O poder do marketing no consumo excessivo de medicamentos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Giani Rambaldi
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: do Carmo, Bruno Borges, de Castro, Geane Freitas Pires, Correa, Jaqueline Bauer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Transformar
Texto Completo: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/79
Resumo: O hábito de automedicar-se pode provocar danos à saúde ou mesmo mascarar sintomas de doenças mais graves. O farmacêutico é um dos profissionais que informa sobre o uso racional de medicamentos. O uso irracional de medicamentos e as propagandas têm como consequência à automedicação em geral. O presente estudo mostra que a automedicação no Brasil existe em uma grande parcela da sociedade e a sua prática é bastante evidente, devido às crises no setor de saúde. A publicidade e o marketing de medicamentos causam grande motivação no uso irracional e prejudicial de medicamentos gerando um consumo excessivo de fármacos. Buscou-se fundamentar a temática embasando-se em autores como: Ferreira (2009), Kiyotani (2014), Rêgo (2012), Aquino (2007) dentre outros. Fica evidente que é necessário tomar medidas preventivas de modo a contribuir para a diminuição de riscos causados pela automedicação e consequentemente a visibilidade e a conscientização da população quanto ao perigo dos efeitos adversos que os fármacos podem causar. Palavras-chave: Automedicação, Atenção Farmacêutica, Racionalidade, Marketing de medicamentos.
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