Uso do cavalo como instrumento didático e pedagógico no processo ensino-aprendizagem em escolas agrotécnicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Transformar |
Texto Completo: | http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/300 |
Resumo: | Na modalidade de Ensino Médio integrado à educação profissional técnica de nível médio, os conteúdos do Ensino Médio e da formação profissional devem ser trabalhados de forma integrada. O objetivo deste trabalho foi a formulação de uma proposta de utilização dos equinos como instrumento didático e pedagógico para o Ensino de Biologia em escolas com curso técnico em agropecuária, integrado ao Ensino Médio. Foram prospectados cinco grandes temas com potencial para uso dos equinos: Zoologia dos mamíferos, Metabolismo energético, Genética, Morfologia/Fisiologia e Endotermia. Assim, foram elaboradas três sequências didáticas, propostas para o 2º ano do Ensino Médio. Concluímos que é viável a utilização dos equinos como instrumento didático e pedagógico para o Ensino de Biologia em escolas com curso técnico em agropecuária, integrado ao Ensino Médio. O uso do equino gera também benefícios educacionais extras que a relação humano-equino pode proporcionar, nas áreas psicossociais, cognitivas, de inclusão e extensão. |
id |
UNIFSJ-0_45f767980a61d31b3f0d180a073ee4f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/300 |
network_acronym_str |
UNIFSJ-0 |
network_name_str |
Revista Transformar |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso do cavalo como instrumento didático e pedagógico no processo ensino-aprendizagem em escolas agrotécnicasEnsino Médio; Equinos; Interdisciplinaridade; Modelos Facilitadores do AprendizadoNa modalidade de Ensino Médio integrado à educação profissional técnica de nível médio, os conteúdos do Ensino Médio e da formação profissional devem ser trabalhados de forma integrada. O objetivo deste trabalho foi a formulação de uma proposta de utilização dos equinos como instrumento didático e pedagógico para o Ensino de Biologia em escolas com curso técnico em agropecuária, integrado ao Ensino Médio. Foram prospectados cinco grandes temas com potencial para uso dos equinos: Zoologia dos mamíferos, Metabolismo energético, Genética, Morfologia/Fisiologia e Endotermia. Assim, foram elaboradas três sequências didáticas, propostas para o 2º ano do Ensino Médio. Concluímos que é viável a utilização dos equinos como instrumento didático e pedagógico para o Ensino de Biologia em escolas com curso técnico em agropecuária, integrado ao Ensino Médio. O uso do equino gera também benefícios educacionais extras que a relação humano-equino pode proporcionar, nas áreas psicossociais, cognitivas, de inclusão e extensão.Revista TransformarGabetto de Sá, Luís RogérioSant'Anna, Aline Cristina; Departamento de Zoologia, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Juiz de Fora, ICB, UFJF.2020-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/300Revista Transformar; v. 14, n. 1 (2020): Volume 14, n. 1, Revista Transformar; 48-752175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/300/212http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/downloadSuppFile/300/31http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/downloadSuppFile/300/32info:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-07T23:27:43Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/300Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2022-06-07T23:27:43Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso do cavalo como instrumento didático e pedagógico no processo ensino-aprendizagem em escolas agrotécnicas |
title |
Uso do cavalo como instrumento didático e pedagógico no processo ensino-aprendizagem em escolas agrotécnicas |
spellingShingle |
Uso do cavalo como instrumento didático e pedagógico no processo ensino-aprendizagem em escolas agrotécnicas Gabetto de Sá, Luís Rogério Ensino Médio; Equinos; Interdisciplinaridade; Modelos Facilitadores do Aprendizado |
title_short |
Uso do cavalo como instrumento didático e pedagógico no processo ensino-aprendizagem em escolas agrotécnicas |
title_full |
Uso do cavalo como instrumento didático e pedagógico no processo ensino-aprendizagem em escolas agrotécnicas |
title_fullStr |
Uso do cavalo como instrumento didático e pedagógico no processo ensino-aprendizagem em escolas agrotécnicas |
title_full_unstemmed |
Uso do cavalo como instrumento didático e pedagógico no processo ensino-aprendizagem em escolas agrotécnicas |
title_sort |
Uso do cavalo como instrumento didático e pedagógico no processo ensino-aprendizagem em escolas agrotécnicas |
author |
Gabetto de Sá, Luís Rogério |
author_facet |
Gabetto de Sá, Luís Rogério Sant'Anna, Aline Cristina; Departamento de Zoologia, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Juiz de Fora, ICB, UFJF. |
author_role |
author |
author2 |
Sant'Anna, Aline Cristina; Departamento de Zoologia, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Juiz de Fora, ICB, UFJF. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gabetto de Sá, Luís Rogério Sant'Anna, Aline Cristina; Departamento de Zoologia, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Juiz de Fora, ICB, UFJF. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Médio; Equinos; Interdisciplinaridade; Modelos Facilitadores do Aprendizado |
topic |
Ensino Médio; Equinos; Interdisciplinaridade; Modelos Facilitadores do Aprendizado |
description |
Na modalidade de Ensino Médio integrado à educação profissional técnica de nível médio, os conteúdos do Ensino Médio e da formação profissional devem ser trabalhados de forma integrada. O objetivo deste trabalho foi a formulação de uma proposta de utilização dos equinos como instrumento didático e pedagógico para o Ensino de Biologia em escolas com curso técnico em agropecuária, integrado ao Ensino Médio. Foram prospectados cinco grandes temas com potencial para uso dos equinos: Zoologia dos mamíferos, Metabolismo energético, Genética, Morfologia/Fisiologia e Endotermia. Assim, foram elaboradas três sequências didáticas, propostas para o 2º ano do Ensino Médio. Concluímos que é viável a utilização dos equinos como instrumento didático e pedagógico para o Ensino de Biologia em escolas com curso técnico em agropecuária, integrado ao Ensino Médio. O uso do equino gera também benefícios educacionais extras que a relação humano-equino pode proporcionar, nas áreas psicossociais, cognitivas, de inclusão e extensão. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/300 |
url |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/300/212 http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/downloadSuppFile/300/31 http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/downloadSuppFile/300/32 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Transformar; v. 14, n. 1 (2020): Volume 14, n. 1, Revista Transformar; 48-75 21758255 18072623 reponame:Revista Transformar instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) instacron:UNIFSJ |
instname_str |
Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
instacron_str |
UNIFSJ |
institution |
UNIFSJ |
reponame_str |
Revista Transformar |
collection |
Revista Transformar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br |
_version_ |
1798044997058035712 |