O USO DOS MEMES PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE LINGUA INGLESA (LI)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Sonia Maria Fonseca
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Ingrid Nunes da, Dias, Lucas Fitaroni Moreira, Fofano, Clodoaldo Sanches, Muniz, Vyvian França Gomes Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Transformar
Texto Completo: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/971
Resumo: Os memes são uma nova e criativa forma de interação típica das redes digitais que começa a conquistar cada vez mais outros espaços e a adquirir novas dimensões. Isto porque os memes, como texto multimodal, têm suas variadas formas de se comunicar com as pessoas e são mais do que humor, diversão e deboche. Eles são ferramentas de comunicação estratégicas e eficazes na era acelerada em que vivemos. O estudo aborda o uso dos memes para a contextualização do ensino de Língua Inglesa, partindo da seguinte questão-problema: de que modo utilizar os memes para tornar certas aulas de inglês mais dinâmica e atualizada? Como objetivo procura-se evidenciar como o ensino de inglês pode se tornar mais produtivo e prazeroso com o uso de memes. Acerca da revisão bibliográfica os autores mais consultados foram Boa Sorte e Santos (2020), Cavalcante e De Oliveira (2019) e Gabriel (2020). Após o embasamento teórico, propôs-se uma atividade com aplicação dos memes como possibilidade de ser aplicada em sala de aula. Concluiu-se que utilizar os memes nas aulas de língua inglesa de forma contextualizada faz com que os alunos tenham interesse na matéria, pode ser usado de várias formas para que as aulas se tornem mais dinâmicas e prazerosas.
id UNIFSJ-0_69865e05aa2ed2443a62b528b7ed205e
oai_identifier_str oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/971
network_acronym_str UNIFSJ-0
network_name_str Revista Transformar
repository_id_str
spelling O USO DOS MEMES PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE LINGUA INGLESA (LI)Os memes são uma nova e criativa forma de interação típica das redes digitais que começa a conquistar cada vez mais outros espaços e a adquirir novas dimensões. Isto porque os memes, como texto multimodal, têm suas variadas formas de se comunicar com as pessoas e são mais do que humor, diversão e deboche. Eles são ferramentas de comunicação estratégicas e eficazes na era acelerada em que vivemos. O estudo aborda o uso dos memes para a contextualização do ensino de Língua Inglesa, partindo da seguinte questão-problema: de que modo utilizar os memes para tornar certas aulas de inglês mais dinâmica e atualizada? Como objetivo procura-se evidenciar como o ensino de inglês pode se tornar mais produtivo e prazeroso com o uso de memes. Acerca da revisão bibliográfica os autores mais consultados foram Boa Sorte e Santos (2020), Cavalcante e De Oliveira (2019) e Gabriel (2020). Após o embasamento teórico, propôs-se uma atividade com aplicação dos memes como possibilidade de ser aplicada em sala de aula. Concluiu-se que utilizar os memes nas aulas de língua inglesa de forma contextualizada faz com que os alunos tenham interesse na matéria, pode ser usado de várias formas para que as aulas se tornem mais dinâmicas e prazerosas.Revista TransformarSouza, Sonia Maria FonsecaSilva, Ingrid Nunes daDias, Lucas Fitaroni MoreiraFofano, Clodoaldo SanchesMuniz, Vyvian França Gomes Souza2023-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Pareshttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/971Revista Transformar; v. 17, n. 1 (2023); 201-2182175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/971/433info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-07T19:20:42Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/971Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2023-11-07T19:20:42Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DOS MEMES PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE LINGUA INGLESA (LI)
title O USO DOS MEMES PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE LINGUA INGLESA (LI)
spellingShingle O USO DOS MEMES PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE LINGUA INGLESA (LI)
Souza, Sonia Maria Fonseca
title_short O USO DOS MEMES PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE LINGUA INGLESA (LI)
title_full O USO DOS MEMES PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE LINGUA INGLESA (LI)
title_fullStr O USO DOS MEMES PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE LINGUA INGLESA (LI)
title_full_unstemmed O USO DOS MEMES PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE LINGUA INGLESA (LI)
title_sort O USO DOS MEMES PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE LINGUA INGLESA (LI)
author Souza, Sonia Maria Fonseca
author_facet Souza, Sonia Maria Fonseca
Silva, Ingrid Nunes da
Dias, Lucas Fitaroni Moreira
Fofano, Clodoaldo Sanches
Muniz, Vyvian França Gomes Souza
author_role author
author2 Silva, Ingrid Nunes da
Dias, Lucas Fitaroni Moreira
Fofano, Clodoaldo Sanches
Muniz, Vyvian França Gomes Souza
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Sonia Maria Fonseca
Silva, Ingrid Nunes da
Dias, Lucas Fitaroni Moreira
Fofano, Clodoaldo Sanches
Muniz, Vyvian França Gomes Souza
dc.subject.none.fl_str_mv
description Os memes são uma nova e criativa forma de interação típica das redes digitais que começa a conquistar cada vez mais outros espaços e a adquirir novas dimensões. Isto porque os memes, como texto multimodal, têm suas variadas formas de se comunicar com as pessoas e são mais do que humor, diversão e deboche. Eles são ferramentas de comunicação estratégicas e eficazes na era acelerada em que vivemos. O estudo aborda o uso dos memes para a contextualização do ensino de Língua Inglesa, partindo da seguinte questão-problema: de que modo utilizar os memes para tornar certas aulas de inglês mais dinâmica e atualizada? Como objetivo procura-se evidenciar como o ensino de inglês pode se tornar mais produtivo e prazeroso com o uso de memes. Acerca da revisão bibliográfica os autores mais consultados foram Boa Sorte e Santos (2020), Cavalcante e De Oliveira (2019) e Gabriel (2020). Após o embasamento teórico, propôs-se uma atividade com aplicação dos memes como possibilidade de ser aplicada em sala de aula. Concluiu-se que utilizar os memes nas aulas de língua inglesa de forma contextualizada faz com que os alunos tenham interesse na matéria, pode ser usado de várias formas para que as aulas se tornem mais dinâmicas e prazerosas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/971
url http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/971/433
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
dc.source.none.fl_str_mv Revista Transformar; v. 17, n. 1 (2023); 201-218
21758255
18072623
reponame:Revista Transformar
instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron:UNIFSJ
instname_str Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron_str UNIFSJ
institution UNIFSJ
reponame_str Revista Transformar
collection Revista Transformar
repository.name.fl_str_mv Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
repository.mail.fl_str_mv cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br
_version_ 1798044996000022528