado questionário simplificado elaborado por Moultrie e Young (2009), composto de 27 questões, submetido a 112 respondentes de empresas brasileiras no setor industrial e de prestação de serviços. Da análise estatística, via SmartPLS 2.0, identificou-se relação positiva entre fatores de clima organizacional e criatividade. Os constructos práticas de gestão, recursos e motivação organizacional, de Amabile, e ainda atitude no trabalho, de Ekvall, foram validados como elementos explicativos de criatividade. |
id |
UNIFOR-2_c274ba95094f7d8bb29ae922dd91bb01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ojs.unifor.br:article/5328 |
network_acronym_str |
UNIFOR-2 |
network_name_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores de clima organizacional relevantes para a criatividade: estudo de caso em empresas brasileirasEste artigo, classificado como empírico e descritivo, tem como objetivo principal identificar quais fatores de clima organizacional são relevantes para o surgimento e desenvolvimento da criatividade nas organizações brasileiras, e também validar os construtos que compõem o fenômeno clima organizacional, amparado na teoria de Ekvall (1996), e criatividade, de acordo com Amabile (1997). Para tanto, foi utilizado questionário simplificado elaborado por Moultrie e Young (2009), composto de 27 questões, submetido a 112 respondentes de empresas brasileiras no setor industrial e de prestação de serviços. Da análise estatística, via SmartPLS 2.0, identificou-se relação positiva entre fatores de clima organizacional e criatividade. Os constructos práticas de gestão, recursos e motivação organizacional, de Amabile, e ainda atitude no trabalho, de Ekvall, foram validados como elementos explicativos de criatividade.Universidade de Fortaleza2016-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/532810.5020/2318-0722.23.1.217-244Revista Ciências Administrativas; v. 23 n. 1 (2017); 217-2442318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/5328/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/5328/xmlCopyright (c) 2016 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciencesinfo:eu-repo/semantics/openAccessVolpp Sierra, Julio CesarMarchiano, MarcelloBanzato, Carlos RobertoRabechini Junior, Roque2020-04-02T17:51:52Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/5328Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2020-04-02T17:51:52Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores de clima organizacional relevantes para a criatividade: estudo de caso em empresas brasileiras |
title |
Fatores de clima organizacional relevantes para a criatividade: estudo de caso em empresas brasileiras |
spellingShingle |
Fatores de clima organizacional relevantes para a criatividade: estudo de caso em empresas brasileiras Volpp Sierra, Julio Cesar |
title_short |
Fatores de clima organizacional relevantes para a criatividade: estudo de caso em empresas brasileiras |
title_full |
Fatores de clima organizacional relevantes para a criatividade: estudo de caso em empresas brasileiras |
title_fullStr |
Fatores de clima organizacional relevantes para a criatividade: estudo de caso em empresas brasileiras |
title_full_unstemmed |
Fatores de clima organizacional relevantes para a criatividade: estudo de caso em empresas brasileiras |
title_sort |
Fatores de clima organizacional relevantes para a criatividade: estudo de caso em empresas brasileiras |
author |
Volpp Sierra, Julio Cesar |
author_facet |
Volpp Sierra, Julio Cesar Marchiano, Marcello Banzato, Carlos Roberto Rabechini Junior, Roque |
author_role |
author |
author2 |
Marchiano, Marcello Banzato, Carlos Roberto Rabechini Junior, Roque |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Volpp Sierra, Julio Cesar Marchiano, Marcello Banzato, Carlos Roberto Rabechini Junior, Roque |
description |
Este artigo, classificado como empírico e descritivo, tem como objetivo principal identificar quais fatores de clima organizacional são relevantes para o surgimento e desenvolvimento da criatividade nas organizações brasileiras, e também validar os construtos que compõem o fenômeno clima organizacional, amparado na teoria de Ekvall (1996), e criatividade, de acordo com Amabile (1997). Para tanto, foi utilizado questionário simplificado elaborado por Moultrie e Young (2009), composto de 27 questões, submetido a 112 respondentes de empresas brasileiras no setor industrial e de prestação de serviços. Da análise estatística, via SmartPLS 2.0, identificou-se relação positiva entre fatores de clima organizacional e criatividade. Os constructos práticas de gestão, recursos e motivação organizacional, de Amabile, e ainda atitude no trabalho, de Ekvall, foram validados como elementos explicativos de criatividade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/5328 10.5020/2318-0722.23.1.217-244 |
url |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/5328 |
identifier_str_mv |
10.5020/2318-0722.23.1.217-244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/5328/pdf https://ojs.unifor.br/rca/article/view/5328/xml |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Ciências Administrativas ou Journal of Administrative Sciences |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ciências Administrativas; v. 23 n. 1 (2017); 217-244 2318-0722 reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
collection |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br |
_version_ |
1788165808022618112 |