O clima organizacional como fator interveniente da criatividade: caso Natura Cosméticos S.A.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131694 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
id |
UFSC_f233a5b97134a31d35092547141cd685 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131694 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O clima organizacional como fator interveniente da criatividade: caso Natura Cosméticos S.A.CriatividadeCultura OrganizacionalClima organizacionalTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.Considerando a importância da criatividade e do clima organizacional na sociedade atual, e essa ambiguidade um tema relevante para a área de recursos humanos realizou-se esta pesquisa, que tem como objetivo avaliar o potencial do clima organizacional da empresa Natura Cosméticos S.A. como fator interveniente para o desenvolvimento da criatividade. A pesquisa foi feita através de um estudo de caso e a população envolvida foram as promotoras de vendas do litoral catarinense da empresa estudada. A ferramenta utilizada para a coleta de dados foi um questionário com múltiplas escolhas além de pesquisa documental, sendo que os dados primários foram quantificados e analisados, e os dados secundários por meio de analise documental. A cultura da organização foi caracterizada e analisada segundo os autores referencia neste assunto, sempre com foco no clima organizacional, que por sua vez esta inserido na cultura organizacional da empresa. 0 clima organizacional á formado por dez elementos, que foram analisados sempre com foco para o desenvolvimento da criatividade. Segundo a pesquisa realizada desses elementos somente um demonstrou ser um fator que poderia ser melhor utilizado, já desse fator somente uma característica mostrou ser um problema para a gestão. De forma geral, o clima organizacional da Natura Cosméticos S.A. apresenta fortes elementos que se caracterizam como facilitador para o desenvolvimento da criatividade e interferem de maneira positiva.Florianópolis, SCFernandez, Ana LuciaUniversidade Federal de Santa Catarina.Silva, Simara Regina da2015-04-06T14:08:31Z2015-04-06T14:08:31Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis77 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131694porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-06T14:08:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131694Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-06T14:08:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O clima organizacional como fator interveniente da criatividade: caso Natura Cosméticos S.A. |
title |
O clima organizacional como fator interveniente da criatividade: caso Natura Cosméticos S.A. |
spellingShingle |
O clima organizacional como fator interveniente da criatividade: caso Natura Cosméticos S.A. Silva, Simara Regina da Criatividade Cultura Organizacional Clima organizacional |
title_short |
O clima organizacional como fator interveniente da criatividade: caso Natura Cosméticos S.A. |
title_full |
O clima organizacional como fator interveniente da criatividade: caso Natura Cosméticos S.A. |
title_fullStr |
O clima organizacional como fator interveniente da criatividade: caso Natura Cosméticos S.A. |
title_full_unstemmed |
O clima organizacional como fator interveniente da criatividade: caso Natura Cosméticos S.A. |
title_sort |
O clima organizacional como fator interveniente da criatividade: caso Natura Cosméticos S.A. |
author |
Silva, Simara Regina da |
author_facet |
Silva, Simara Regina da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandez, Ana Lucia Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Simara Regina da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade Cultura Organizacional Clima organizacional |
topic |
Criatividade Cultura Organizacional Clima organizacional |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2015-04-06T14:08:31Z 2015-04-06T14:08:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131694 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131694 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
77 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652294374293504 |