Crenças Disfuncionais após um AVC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Mariana Fernandes Ramos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: da Silva, Ronaldo Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Transformar
Texto Completo: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/731
Resumo: O AVC é uma das doenças mais presentes no cotidiano do brasileiro. Segundo a agência de notícias Portal Brasil (2012), 6 milhões de pessoas morrem anualmente vítima dessa doença, sendo 68 mil no Brasil. Este artigo tem a pretensão de discutir tal temática, e tomar conhecimento de que um AVC afeta a cognição de uma pessoa vitimada e quais crenças esta pessoa pode vir a adquirir após o episódio. Tendo como objetivos: saber se e como o AVC afeta a vida cognitiva, psicológica e emocional do sujeito que é acometido por essa doença e a implicação do psicólogo neste processo; compreender como o sujeito vivencia o AVC em suas relações consigo, com o outro e com o mundo a partir de suas crenças diante dessa nova realidade e, verificar a explicação da Psicologia na assistência a este sujeito para que ele possa ter equilíbrio emocional e psicológico, em busca de encorajamento diante dessa nova realidade. Para isso, foi feita uma pesquisa bibliográfica no que se refere ao tema pesquisado, utilizando o banco de dados do Google acadêmico, bem como revistas científicas dentro desta área como scielo, bireme entre outras. Concluiu-se que através da abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental, pôde ser identificado pensamentos disfuncionais a partir de crenças centrais que muitas pessoas desenvolvem no decorrer da vida, principalmente em relação à autoimagem e que dentro desta proposta terapêutica, pode-se lançar mão de estratégias e técnicas que trabalhem esta problemática.Palavras-chave: Sequelas. Psicológico. Emocional. Pensamentos disfuncionais.
id UNIFSJ-0_57130077d5a90885813d98a9b872bdc6
oai_identifier_str oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/731
network_acronym_str UNIFSJ-0
network_name_str Revista Transformar
repository_id_str
spelling Crenças Disfuncionais após um AVCO AVC é uma das doenças mais presentes no cotidiano do brasileiro. Segundo a agência de notícias Portal Brasil (2012), 6 milhões de pessoas morrem anualmente vítima dessa doença, sendo 68 mil no Brasil. Este artigo tem a pretensão de discutir tal temática, e tomar conhecimento de que um AVC afeta a cognição de uma pessoa vitimada e quais crenças esta pessoa pode vir a adquirir após o episódio. Tendo como objetivos: saber se e como o AVC afeta a vida cognitiva, psicológica e emocional do sujeito que é acometido por essa doença e a implicação do psicólogo neste processo; compreender como o sujeito vivencia o AVC em suas relações consigo, com o outro e com o mundo a partir de suas crenças diante dessa nova realidade e, verificar a explicação da Psicologia na assistência a este sujeito para que ele possa ter equilíbrio emocional e psicológico, em busca de encorajamento diante dessa nova realidade. Para isso, foi feita uma pesquisa bibliográfica no que se refere ao tema pesquisado, utilizando o banco de dados do Google acadêmico, bem como revistas científicas dentro desta área como scielo, bireme entre outras. Concluiu-se que através da abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental, pôde ser identificado pensamentos disfuncionais a partir de crenças centrais que muitas pessoas desenvolvem no decorrer da vida, principalmente em relação à autoimagem e que dentro desta proposta terapêutica, pode-se lançar mão de estratégias e técnicas que trabalhem esta problemática.Palavras-chave: Sequelas. Psicológico. Emocional. Pensamentos disfuncionais.Revista Transformardos Santos, Mariana Fernandes Ramosda Silva, Ronaldo Roberto2022-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Pareshttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/731Revista Transformar; v. 16, n. 1 (2022); 344-3622175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/731/384info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-13T22:31:37Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/731Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2022-10-13T22:31:37Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Crenças Disfuncionais após um AVC
title Crenças Disfuncionais após um AVC
spellingShingle Crenças Disfuncionais após um AVC
dos Santos, Mariana Fernandes Ramos
title_short Crenças Disfuncionais após um AVC
title_full Crenças Disfuncionais após um AVC
title_fullStr Crenças Disfuncionais após um AVC
title_full_unstemmed Crenças Disfuncionais após um AVC
title_sort Crenças Disfuncionais após um AVC
author dos Santos, Mariana Fernandes Ramos
author_facet dos Santos, Mariana Fernandes Ramos
da Silva, Ronaldo Roberto
author_role author
author2 da Silva, Ronaldo Roberto
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Mariana Fernandes Ramos
da Silva, Ronaldo Roberto
dc.subject.none.fl_str_mv
description O AVC é uma das doenças mais presentes no cotidiano do brasileiro. Segundo a agência de notícias Portal Brasil (2012), 6 milhões de pessoas morrem anualmente vítima dessa doença, sendo 68 mil no Brasil. Este artigo tem a pretensão de discutir tal temática, e tomar conhecimento de que um AVC afeta a cognição de uma pessoa vitimada e quais crenças esta pessoa pode vir a adquirir após o episódio. Tendo como objetivos: saber se e como o AVC afeta a vida cognitiva, psicológica e emocional do sujeito que é acometido por essa doença e a implicação do psicólogo neste processo; compreender como o sujeito vivencia o AVC em suas relações consigo, com o outro e com o mundo a partir de suas crenças diante dessa nova realidade e, verificar a explicação da Psicologia na assistência a este sujeito para que ele possa ter equilíbrio emocional e psicológico, em busca de encorajamento diante dessa nova realidade. Para isso, foi feita uma pesquisa bibliográfica no que se refere ao tema pesquisado, utilizando o banco de dados do Google acadêmico, bem como revistas científicas dentro desta área como scielo, bireme entre outras. Concluiu-se que através da abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental, pôde ser identificado pensamentos disfuncionais a partir de crenças centrais que muitas pessoas desenvolvem no decorrer da vida, principalmente em relação à autoimagem e que dentro desta proposta terapêutica, pode-se lançar mão de estratégias e técnicas que trabalhem esta problemática.Palavras-chave: Sequelas. Psicológico. Emocional. Pensamentos disfuncionais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/731
url http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/731/384
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
dc.source.none.fl_str_mv Revista Transformar; v. 16, n. 1 (2022); 344-362
21758255
18072623
reponame:Revista Transformar
instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron:UNIFSJ
instname_str Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron_str UNIFSJ
institution UNIFSJ
reponame_str Revista Transformar
collection Revista Transformar
repository.name.fl_str_mv Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
repository.mail.fl_str_mv cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br
_version_ 1798044996069228544