Direitos e responsabilidade pelo seu custeio: proposta para se analisar os custos da inserção no âmbito de uma sociedade democrática solidária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Liliane Gonçalves
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sampaio Siqueira, Natércia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rpen/article/view/6522
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar a decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal em sede de ADIN Nº 5357/DF quando se decidiu pela obrigatoriedade de as instituições privadas de ensino promoverem medidas necessárias para a adaptação de estudantes, com deficiência, de ensino básico sem que haja o devido repasse de custos aos pais daqueles que usufruírem delas, sob o enfoque da atribuição de responsabilidade social no custeio de direitos. Para tanto, fez-se uso de uma pesquisa descritiva-analítica sobre: a) a equidade referente às democracias, para o que a educação se mostra instrumento imprescindível para assegurar jutas oportunidades de preenchimento dos cargos e funções sociais; b) o modelo constitucional para o custeio dos direitos. Como resultado, verificou-se que a proibição de discriminar os estudantes que farão jus às medidas requisitadas tenderá a promover o incremento dos custos de transação, que serão absolvidos por todos os consumidores. Concluiu-se que as medidas de inclusão são de natureza de políticas públicas, de maneira que o seu custeio deve se dar pelo modelo constitucional de atribuição de responsabilidade pelo financiamento de direitos.
id UNIFOR-3_b7966950d00590b7d866eea9c9ab1953
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/6522
network_acronym_str UNIFOR-3
network_name_str Pensar (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Direitos e responsabilidade pelo seu custeio: proposta para se analisar os custos da inserção no âmbito de uma sociedade democrática solidáriaEstudantes com deficiênciaresponsabilidade socialjusta oportunidadecustos dos direitos.O objetivo deste trabalho é analisar a decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal em sede de ADIN Nº 5357/DF quando se decidiu pela obrigatoriedade de as instituições privadas de ensino promoverem medidas necessárias para a adaptação de estudantes, com deficiência, de ensino básico sem que haja o devido repasse de custos aos pais daqueles que usufruírem delas, sob o enfoque da atribuição de responsabilidade social no custeio de direitos. Para tanto, fez-se uso de uma pesquisa descritiva-analítica sobre: a) a equidade referente às democracias, para o que a educação se mostra instrumento imprescindível para assegurar jutas oportunidades de preenchimento dos cargos e funções sociais; b) o modelo constitucional para o custeio dos direitos. Como resultado, verificou-se que a proibição de discriminar os estudantes que farão jus às medidas requisitadas tenderá a promover o incremento dos custos de transação, que serão absolvidos por todos os consumidores. Concluiu-se que as medidas de inclusão são de natureza de políticas públicas, de maneira que o seu custeio deve se dar pelo modelo constitucional de atribuição de responsabilidade pelo financiamento de direitos.Universidade de Fortaleza2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rpen/article/view/652210.5020/2317-2150.2018.6522Journal of Legal Sciences; Vol. 23 No. 4 (2018); 1-14Revista de Ciencias Jurídicas; Vol. 23 Núm. 4 (2018); 1-14Pensar - Revista de Ciências Jurídicas; v. 23 n. 4 (2018); 1-142317-21501519-8464reponame:Pensar (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rpen/article/view/6522/pdfCopyright (c) 2018 Pensar - Revista de Ciências Jurídicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMatos, Liliane GonçalvesSampaio Siqueira, Natércia2018-12-20T13:01:08Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/6522Revistahttps://periodicos.unifor.br/rpenhttp://ojs.unifor.br/index.php/rpen/oai||revistapensar@unifor.br2317-21501519-8464opendoar:2018-12-20T13:01:08Pensar (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Direitos e responsabilidade pelo seu custeio: proposta para se analisar os custos da inserção no âmbito de uma sociedade democrática solidária
title Direitos e responsabilidade pelo seu custeio: proposta para se analisar os custos da inserção no âmbito de uma sociedade democrática solidária
spellingShingle Direitos e responsabilidade pelo seu custeio: proposta para se analisar os custos da inserção no âmbito de uma sociedade democrática solidária
Matos, Liliane Gonçalves
Estudantes com deficiência
responsabilidade social
justa oportunidade
custos dos direitos.
title_short Direitos e responsabilidade pelo seu custeio: proposta para se analisar os custos da inserção no âmbito de uma sociedade democrática solidária
title_full Direitos e responsabilidade pelo seu custeio: proposta para se analisar os custos da inserção no âmbito de uma sociedade democrática solidária
title_fullStr Direitos e responsabilidade pelo seu custeio: proposta para se analisar os custos da inserção no âmbito de uma sociedade democrática solidária
title_full_unstemmed Direitos e responsabilidade pelo seu custeio: proposta para se analisar os custos da inserção no âmbito de uma sociedade democrática solidária
title_sort Direitos e responsabilidade pelo seu custeio: proposta para se analisar os custos da inserção no âmbito de uma sociedade democrática solidária
author Matos, Liliane Gonçalves
author_facet Matos, Liliane Gonçalves
Sampaio Siqueira, Natércia
author_role author
author2 Sampaio Siqueira, Natércia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Liliane Gonçalves
Sampaio Siqueira, Natércia
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes com deficiência
responsabilidade social
justa oportunidade
custos dos direitos.
topic Estudantes com deficiência
responsabilidade social
justa oportunidade
custos dos direitos.
description O objetivo deste trabalho é analisar a decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal em sede de ADIN Nº 5357/DF quando se decidiu pela obrigatoriedade de as instituições privadas de ensino promoverem medidas necessárias para a adaptação de estudantes, com deficiência, de ensino básico sem que haja o devido repasse de custos aos pais daqueles que usufruírem delas, sob o enfoque da atribuição de responsabilidade social no custeio de direitos. Para tanto, fez-se uso de uma pesquisa descritiva-analítica sobre: a) a equidade referente às democracias, para o que a educação se mostra instrumento imprescindível para assegurar jutas oportunidades de preenchimento dos cargos e funções sociais; b) o modelo constitucional para o custeio dos direitos. Como resultado, verificou-se que a proibição de discriminar os estudantes que farão jus às medidas requisitadas tenderá a promover o incremento dos custos de transação, que serão absolvidos por todos os consumidores. Concluiu-se que as medidas de inclusão são de natureza de políticas públicas, de maneira que o seu custeio deve se dar pelo modelo constitucional de atribuição de responsabilidade pelo financiamento de direitos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rpen/article/view/6522
10.5020/2317-2150.2018.6522
url https://ojs.unifor.br/rpen/article/view/6522
identifier_str_mv 10.5020/2317-2150.2018.6522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rpen/article/view/6522/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Pensar - Revista de Ciências Jurídicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Pensar - Revista de Ciências Jurídicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Legal Sciences; Vol. 23 No. 4 (2018); 1-14
Revista de Ciencias Jurídicas; Vol. 23 Núm. 4 (2018); 1-14
Pensar - Revista de Ciências Jurídicas; v. 23 n. 4 (2018); 1-14
2317-2150
1519-8464
reponame:Pensar (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Pensar (Fortaleza. Online)
collection Pensar (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistapensar@unifor.br
_version_ 1788165787855355904