O USO DOS MEMES PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE LINGUA INGLESA (LI)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Transformar |
Texto Completo: | http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/971 |
Resumo: | Os memes são uma nova e criativa forma de interação típica das redes digitais que começa a conquistar cada vez mais outros espaços e a adquirir novas dimensões. Isto porque os memes, como texto multimodal, têm suas variadas formas de se comunicar com as pessoas e são mais do que humor, diversão e deboche. Eles são ferramentas de comunicação estratégicas e eficazes na era acelerada em que vivemos. O estudo aborda o uso dos memes para a contextualização do ensino de Língua Inglesa, partindo da seguinte questão-problema: de que modo utilizar os memes para tornar certas aulas de inglês mais dinâmica e atualizada? Como objetivo procura-se evidenciar como o ensino de inglês pode se tornar mais produtivo e prazeroso com o uso de memes. Acerca da revisão bibliográfica os autores mais consultados foram Boa Sorte e Santos (2020), Cavalcante e De Oliveira (2019) e Gabriel (2020). Após o embasamento teórico, propôs-se uma atividade com aplicação dos memes como possibilidade de ser aplicada em sala de aula. Concluiu-se que utilizar os memes nas aulas de língua inglesa de forma contextualizada faz com que os alunos tenham interesse na matéria, pode ser usado de várias formas para que as aulas se tornem mais dinâmicas e prazerosas. |
id |
UNIFSJ-0_69865e05aa2ed2443a62b528b7ed205e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/971 |
network_acronym_str |
UNIFSJ-0 |
network_name_str |
Revista Transformar |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO DOS MEMES PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE LINGUA INGLESA (LI)Os memes são uma nova e criativa forma de interação típica das redes digitais que começa a conquistar cada vez mais outros espaços e a adquirir novas dimensões. Isto porque os memes, como texto multimodal, têm suas variadas formas de se comunicar com as pessoas e são mais do que humor, diversão e deboche. Eles são ferramentas de comunicação estratégicas e eficazes na era acelerada em que vivemos. O estudo aborda o uso dos memes para a contextualização do ensino de Língua Inglesa, partindo da seguinte questão-problema: de que modo utilizar os memes para tornar certas aulas de inglês mais dinâmica e atualizada? Como objetivo procura-se evidenciar como o ensino de inglês pode se tornar mais produtivo e prazeroso com o uso de memes. Acerca da revisão bibliográfica os autores mais consultados foram Boa Sorte e Santos (2020), Cavalcante e De Oliveira (2019) e Gabriel (2020). Após o embasamento teórico, propôs-se uma atividade com aplicação dos memes como possibilidade de ser aplicada em sala de aula. Concluiu-se que utilizar os memes nas aulas de língua inglesa de forma contextualizada faz com que os alunos tenham interesse na matéria, pode ser usado de várias formas para que as aulas se tornem mais dinâmicas e prazerosas.Revista TransformarSouza, Sonia Maria FonsecaSilva, Ingrid Nunes daDias, Lucas Fitaroni MoreiraFofano, Clodoaldo SanchesMuniz, Vyvian França Gomes Souza2023-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Pareshttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/971Revista Transformar; v. 17, n. 1 (2023); 201-2182175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/971/433info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-07T19:20:42Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/971Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2023-11-07T19:20:42Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DOS MEMES PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE LINGUA INGLESA (LI) |
title |
O USO DOS MEMES PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE LINGUA INGLESA (LI) |
spellingShingle |
O USO DOS MEMES PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE LINGUA INGLESA (LI) Souza, Sonia Maria Fonseca |
title_short |
O USO DOS MEMES PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE LINGUA INGLESA (LI) |
title_full |
O USO DOS MEMES PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE LINGUA INGLESA (LI) |
title_fullStr |
O USO DOS MEMES PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE LINGUA INGLESA (LI) |
title_full_unstemmed |
O USO DOS MEMES PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE LINGUA INGLESA (LI) |
title_sort |
O USO DOS MEMES PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE LINGUA INGLESA (LI) |
author |
Souza, Sonia Maria Fonseca |
author_facet |
Souza, Sonia Maria Fonseca Silva, Ingrid Nunes da Dias, Lucas Fitaroni Moreira Fofano, Clodoaldo Sanches Muniz, Vyvian França Gomes Souza |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ingrid Nunes da Dias, Lucas Fitaroni Moreira Fofano, Clodoaldo Sanches Muniz, Vyvian França Gomes Souza |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Sonia Maria Fonseca Silva, Ingrid Nunes da Dias, Lucas Fitaroni Moreira Fofano, Clodoaldo Sanches Muniz, Vyvian França Gomes Souza |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Os memes são uma nova e criativa forma de interação típica das redes digitais que começa a conquistar cada vez mais outros espaços e a adquirir novas dimensões. Isto porque os memes, como texto multimodal, têm suas variadas formas de se comunicar com as pessoas e são mais do que humor, diversão e deboche. Eles são ferramentas de comunicação estratégicas e eficazes na era acelerada em que vivemos. O estudo aborda o uso dos memes para a contextualização do ensino de Língua Inglesa, partindo da seguinte questão-problema: de que modo utilizar os memes para tornar certas aulas de inglês mais dinâmica e atualizada? Como objetivo procura-se evidenciar como o ensino de inglês pode se tornar mais produtivo e prazeroso com o uso de memes. Acerca da revisão bibliográfica os autores mais consultados foram Boa Sorte e Santos (2020), Cavalcante e De Oliveira (2019) e Gabriel (2020). Após o embasamento teórico, propôs-se uma atividade com aplicação dos memes como possibilidade de ser aplicada em sala de aula. Concluiu-se que utilizar os memes nas aulas de língua inglesa de forma contextualizada faz com que os alunos tenham interesse na matéria, pode ser usado de várias formas para que as aulas se tornem mais dinâmicas e prazerosas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/971 |
url |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/971 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/971/433 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Transformar; v. 17, n. 1 (2023); 201-218 21758255 18072623 reponame:Revista Transformar instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) instacron:UNIFSJ |
instname_str |
Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
instacron_str |
UNIFSJ |
institution |
UNIFSJ |
reponame_str |
Revista Transformar |
collection |
Revista Transformar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br |
_version_ |
1798044996000022528 |