Uso do cavalo como instrumento didático e pedagógico no processo ensino-aprendizagem em escolas agrotécnicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabetto de Sá, Luís Rogério
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sant'Anna, Aline Cristina; Departamento de Zoologia, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Juiz de Fora, ICB, UFJF.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Transformar
Texto Completo: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/300
Resumo: Na modalidade de Ensino Médio integrado à educação profissional técnica de nível médio, os conteúdos do Ensino Médio e da formação profissional devem ser trabalhados de forma integrada.  O objetivo deste trabalho foi a formulação de uma proposta de utilização dos equinos como instrumento didático e pedagógico para o Ensino de Biologia em escolas com curso técnico em agropecuária, integrado ao Ensino Médio. Foram prospectados cinco grandes temas com potencial para uso dos equinos: Zoologia dos mamíferos, Metabolismo energético, Genética, Morfologia/Fisiologia e Endotermia. Assim, foram elaboradas três sequências didáticas, propostas para o 2º ano do Ensino Médio. Concluímos que é viável a utilização dos equinos como instrumento didático e pedagógico para o Ensino de Biologia em escolas com curso técnico em agropecuária, integrado ao Ensino Médio. O uso do equino gera também benefícios educacionais extras que a relação humano-equino pode proporcionar, nas áreas psicossociais, cognitivas, de inclusão e extensão.
id UNIFSJ-0_45f767980a61d31b3f0d180a073ee4f8
oai_identifier_str oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/300
network_acronym_str UNIFSJ-0
network_name_str Revista Transformar
repository_id_str
spelling Uso do cavalo como instrumento didático e pedagógico no processo ensino-aprendizagem em escolas agrotécnicasEnsino Médio; Equinos; Interdisciplinaridade; Modelos Facilitadores do AprendizadoNa modalidade de Ensino Médio integrado à educação profissional técnica de nível médio, os conteúdos do Ensino Médio e da formação profissional devem ser trabalhados de forma integrada.  O objetivo deste trabalho foi a formulação de uma proposta de utilização dos equinos como instrumento didático e pedagógico para o Ensino de Biologia em escolas com curso técnico em agropecuária, integrado ao Ensino Médio. Foram prospectados cinco grandes temas com potencial para uso dos equinos: Zoologia dos mamíferos, Metabolismo energético, Genética, Morfologia/Fisiologia e Endotermia. Assim, foram elaboradas três sequências didáticas, propostas para o 2º ano do Ensino Médio. Concluímos que é viável a utilização dos equinos como instrumento didático e pedagógico para o Ensino de Biologia em escolas com curso técnico em agropecuária, integrado ao Ensino Médio. O uso do equino gera também benefícios educacionais extras que a relação humano-equino pode proporcionar, nas áreas psicossociais, cognitivas, de inclusão e extensão.Revista TransformarGabetto de Sá, Luís RogérioSant'Anna, Aline Cristina; Departamento de Zoologia, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Juiz de Fora, ICB, UFJF.2020-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/300Revista Transformar; v. 14, n. 1 (2020): Volume 14, n. 1, Revista Transformar; 48-752175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/300/212http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/downloadSuppFile/300/31http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/downloadSuppFile/300/32info:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-07T23:27:43Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/300Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2022-06-07T23:27:43Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso do cavalo como instrumento didático e pedagógico no processo ensino-aprendizagem em escolas agrotécnicas
title Uso do cavalo como instrumento didático e pedagógico no processo ensino-aprendizagem em escolas agrotécnicas
spellingShingle Uso do cavalo como instrumento didático e pedagógico no processo ensino-aprendizagem em escolas agrotécnicas
Gabetto de Sá, Luís Rogério
Ensino Médio; Equinos; Interdisciplinaridade; Modelos Facilitadores do Aprendizado
title_short Uso do cavalo como instrumento didático e pedagógico no processo ensino-aprendizagem em escolas agrotécnicas
title_full Uso do cavalo como instrumento didático e pedagógico no processo ensino-aprendizagem em escolas agrotécnicas
title_fullStr Uso do cavalo como instrumento didático e pedagógico no processo ensino-aprendizagem em escolas agrotécnicas
title_full_unstemmed Uso do cavalo como instrumento didático e pedagógico no processo ensino-aprendizagem em escolas agrotécnicas
title_sort Uso do cavalo como instrumento didático e pedagógico no processo ensino-aprendizagem em escolas agrotécnicas
author Gabetto de Sá, Luís Rogério
author_facet Gabetto de Sá, Luís Rogério
Sant'Anna, Aline Cristina; Departamento de Zoologia, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Juiz de Fora, ICB, UFJF.
author_role author
author2 Sant'Anna, Aline Cristina; Departamento de Zoologia, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Juiz de Fora, ICB, UFJF.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabetto de Sá, Luís Rogério
Sant'Anna, Aline Cristina; Departamento de Zoologia, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Juiz de Fora, ICB, UFJF.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Médio; Equinos; Interdisciplinaridade; Modelos Facilitadores do Aprendizado
topic Ensino Médio; Equinos; Interdisciplinaridade; Modelos Facilitadores do Aprendizado
description Na modalidade de Ensino Médio integrado à educação profissional técnica de nível médio, os conteúdos do Ensino Médio e da formação profissional devem ser trabalhados de forma integrada.  O objetivo deste trabalho foi a formulação de uma proposta de utilização dos equinos como instrumento didático e pedagógico para o Ensino de Biologia em escolas com curso técnico em agropecuária, integrado ao Ensino Médio. Foram prospectados cinco grandes temas com potencial para uso dos equinos: Zoologia dos mamíferos, Metabolismo energético, Genética, Morfologia/Fisiologia e Endotermia. Assim, foram elaboradas três sequências didáticas, propostas para o 2º ano do Ensino Médio. Concluímos que é viável a utilização dos equinos como instrumento didático e pedagógico para o Ensino de Biologia em escolas com curso técnico em agropecuária, integrado ao Ensino Médio. O uso do equino gera também benefícios educacionais extras que a relação humano-equino pode proporcionar, nas áreas psicossociais, cognitivas, de inclusão e extensão.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/300
url http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/300/212
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/downloadSuppFile/300/31
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/downloadSuppFile/300/32
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
dc.source.none.fl_str_mv Revista Transformar; v. 14, n. 1 (2020): Volume 14, n. 1, Revista Transformar; 48-75
21758255
18072623
reponame:Revista Transformar
instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron:UNIFSJ
instname_str Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron_str UNIFSJ
institution UNIFSJ
reponame_str Revista Transformar
collection Revista Transformar
repository.name.fl_str_mv Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
repository.mail.fl_str_mv cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br
_version_ 1798044997058035712