Arte e vida: integração social - direito das crianças à educação e expressão artísticas. Doi: 10.5020/2317-2150.2008.v13n1p65
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/rpen/article/view/800 |
Resumo: | Este trabalho divide-se em três partes, todas vinculadas ao direito das crianças à educação e expressão artísticas. O objetivo é divulgar este direito. A primeira parte tem um prisma jurídico, ou seja, como as convenções internacionais, a Constituição Federal e as leis abordam este tema. A segunda, um ponto de vista eminentemente antropológico, sociológico e pedagógico, sempre na perspectiva dos direitos humanos. A terceira, de cunho descritivo, apresenta ações levadas pela Fundação Art and Life/Arte e Vida, a organização não governamental - ONG especializada em oficinas de artes plásticas para crianças em todo mundo. A arte é um patrimônio. A postura defendida é de distribuição justa de riquezas, inclusive as do tesouro artístico-cultural-educacional e da democratização dos conhecimentos. Conclui-se que criar, expressar-se, interagir e conviver, a arte também ensina. A arte, dessa forma, antecede a vida, porque a gera (antecede em sua acepção, não cronológica, mas lógica). A arte a transforma de mera sobrevivência em vida. Além disso, há a confirmação empírica da importância desse conhecimento e vivência, mediante experiências com oficinas de arte, porque os resultados encorajam e reforçam a convicção de que o acesso a este direito deve ser expandido. |
id |
UNIFOR-3_cf5f7749ea1ae6f0ec41f757df19bc46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ojs.unifor.br:article/800 |
network_acronym_str |
UNIFOR-3 |
network_name_str |
Pensar (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Arte e vida: integração social - direito das crianças à educação e expressão artísticas. Doi: 10.5020/2317-2150.2008.v13n1p65Arte. Infância. Criança. Direito. Educação. Expressão.Este trabalho divide-se em três partes, todas vinculadas ao direito das crianças à educação e expressão artísticas. O objetivo é divulgar este direito. A primeira parte tem um prisma jurídico, ou seja, como as convenções internacionais, a Constituição Federal e as leis abordam este tema. A segunda, um ponto de vista eminentemente antropológico, sociológico e pedagógico, sempre na perspectiva dos direitos humanos. A terceira, de cunho descritivo, apresenta ações levadas pela Fundação Art and Life/Arte e Vida, a organização não governamental - ONG especializada em oficinas de artes plásticas para crianças em todo mundo. A arte é um patrimônio. A postura defendida é de distribuição justa de riquezas, inclusive as do tesouro artístico-cultural-educacional e da democratização dos conhecimentos. Conclui-se que criar, expressar-se, interagir e conviver, a arte também ensina. A arte, dessa forma, antecede a vida, porque a gera (antecede em sua acepção, não cronológica, mas lógica). A arte a transforma de mera sobrevivência em vida. Além disso, há a confirmação empírica da importância desse conhecimento e vivência, mediante experiências com oficinas de arte, porque os resultados encorajam e reforçam a convicção de que o acesso a este direito deve ser expandido.Universidade de Fortaleza2010-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rpen/article/view/80010.5020/23172150.2012.65-74Journal of Legal Sciences; Vol. 13 No. 1 (2008); 65-74Revista de Ciencias Jurídicas; Vol. 13 Núm. 1 (2008); 65-74Pensar - Revista de Ciências Jurídicas; v. 13 n. 1 (2008); 65-742317-21501519-8464reponame:Pensar (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rpen/article/view/800/1695Campos, Carolinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-27T11:40:41Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/800Revistahttps://periodicos.unifor.br/rpenhttp://ojs.unifor.br/index.php/rpen/oai||revistapensar@unifor.br2317-21501519-8464opendoar:2016-09-27T11:40:41Pensar (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arte e vida: integração social - direito das crianças à educação e expressão artísticas. Doi: 10.5020/2317-2150.2008.v13n1p65 |
title |
Arte e vida: integração social - direito das crianças à educação e expressão artísticas. Doi: 10.5020/2317-2150.2008.v13n1p65 |
spellingShingle |
Arte e vida: integração social - direito das crianças à educação e expressão artísticas. Doi: 10.5020/2317-2150.2008.v13n1p65 Campos, Carolina Arte. Infância. Criança. Direito. Educação. Expressão. |
title_short |
Arte e vida: integração social - direito das crianças à educação e expressão artísticas. Doi: 10.5020/2317-2150.2008.v13n1p65 |
title_full |
Arte e vida: integração social - direito das crianças à educação e expressão artísticas. Doi: 10.5020/2317-2150.2008.v13n1p65 |
title_fullStr |
Arte e vida: integração social - direito das crianças à educação e expressão artísticas. Doi: 10.5020/2317-2150.2008.v13n1p65 |
title_full_unstemmed |
Arte e vida: integração social - direito das crianças à educação e expressão artísticas. Doi: 10.5020/2317-2150.2008.v13n1p65 |
title_sort |
Arte e vida: integração social - direito das crianças à educação e expressão artísticas. Doi: 10.5020/2317-2150.2008.v13n1p65 |
author |
Campos, Carolina |
author_facet |
Campos, Carolina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Carolina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte. Infância. Criança. Direito. Educação. Expressão. |
topic |
Arte. Infância. Criança. Direito. Educação. Expressão. |
description |
Este trabalho divide-se em três partes, todas vinculadas ao direito das crianças à educação e expressão artísticas. O objetivo é divulgar este direito. A primeira parte tem um prisma jurídico, ou seja, como as convenções internacionais, a Constituição Federal e as leis abordam este tema. A segunda, um ponto de vista eminentemente antropológico, sociológico e pedagógico, sempre na perspectiva dos direitos humanos. A terceira, de cunho descritivo, apresenta ações levadas pela Fundação Art and Life/Arte e Vida, a organização não governamental - ONG especializada em oficinas de artes plásticas para crianças em todo mundo. A arte é um patrimônio. A postura defendida é de distribuição justa de riquezas, inclusive as do tesouro artístico-cultural-educacional e da democratização dos conhecimentos. Conclui-se que criar, expressar-se, interagir e conviver, a arte também ensina. A arte, dessa forma, antecede a vida, porque a gera (antecede em sua acepção, não cronológica, mas lógica). A arte a transforma de mera sobrevivência em vida. Além disso, há a confirmação empírica da importância desse conhecimento e vivência, mediante experiências com oficinas de arte, porque os resultados encorajam e reforçam a convicção de que o acesso a este direito deve ser expandido. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rpen/article/view/800 10.5020/23172150.2012.65-74 |
url |
https://ojs.unifor.br/rpen/article/view/800 |
identifier_str_mv |
10.5020/23172150.2012.65-74 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rpen/article/view/800/1695 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Legal Sciences; Vol. 13 No. 1 (2008); 65-74 Revista de Ciencias Jurídicas; Vol. 13 Núm. 1 (2008); 65-74 Pensar - Revista de Ciências Jurídicas; v. 13 n. 1 (2008); 65-74 2317-2150 1519-8464 reponame:Pensar (Fortaleza. Online) instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Pensar (Fortaleza. Online) |
collection |
Pensar (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistapensar@unifor.br |
_version_ |
1788165786113671168 |