O clima organizacional como fator interveniente da criatividade: caso Natura Cosméticos S.A.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Simara Regina da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131694
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
id UFSC_f233a5b97134a31d35092547141cd685
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131694
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa Catarina.Silva, Simara Regina daFernandez, Ana Lucia2015-04-06T14:08:31Z2015-04-06T14:08:31Z2008https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131694TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.Considerando a importância da criatividade e do clima organizacional na sociedade atual, e essa ambiguidade um tema relevante para a área de recursos humanos realizou-se esta pesquisa, que tem como objetivo avaliar o potencial do clima organizacional da empresa Natura Cosméticos S.A. como fator interveniente para o desenvolvimento da criatividade. A pesquisa foi feita através de um estudo de caso e a população envolvida foram as promotoras de vendas do litoral catarinense da empresa estudada. A ferramenta utilizada para a coleta de dados foi um questionário com múltiplas escolhas além de pesquisa documental, sendo que os dados primários foram quantificados e analisados, e os dados secundários por meio de analise documental. A cultura da organização foi caracterizada e analisada segundo os autores referencia neste assunto, sempre com foco no clima organizacional, que por sua vez esta inserido na cultura organizacional da empresa. 0 clima organizacional á formado por dez elementos, que foram analisados sempre com foco para o desenvolvimento da criatividade. Segundo a pesquisa realizada desses elementos somente um demonstrou ser um fator que poderia ser melhor utilizado, já desse fator somente uma característica mostrou ser um problema para a gestão. De forma geral, o clima organizacional da Natura Cosméticos S.A. apresenta fortes elementos que se caracterizam como facilitador para o desenvolvimento da criatividade e interferem de maneira positiva.77 f.Florianópolis, SCCriatividadeCultura OrganizacionalClima organizacionalO clima organizacional como fator interveniente da criatividade: caso Natura Cosméticos S.A.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALAdm291186.pdfAdm291186.pdfapplication/pdf3527237https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/131694/1/Adm291186.pdf85f7efc99aeabd7e4df0722f57ff65afMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/131694/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52123456789/1316942015-04-06 11:08:31.412oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-06T14:08:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O clima organizacional como fator interveniente da criatividade: caso Natura Cosméticos S.A.
title O clima organizacional como fator interveniente da criatividade: caso Natura Cosméticos S.A.
spellingShingle O clima organizacional como fator interveniente da criatividade: caso Natura Cosméticos S.A.
Silva, Simara Regina da
Criatividade
Cultura Organizacional
Clima organizacional
title_short O clima organizacional como fator interveniente da criatividade: caso Natura Cosméticos S.A.
title_full O clima organizacional como fator interveniente da criatividade: caso Natura Cosméticos S.A.
title_fullStr O clima organizacional como fator interveniente da criatividade: caso Natura Cosméticos S.A.
title_full_unstemmed O clima organizacional como fator interveniente da criatividade: caso Natura Cosméticos S.A.
title_sort O clima organizacional como fator interveniente da criatividade: caso Natura Cosméticos S.A.
author Silva, Simara Regina da
author_facet Silva, Simara Regina da
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Simara Regina da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernandez, Ana Lucia
contributor_str_mv Fernandez, Ana Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Cultura Organizacional
Clima organizacional
topic Criatividade
Cultura Organizacional
Clima organizacional
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-06T14:08:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-04-06T14:08:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131694
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 77 f.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/131694/1/Adm291186.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/131694/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 85f7efc99aeabd7e4df0722f57ff65af
11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805348127080448