VERSÕES INTERTEXTUAIS DA CANÇÃO DO EXÍLIO, DE GONÇALVES DIAS: ENTRE A PARÓDIA E A CARNAVALIZAÇÃO
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Transformar |
Texto Completo: | http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/335 |
Resumo: | A partir da década de 70, intertextualidades na forma de paródias e carnavalizações, conceitos que podem facilmente se confundir, tornam-se cada vez mais frequentes na literatura brasileira. Muitas produções brasileiras, como a Canção do Exílio (1846), de Gonçalves Dias, tiveram versões reescritas por outros escritores dentro da própria nação. Desta maneira, o presente trabalho busca observar as fronteiras entre a paródia e a carnavalização em versões reescritas da Canção do Exílio. A pesquisa tem como objetivo estabelecer limites entre paródia e carnavalização dentro da teoria bakhtiniana, bem como discutir as dificuldades de delimitação desses conceitos nas apropriações do texto em enfoque, sendo estes Nova Canção do Exílio (1978), de Luis Fernando Verissimo, e a Canção do Exílio às Avessas (1992), de Jô Soares. |
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VERSÕES INTERTEXTUAIS DA CANÇÃO DO EXÍLIO, DE GONÇALVES DIAS: ENTRE A PARÓDIA E A CARNAVALIZAÇÃOLetrasA partir da década de 70, intertextualidades na forma de paródias e carnavalizações, conceitos que podem facilmente se confundir, tornam-se cada vez mais frequentes na literatura brasileira. Muitas produções brasileiras, como a Canção do Exílio (1846), de Gonçalves Dias, tiveram versões reescritas por outros escritores dentro da própria nação. Desta maneira, o presente trabalho busca observar as fronteiras entre a paródia e a carnavalização em versões reescritas da Canção do Exílio. A pesquisa tem como objetivo estabelecer limites entre paródia e carnavalização dentro da teoria bakhtiniana, bem como discutir as dificuldades de delimitação desses conceitos nas apropriações do texto em enfoque, sendo estes Nova Canção do Exílio (1978), de Luis Fernando Verissimo, e a Canção do Exílio às Avessas (1992), de Jô Soares.Revista TransformarSCHMIDT, Ana Lucia Lima da Costa; Centro Universitário São José de ItaperunaAraujo, Beatriz Canto; Graduada em Letras - UNIFSJFinamore, Larissa Barbosa; Graduada em Letras UNIFSJ2020-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/335Revista Transformar; v. 14, n. 1 (2020): Volume 14, n. 1, Revista Transformar; 298-3152175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/335/226info:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-07T23:27:43Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/335Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2022-06-07T23:27:43Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false |
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