Os avanços tecnológicos do século XXI e o desenvolvimento de habilidades necessárias ao profissional do Direito a partir das abordagens das Universidades de Harvard e Stanford
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Pensar (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/rpen/article/view/8016 |
Resumo: | No século XXI, houve um considerado avanço tecnológico. Deste modo, observam-se quais os reflexos dessas inovações no mercado de trabalho, em especial o relativo ao da atuação do profissional da ciência jurídica. Assim, este trabalho se propõe a analisar quais são as perspectivas do mercado de trabalho à luz dessas inovações; apresentar quais são as competências e habilidades necessárias para a atualização do profissional do direito de modo a se manter atuante nesse cenário; e, por fim, analisar como escolas de Direito americanas vêm promovendo o desenvolvimento dessas capacidades. Conclui-se pela mudança das matrizes curriculares das instituições de ensino jurídico, em prol de uma atualização pertinente ao exigido pela nova conjuntura do mercado. |
id |
UNIFOR-3_20dc80189f6fee6c3bcd6278f1e75dc3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ojs.unifor.br:article/8016 |
network_acronym_str |
UNIFOR-3 |
network_name_str |
Pensar (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os avanços tecnológicos do século XXI e o desenvolvimento de habilidades necessárias ao profissional do Direito a partir das abordagens das Universidades de Harvard e StanfordHabilidades do século XXI. Inovação jurídica. Mercado de trabalhoNo século XXI, houve um considerado avanço tecnológico. Deste modo, observam-se quais os reflexos dessas inovações no mercado de trabalho, em especial o relativo ao da atuação do profissional da ciência jurídica. Assim, este trabalho se propõe a analisar quais são as perspectivas do mercado de trabalho à luz dessas inovações; apresentar quais são as competências e habilidades necessárias para a atualização do profissional do direito de modo a se manter atuante nesse cenário; e, por fim, analisar como escolas de Direito americanas vêm promovendo o desenvolvimento dessas capacidades. Conclui-se pela mudança das matrizes curriculares das instituições de ensino jurídico, em prol de uma atualização pertinente ao exigido pela nova conjuntura do mercado.Universidade de Fortaleza2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rpen/article/view/801610.5020/2317-2150.2018.8016Journal of Legal Sciences; Vol. 23 No. 4 (2018); 1-13Revista de Ciencias Jurídicas; Vol. 23 Núm. 4 (2018); 1-13Pensar - Revista de Ciências Jurídicas; v. 23 n. 4 (2018); 1-132317-21501519-8464reponame:Pensar (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporenghttps://ojs.unifor.br/rpen/article/view/8016/pdfhttps://ojs.unifor.br/rpen/article/view/8016/pdf_1Copyright (c) 2018 Pensar - Revista de Ciências Jurídicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Morais Sales, Lilia MaiaQuesado Miranda Bezerra, Mario2018-12-20T13:01:08Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/8016Revistahttps://periodicos.unifor.br/rpenhttp://ojs.unifor.br/index.php/rpen/oai||revistapensar@unifor.br2317-21501519-8464opendoar:2018-12-20T13:01:08Pensar (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os avanços tecnológicos do século XXI e o desenvolvimento de habilidades necessárias ao profissional do Direito a partir das abordagens das Universidades de Harvard e Stanford |
title |
Os avanços tecnológicos do século XXI e o desenvolvimento de habilidades necessárias ao profissional do Direito a partir das abordagens das Universidades de Harvard e Stanford |
spellingShingle |
Os avanços tecnológicos do século XXI e o desenvolvimento de habilidades necessárias ao profissional do Direito a partir das abordagens das Universidades de Harvard e Stanford de Morais Sales, Lilia Maia Habilidades do século XXI. Inovação jurídica. Mercado de trabalho |
title_short |
Os avanços tecnológicos do século XXI e o desenvolvimento de habilidades necessárias ao profissional do Direito a partir das abordagens das Universidades de Harvard e Stanford |
title_full |
Os avanços tecnológicos do século XXI e o desenvolvimento de habilidades necessárias ao profissional do Direito a partir das abordagens das Universidades de Harvard e Stanford |
title_fullStr |
Os avanços tecnológicos do século XXI e o desenvolvimento de habilidades necessárias ao profissional do Direito a partir das abordagens das Universidades de Harvard e Stanford |
title_full_unstemmed |
Os avanços tecnológicos do século XXI e o desenvolvimento de habilidades necessárias ao profissional do Direito a partir das abordagens das Universidades de Harvard e Stanford |
title_sort |
Os avanços tecnológicos do século XXI e o desenvolvimento de habilidades necessárias ao profissional do Direito a partir das abordagens das Universidades de Harvard e Stanford |
author |
de Morais Sales, Lilia Maia |
author_facet |
de Morais Sales, Lilia Maia Quesado Miranda Bezerra, Mario |
author_role |
author |
author2 |
Quesado Miranda Bezerra, Mario |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Morais Sales, Lilia Maia Quesado Miranda Bezerra, Mario |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habilidades do século XXI. Inovação jurídica. Mercado de trabalho |
topic |
Habilidades do século XXI. Inovação jurídica. Mercado de trabalho |
description |
No século XXI, houve um considerado avanço tecnológico. Deste modo, observam-se quais os reflexos dessas inovações no mercado de trabalho, em especial o relativo ao da atuação do profissional da ciência jurídica. Assim, este trabalho se propõe a analisar quais são as perspectivas do mercado de trabalho à luz dessas inovações; apresentar quais são as competências e habilidades necessárias para a atualização do profissional do direito de modo a se manter atuante nesse cenário; e, por fim, analisar como escolas de Direito americanas vêm promovendo o desenvolvimento dessas capacidades. Conclui-se pela mudança das matrizes curriculares das instituições de ensino jurídico, em prol de uma atualização pertinente ao exigido pela nova conjuntura do mercado. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rpen/article/view/8016 10.5020/2317-2150.2018.8016 |
url |
https://ojs.unifor.br/rpen/article/view/8016 |
identifier_str_mv |
10.5020/2317-2150.2018.8016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rpen/article/view/8016/pdf https://ojs.unifor.br/rpen/article/view/8016/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar - Revista de Ciências Jurídicas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Pensar - Revista de Ciências Jurídicas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Legal Sciences; Vol. 23 No. 4 (2018); 1-13 Revista de Ciencias Jurídicas; Vol. 23 Núm. 4 (2018); 1-13 Pensar - Revista de Ciências Jurídicas; v. 23 n. 4 (2018); 1-13 2317-2150 1519-8464 reponame:Pensar (Fortaleza. Online) instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Pensar (Fortaleza. Online) |
collection |
Pensar (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistapensar@unifor.br |
_version_ |
1788165788136374272 |