A tardia e conflituosa recepção do Concílio Vaticano II na diocese de Campos dos Goytacazes.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Transformar |
Texto Completo: | http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/58 |
Resumo: | O Concílio Vaticano II teve por missão colocar a Igreja Católica em diálogo com o mundo moderno suplantando questões que não foram resolvidas desde o ad-vento da Revolução Francesa, ainda no século XVIII. Entretanto, houve dentro da Igreja diferentes interpretações quanto a este evento: o grupo dos progressistas en-tenderam o Concílio como sendo o início de uma nova Igreja, sem ligação com os outros vinte Concílios que marcaram a doutrina Católica ao longo de dois milênios. Houve aqueles que entenderam o Concílio Vaticano II como elo entre a Igreja do século XX em diálogo com o mundo moderno, mas sem perder a sua continuidade enquanto instituição bimilenar e houve ainda o grupo dos ultramontanos que inter-pretaram o 2º Concílio do Vaticano como uma manobra progressista para a autodes-truição da Igreja. Neste último grupo, destacam-se dois nomes: Dom Antônio de Castro Mayer e Monsenhor Marcel Lefebvre. Desta forma, estes irão marcar a histó-ria do Catolicismo no século XX, em função das diferentes interpretações que mar-caram este que foi o maior evento cristão do século.Palavras-chave: Aggiornamento, cisma, modernidade, progressismo, diocese de Campos, tradicionalismo. |
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A tardia e conflituosa recepção do Concílio Vaticano II na diocese de Campos dos Goytacazes.O Concílio Vaticano II teve por missão colocar a Igreja Católica em diálogo com o mundo moderno suplantando questões que não foram resolvidas desde o ad-vento da Revolução Francesa, ainda no século XVIII. Entretanto, houve dentro da Igreja diferentes interpretações quanto a este evento: o grupo dos progressistas en-tenderam o Concílio como sendo o início de uma nova Igreja, sem ligação com os outros vinte Concílios que marcaram a doutrina Católica ao longo de dois milênios. Houve aqueles que entenderam o Concílio Vaticano II como elo entre a Igreja do século XX em diálogo com o mundo moderno, mas sem perder a sua continuidade enquanto instituição bimilenar e houve ainda o grupo dos ultramontanos que inter-pretaram o 2º Concílio do Vaticano como uma manobra progressista para a autodes-truição da Igreja. Neste último grupo, destacam-se dois nomes: Dom Antônio de Castro Mayer e Monsenhor Marcel Lefebvre. Desta forma, estes irão marcar a histó-ria do Catolicismo no século XX, em função das diferentes interpretações que mar-caram este que foi o maior evento cristão do século.Palavras-chave: Aggiornamento, cisma, modernidade, progressismo, diocese de Campos, tradicionalismo.Revista TransformarMérida, Vinícius Couzzi2016-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/58Revista Transformar; n. 8 (2016); 134-1502175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/58/54info:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-17T18:56:07Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/58Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2017-04-17T18:56:07Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false |
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