ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL PROPAGANDA: A RELEVÂNCIA DE SE DECIFRAR A CONSTRUÇÃO IMAGÉTICA DO FEMININO
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Transformar |
Texto Completo: | http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/55 |
Resumo: | Este trabalho analisa o desenvolvimento das formações discursivas no gênero propaganda, especificamente, a respeito da construção de imagens realizada nesta seara. Dentre os objetivos, pretende-se compreender como desvendar e interpretar as projeções imagéticas deste gênero textual possibilita um ensino que desperte a criticidade do alunado, bem como o faz ativar saberes adquiridos em outras áreas do conhecimento devido às plurissignificações encadeadas por estes textos. A metodologia consiste em analisar conforme os pressupostos da Análise Crítica do Discurso o movimento argumentativo de propagandas (em específico, comerciais da marca de produtos de limpeza doméstica, Bombril), a fim de argumentar em favor de tal análise como forma de cumprimento das orientações dos documentos oficiais de ensino de língua a respeito da ampliação da capacidade crítica na competência discursiva. Como resultados, percebeu-se a potencialidade da utilização do gênero textual propaganda para aguçamento da criticidade, à medida que se (des)constroem os estereótipos criados em textos produzidos pela grande mídia, por exemplo. Tais práticas que remontam o trabalho imagético do discurso publicitário permitem que se apresente o aspecto do hibridismo tipológico nos gêneros, pois os alunos notam a propaganda não meramente como um texto de descrição de produtos, mas passam a reconhecer a argumentatividade desses textos e, sobretudo, como as imagens contribuem para a construção persuasiva. Conclui-se, assim, que desvelar as entrelinhas do discurso publicitário, com enfoque especial à produção imagética, permite aflorar conhecimentos que tornem nosso alunado mais crítico e atento às questões da sociedade em que se faz cidadão. Palavras-chave: Gêneros textuais, Ensino, Imagem na publicidade. |
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ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL PROPAGANDA: A RELEVÂNCIA DE SE DECIFRAR A CONSTRUÇÃO IMAGÉTICA DO FEMININOEste trabalho analisa o desenvolvimento das formações discursivas no gênero propaganda, especificamente, a respeito da construção de imagens realizada nesta seara. Dentre os objetivos, pretende-se compreender como desvendar e interpretar as projeções imagéticas deste gênero textual possibilita um ensino que desperte a criticidade do alunado, bem como o faz ativar saberes adquiridos em outras áreas do conhecimento devido às plurissignificações encadeadas por estes textos. A metodologia consiste em analisar conforme os pressupostos da Análise Crítica do Discurso o movimento argumentativo de propagandas (em específico, comerciais da marca de produtos de limpeza doméstica, Bombril), a fim de argumentar em favor de tal análise como forma de cumprimento das orientações dos documentos oficiais de ensino de língua a respeito da ampliação da capacidade crítica na competência discursiva. Como resultados, percebeu-se a potencialidade da utilização do gênero textual propaganda para aguçamento da criticidade, à medida que se (des)constroem os estereótipos criados em textos produzidos pela grande mídia, por exemplo. Tais práticas que remontam o trabalho imagético do discurso publicitário permitem que se apresente o aspecto do hibridismo tipológico nos gêneros, pois os alunos notam a propaganda não meramente como um texto de descrição de produtos, mas passam a reconhecer a argumentatividade desses textos e, sobretudo, como as imagens contribuem para a construção persuasiva. Conclui-se, assim, que desvelar as entrelinhas do discurso publicitário, com enfoque especial à produção imagética, permite aflorar conhecimentos que tornem nosso alunado mais crítico e atento às questões da sociedade em que se faz cidadão. Palavras-chave: Gêneros textuais, Ensino, Imagem na publicidade.Revista TransformarGonçalves, Carla AparecidaPaulo, Isis Lima deCaetano, Joane Marieli PereiraDutra, Lenise Ribeiro2016-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/55Revista Transformar; n. 8 (2016); 82-962175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/55/52info:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-17T18:56:07Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/55Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2017-04-17T18:56:07Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false |
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