O Simbolismo do Consumo: Uma Análise Qualitativa do Comportamento de Consumidores de Cafés Especiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/rca/article/view/12068 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar a importância do simbolismo por trás do consumo de cafés especiais. A pesquisa destaca a relevância de discussões no campo acadêmico contemporâneo de marketing e de gestão voltadas para a compreensão do comportamento do consumidor. Para tanto, esta pesquisa envolve um estudo descritivo e qualitativo em que um grupo de consumidores de cafés especiais de Lavras, Sul de Minas Gerais, foi entrevistado para entender o que os leva a consumir este produto. Assim sendo, quais os valores simbólicos que os movem a fazer essa escolha? Ainda, entrevistas em profundidade foram realizadas com o auxílio de técnica projetiva de completamento, seguida de análise de conteúdo com base em Bardin. Analisadas as entrevistas, foi possível compreender que o consumo é um processo de escolha dinâmico, composto por diferentes etapas, cada uma com características particulares. Além disso, identificaram-se três grupos de consumidores, que, segundo as respostas dos entrevistados, seriam pautados por qualidade, experiências ou status. Ao final, observou-se que a influência de fatores simbólicos foi decisiva no consumo do produto em questão – cafés especiais – e motiva não só a compra do produto como também a fidelização do consumidor e o fato dele se tornar um influenciador de futuros consumidores. |
id |
UNIFOR-2_e07b518dbc6ba0b29f8f72705b8c0900 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ojs.unifor.br:article/12068 |
network_acronym_str |
UNIFOR-2 |
network_name_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Simbolismo do Consumo: Uma Análise Qualitativa do Comportamento de Consumidores de Cafés EspeciaisEl Simbolismo del Consumo: Un Análisis Cualitativo del Comportamiento de Consumidores de Cafés Especiales The Symbolism Behind Consumption: A Qualitative Analysis of the Behaviour of Consumers of Specialty Coffeessimbolismomarketingcomportamento do consumidorconsumo de cafés especiaisPesquisa qualitativa em marketingTécnicas projetivasEntrevistassymbolismmarketingconsumer behaviourconsumption of specialty coffeesPesquisa qualitativa em marketing Técnicas projetivas Entrevistas simbolismomarketingcomportamiento del consumidorconsumo de cafés especialesEste artigo tem como objetivo analisar a importância do simbolismo por trás do consumo de cafés especiais. A pesquisa destaca a relevância de discussões no campo acadêmico contemporâneo de marketing e de gestão voltadas para a compreensão do comportamento do consumidor. Para tanto, esta pesquisa envolve um estudo descritivo e qualitativo em que um grupo de consumidores de cafés especiais de Lavras, Sul de Minas Gerais, foi entrevistado para entender o que os leva a consumir este produto. Assim sendo, quais os valores simbólicos que os movem a fazer essa escolha? Ainda, entrevistas em profundidade foram realizadas com o auxílio de técnica projetiva de completamento, seguida de análise de conteúdo com base em Bardin. Analisadas as entrevistas, foi possível compreender que o consumo é um processo de escolha dinâmico, composto por diferentes etapas, cada uma com características particulares. Além disso, identificaram-se três grupos de consumidores, que, segundo as respostas dos entrevistados, seriam pautados por qualidade, experiências ou status. Ao final, observou-se que a influência de fatores simbólicos foi decisiva no consumo do produto em questão – cafés especiais – e motiva não só a compra do produto como também a fidelização do consumidor e o fato dele se tornar um influenciador de futuros consumidores.Este artículo tiene el objetivo de analizar la importancia del simbolismo por tras del consumo de cafés especiales. La investigación enfoca la importancia de discusiones en el campo académico contemporáneo de marketing y de gestión dirigidas hacia la comprensión del comportamiento del consumidor. Para eso, esta investigación envuelve un estudio descriptivo y cualitativo en el que un grupo de consumidores de cafés especiales de Lavras, Sul de Minas Gerais, fue entrevistado para entender qué os lleva a consumir este producto. Así, ¿cuales los valores simbólicos que os mueven a hacer esta elección? Fueron también realizadas entrevistas en profundidad con la ayuda de técnica proyectiva de completamiento, seguida de análisis de contenido con base en Bardin. Analizadas las entrevistas, fue posible comprender que el consumo es un proceso de elección dinámica, compuesta por diferentes etapas, cada una con características particulares. Además, fueron identificados tres grupos de consumidores que, según las respuestas de los entrevistados, serian pautados por calidad, experiencias o status. Al final, fue observado que la influencia de factores simbólicos fue decisiva en el consumo del producto en cuestión – cafés especiales – y motiva no solamente la compra del producto como también la fidelización del consumidor y el hecho de él hacerse un “influencer” de futuros consumidores.This article aims to analyze the importance of the symbolism behind the consumption of specialty coffees. The research highlights the importance of discussions in the contemporary academic field of marketing and management aimed at understanding consumer behaviour. Therefore, this article describes a descriptive and qualitative study in which a group of consumers of specialty coffees from Lavras, south of Minas Gerais, was interviewed to understand what leads them to consume this product. What are the symbolic values that move them to make this choice? In-depth interviews were conducted using a completion test as a projective technique, followed by content analysis using the Bardin method. Having analyzed the interviews, we now understand that consumption is a process of dynamic choice composed of different steps, each with particular characteristics. In addition, it was possible to identify three groups of consumers, which, according to the respondents' answers, would be guided by quality, experiences or status. In the end, it was observed that the influence of symbolic factors was decisive in the consumption of the product in question—specialty coffees—and influenced not only the purchase of the product but also the loyalty of the consumer and the fact that he/she becomes an influencer of future consumers.Universidade de Fortaleza2023-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/1206810.5020/2318-0722.2023.29.e12068Journal of Administrative Sciences; Vol. 29 (2023) Revista de Ciencias Administrativas; Vol. 29 (2023)Revista Ciências Administrativas; v. 29 (2023)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORenghttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/12068/7104Copyright (c) 2022 Revista Ciências Administrativashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Gustavo NunesCarlos, Aneliese de CastroBoas, Luiz Henrique de Barros VilasLeme, Paulo Henrique Montagnana Vicente2024-04-10T10:49:02Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/12068Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2024-04-10T10:49:02Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Simbolismo do Consumo: Uma Análise Qualitativa do Comportamento de Consumidores de Cafés Especiais El Simbolismo del Consumo: Un Análisis Cualitativo del Comportamiento de Consumidores de Cafés Especiales The Symbolism Behind Consumption: A Qualitative Analysis of the Behaviour of Consumers of Specialty Coffees |
title |
O Simbolismo do Consumo: Uma Análise Qualitativa do Comportamento de Consumidores de Cafés Especiais |
spellingShingle |
O Simbolismo do Consumo: Uma Análise Qualitativa do Comportamento de Consumidores de Cafés Especiais Maciel, Gustavo Nunes simbolismo marketing comportamento do consumidor consumo de cafés especiais Pesquisa qualitativa em marketing Técnicas projetivas Entrevistas symbolism marketing consumer behaviour consumption of specialty coffees Pesquisa qualitativa em marketing Técnicas projetivas Entrevistas simbolismo marketing comportamiento del consumidor consumo de cafés especiales |
title_short |
O Simbolismo do Consumo: Uma Análise Qualitativa do Comportamento de Consumidores de Cafés Especiais |
title_full |
O Simbolismo do Consumo: Uma Análise Qualitativa do Comportamento de Consumidores de Cafés Especiais |
title_fullStr |
O Simbolismo do Consumo: Uma Análise Qualitativa do Comportamento de Consumidores de Cafés Especiais |
title_full_unstemmed |
O Simbolismo do Consumo: Uma Análise Qualitativa do Comportamento de Consumidores de Cafés Especiais |
title_sort |
O Simbolismo do Consumo: Uma Análise Qualitativa do Comportamento de Consumidores de Cafés Especiais |
author |
Maciel, Gustavo Nunes |
author_facet |
Maciel, Gustavo Nunes Carlos, Aneliese de Castro Boas, Luiz Henrique de Barros Vilas Leme, Paulo Henrique Montagnana Vicente |
author_role |
author |
author2 |
Carlos, Aneliese de Castro Boas, Luiz Henrique de Barros Vilas Leme, Paulo Henrique Montagnana Vicente |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Gustavo Nunes Carlos, Aneliese de Castro Boas, Luiz Henrique de Barros Vilas Leme, Paulo Henrique Montagnana Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
simbolismo marketing comportamento do consumidor consumo de cafés especiais Pesquisa qualitativa em marketing Técnicas projetivas Entrevistas symbolism marketing consumer behaviour consumption of specialty coffees Pesquisa qualitativa em marketing Técnicas projetivas Entrevistas simbolismo marketing comportamiento del consumidor consumo de cafés especiales |
topic |
simbolismo marketing comportamento do consumidor consumo de cafés especiais Pesquisa qualitativa em marketing Técnicas projetivas Entrevistas symbolism marketing consumer behaviour consumption of specialty coffees Pesquisa qualitativa em marketing Técnicas projetivas Entrevistas simbolismo marketing comportamiento del consumidor consumo de cafés especiales |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar a importância do simbolismo por trás do consumo de cafés especiais. A pesquisa destaca a relevância de discussões no campo acadêmico contemporâneo de marketing e de gestão voltadas para a compreensão do comportamento do consumidor. Para tanto, esta pesquisa envolve um estudo descritivo e qualitativo em que um grupo de consumidores de cafés especiais de Lavras, Sul de Minas Gerais, foi entrevistado para entender o que os leva a consumir este produto. Assim sendo, quais os valores simbólicos que os movem a fazer essa escolha? Ainda, entrevistas em profundidade foram realizadas com o auxílio de técnica projetiva de completamento, seguida de análise de conteúdo com base em Bardin. Analisadas as entrevistas, foi possível compreender que o consumo é um processo de escolha dinâmico, composto por diferentes etapas, cada uma com características particulares. Além disso, identificaram-se três grupos de consumidores, que, segundo as respostas dos entrevistados, seriam pautados por qualidade, experiências ou status. Ao final, observou-se que a influência de fatores simbólicos foi decisiva no consumo do produto em questão – cafés especiais – e motiva não só a compra do produto como também a fidelização do consumidor e o fato dele se tornar um influenciador de futuros consumidores. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/12068 10.5020/2318-0722.2023.29.e12068 |
url |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/12068 |
identifier_str_mv |
10.5020/2318-0722.2023.29.e12068 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/12068/7104 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Ciências Administrativas https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Ciências Administrativas https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Administrative Sciences; Vol. 29 (2023) Revista de Ciencias Administrativas; Vol. 29 (2023) Revista Ciências Administrativas; v. 29 (2023) 2318-0722 reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
collection |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br |
_version_ |
1800217278161092608 |