A tardia e conflituosa recepção do Concílio Vaticano II na diocese de Campos dos Goytacazes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mérida, Vinícius Couzzi
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Transformar
Texto Completo: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/58
Resumo: O Concílio Vaticano II teve por missão colocar a Igreja Católica em diálogo com o mundo moderno suplantando questões que não foram resolvidas desde o ad-vento da Revolução Francesa, ainda no século XVIII. Entretanto, houve dentro da Igreja diferentes interpretações quanto a este evento: o grupo dos progressistas en-tenderam o Concílio como sendo o início de uma nova Igreja, sem ligação com os outros vinte Concílios que marcaram a doutrina Católica ao longo de dois milênios. Houve aqueles que entenderam o Concílio Vaticano II como elo entre a Igreja do século XX em diálogo com o mundo moderno, mas sem perder a sua continuidade enquanto instituição bimilenar e houve ainda o grupo dos ultramontanos que inter-pretaram o 2º Concílio do Vaticano como uma manobra progressista para a autodes-truição da Igreja. Neste último grupo, destacam-se dois nomes: Dom Antônio de Castro Mayer e Monsenhor Marcel Lefebvre. Desta forma, estes irão marcar a histó-ria do Catolicismo no século XX, em função das diferentes interpretações que mar-caram este que foi o maior evento cristão do século.Palavras-chave: Aggiornamento, cisma, modernidade, progressismo, diocese de Campos, tradicionalismo.
id UNIFSJ-0_28bd8202a64d4c0a5d02f6f107288e96
oai_identifier_str oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/58
network_acronym_str UNIFSJ-0
network_name_str Revista Transformar
repository_id_str
spelling A tardia e conflituosa recepção do Concílio Vaticano II na diocese de Campos dos Goytacazes.O Concílio Vaticano II teve por missão colocar a Igreja Católica em diálogo com o mundo moderno suplantando questões que não foram resolvidas desde o ad-vento da Revolução Francesa, ainda no século XVIII. Entretanto, houve dentro da Igreja diferentes interpretações quanto a este evento: o grupo dos progressistas en-tenderam o Concílio como sendo o início de uma nova Igreja, sem ligação com os outros vinte Concílios que marcaram a doutrina Católica ao longo de dois milênios. Houve aqueles que entenderam o Concílio Vaticano II como elo entre a Igreja do século XX em diálogo com o mundo moderno, mas sem perder a sua continuidade enquanto instituição bimilenar e houve ainda o grupo dos ultramontanos que inter-pretaram o 2º Concílio do Vaticano como uma manobra progressista para a autodes-truição da Igreja. Neste último grupo, destacam-se dois nomes: Dom Antônio de Castro Mayer e Monsenhor Marcel Lefebvre. Desta forma, estes irão marcar a histó-ria do Catolicismo no século XX, em função das diferentes interpretações que mar-caram este que foi o maior evento cristão do século.Palavras-chave: Aggiornamento, cisma, modernidade, progressismo, diocese de Campos, tradicionalismo.Revista TransformarMérida, Vinícius Couzzi2016-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/58Revista Transformar; n. 8 (2016); 134-1502175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/58/54info:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-17T18:56:07Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/58Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2017-04-17T18:56:07Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A tardia e conflituosa recepção do Concílio Vaticano II na diocese de Campos dos Goytacazes.
title A tardia e conflituosa recepção do Concílio Vaticano II na diocese de Campos dos Goytacazes.
spellingShingle A tardia e conflituosa recepção do Concílio Vaticano II na diocese de Campos dos Goytacazes.
Mérida, Vinícius Couzzi
title_short A tardia e conflituosa recepção do Concílio Vaticano II na diocese de Campos dos Goytacazes.
title_full A tardia e conflituosa recepção do Concílio Vaticano II na diocese de Campos dos Goytacazes.
title_fullStr A tardia e conflituosa recepção do Concílio Vaticano II na diocese de Campos dos Goytacazes.
title_full_unstemmed A tardia e conflituosa recepção do Concílio Vaticano II na diocese de Campos dos Goytacazes.
title_sort A tardia e conflituosa recepção do Concílio Vaticano II na diocese de Campos dos Goytacazes.
author Mérida, Vinícius Couzzi
author_facet Mérida, Vinícius Couzzi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mérida, Vinícius Couzzi
dc.subject.none.fl_str_mv
description O Concílio Vaticano II teve por missão colocar a Igreja Católica em diálogo com o mundo moderno suplantando questões que não foram resolvidas desde o ad-vento da Revolução Francesa, ainda no século XVIII. Entretanto, houve dentro da Igreja diferentes interpretações quanto a este evento: o grupo dos progressistas en-tenderam o Concílio como sendo o início de uma nova Igreja, sem ligação com os outros vinte Concílios que marcaram a doutrina Católica ao longo de dois milênios. Houve aqueles que entenderam o Concílio Vaticano II como elo entre a Igreja do século XX em diálogo com o mundo moderno, mas sem perder a sua continuidade enquanto instituição bimilenar e houve ainda o grupo dos ultramontanos que inter-pretaram o 2º Concílio do Vaticano como uma manobra progressista para a autodes-truição da Igreja. Neste último grupo, destacam-se dois nomes: Dom Antônio de Castro Mayer e Monsenhor Marcel Lefebvre. Desta forma, estes irão marcar a histó-ria do Catolicismo no século XX, em função das diferentes interpretações que mar-caram este que foi o maior evento cristão do século.Palavras-chave: Aggiornamento, cisma, modernidade, progressismo, diocese de Campos, tradicionalismo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/58
url http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/58
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/58/54
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
dc.source.none.fl_str_mv Revista Transformar; n. 8 (2016); 134-150
21758255
18072623
reponame:Revista Transformar
instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron:UNIFSJ
instname_str Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron_str UNIFSJ
institution UNIFSJ
reponame_str Revista Transformar
collection Revista Transformar
repository.name.fl_str_mv Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
repository.mail.fl_str_mv cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br
_version_ 1798044997742755840