ANÁLISE COMPARATIVA REFERENTE A OBRA CINEMATOGRÁFICA, O NOME DA ROSA E A OBRA BIBLIOGRÁFICA, AS TRÊS ORDENS OU O IMAGINÁRIO DO FEUDALISMO
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Transformar |
Texto Completo: | http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/177 |
Resumo: | A obra historiográfica “As Três Ordens, ou o Imaginário do Feudalismo” de George Duby (1978), tem em sua concepção principal, o desenvolvimento das ideias de distinção da estrutura medieval, abordando as ordens determinantes para o prosseguimento e como estas ordens foram importantes para o sucesso dessa elaboração no espaço de tempo da Idade Média. Já o retrato histórico apresentado pela obra cinematográfica “O Nome da Rosa” de Jean-Jacques Annaud (1986), tem por base de inspiração, “O Nome da Rosa” de Umberto Eco (1980), uma obra bibliográfica do gênero de romance, na qual retrata diversos mistérios encadeados na trama, dentro de um mosteiro beneditino. O prosperar desta análise comparativa, além da conexão realizada entre a obra bibliográfica e a obra cinematográfica e sua devida inspiração, também se constitui com os auxílios teóricos das obras de autores como, FRANCO (1983), MACDONALD (1995), ROPS (2010), BARROS (2010), dentre outros, tendo por generalidade a discussão sobre o período medieval. |
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ANÁLISE COMPARATIVA REFERENTE A OBRA CINEMATOGRÁFICA, O NOME DA ROSA E A OBRA BIBLIOGRÁFICA, AS TRÊS ORDENS OU O IMAGINÁRIO DO FEUDALISMOHistóriaA obra historiográfica “As Três Ordens, ou o Imaginário do Feudalismo” de George Duby (1978), tem em sua concepção principal, o desenvolvimento das ideias de distinção da estrutura medieval, abordando as ordens determinantes para o prosseguimento e como estas ordens foram importantes para o sucesso dessa elaboração no espaço de tempo da Idade Média. Já o retrato histórico apresentado pela obra cinematográfica “O Nome da Rosa” de Jean-Jacques Annaud (1986), tem por base de inspiração, “O Nome da Rosa” de Umberto Eco (1980), uma obra bibliográfica do gênero de romance, na qual retrata diversos mistérios encadeados na trama, dentro de um mosteiro beneditino. O prosperar desta análise comparativa, além da conexão realizada entre a obra bibliográfica e a obra cinematográfica e sua devida inspiração, também se constitui com os auxílios teóricos das obras de autores como, FRANCO (1983), MACDONALD (1995), ROPS (2010), BARROS (2010), dentre outros, tendo por generalidade a discussão sobre o período medieval.Revista TransformarMartineli Coelho, Marlon Douglas; Centro Universitário São José de Itaperuna – UNIFSJ.Pirozi, Anízio Antônio; Centro Universitário São José de Itaperuna – UNIFSJ.2019-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/177Revista Transformar; v. 12, n. 2 (2018); 1032175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/177/140info:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-28T15:47:29Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/177Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2019-01-28T15:47:29Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false |
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