Nokia e Gradiente: desdobramentos da estratégia de cooperação nas estratégias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/rca/article/view/278 |
Resumo: | O mercado de telefonia celular vem passando por mudanças significativas nos últimos anos. A explosão do consumo, a globalização e os avanços tecnológicos transformaram o mercado de celulares em um dos mais competitivos do mundo. Este cenário promove o interesse por mercados considerados promissores, entre eles o Brasil, que possui hoje o 6º maior mercado de celulares do mundo. A alternativa mais utilizada nos últimos anos para empresas internacionais entrarem em mercados fora dos seus países, tem sido as Alianças Estratégicas. Este artigo busca analisar a aliança estratégica internacional firmada entre a Nokia e a Gradiente e os resultados obtidos a partir desta aliança. Para a realização deste trabalho o método utilizado foi o do estudo de caso, através de análise documental e levantamento bibliográfico. Os principais resultados obtidos pela aliança foram o conhecimento do mercado brasileiro, fortalecimento da marca e consolidação da posição no mercado para a Nokia, e para a Gradiente, a entrada em um mercado ainda não explorado e aquisição de tecnologia, além de retorno financeiro e fortalecimento da marca. A Nokia mantém sua liderança mundial em comunicação móvel, e a Gradiente se posiciona como uma das líderes no mercado de eletroeletrônicos no País. |
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Nokia e Gradiente: desdobramentos da estratégia de cooperação nas estratégiasO mercado de telefonia celular vem passando por mudanças significativas nos últimos anos. A explosão do consumo, a globalização e os avanços tecnológicos transformaram o mercado de celulares em um dos mais competitivos do mundo. Este cenário promove o interesse por mercados considerados promissores, entre eles o Brasil, que possui hoje o 6º maior mercado de celulares do mundo. A alternativa mais utilizada nos últimos anos para empresas internacionais entrarem em mercados fora dos seus países, tem sido as Alianças Estratégicas. Este artigo busca analisar a aliança estratégica internacional firmada entre a Nokia e a Gradiente e os resultados obtidos a partir desta aliança. Para a realização deste trabalho o método utilizado foi o do estudo de caso, através de análise documental e levantamento bibliográfico. Os principais resultados obtidos pela aliança foram o conhecimento do mercado brasileiro, fortalecimento da marca e consolidação da posição no mercado para a Nokia, e para a Gradiente, a entrada em um mercado ainda não explorado e aquisição de tecnologia, além de retorno financeiro e fortalecimento da marca. A Nokia mantém sua liderança mundial em comunicação móvel, e a Gradiente se posiciona como uma das líderes no mercado de eletroeletrônicos no País.Universidade de Fortaleza2009-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/27810.5020/2318-0722.13.2.%pRevista Ciências Administrativas; v. 13 n. 2 (2007)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/278/pdfFerreira, Paulo SidneyBruno, Marcos Alberto Castelhanoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-11T23:40:58Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/278Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2016-10-11T23:40:58Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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