Leitura literária: a magia de saber com sabor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Transformar |
Texto Completo: | http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/75 |
Resumo: | Comenta-se, neste estudo, sobre a leitura literária objetivando demonstrar as diversas maneiras de o professor sensibilizar os alunos para realizá-la. As recomendações ora mencionadas foram testadas em sala de aula por uma pesquisa de campo (parte de uma dissertação de mestrado da autora deste artigo). Sem discutir dados emanados da referida pesquisa, discorre-se sobre atitudes tomadas em sala de aula referentes ao texto literário, por já ter verificado que elas surtem resultados profícuos nessa investida. Adverte-se, como conclusão, que toda e qualquer tentativa nessa direção dependerá do envolvimento do professor para adaptar o que convier conforme a realidade instaurada no momento. Palavras-chave: Aluno/Professor. Livro. Prazer do texto. Roland Barthes. |
id |
UNIFSJ-0_775695fb26769907a4999ab9e6f7105c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/75 |
network_acronym_str |
UNIFSJ-0 |
network_name_str |
Revista Transformar |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura literária: a magia de saber com saborComenta-se, neste estudo, sobre a leitura literária objetivando demonstrar as diversas maneiras de o professor sensibilizar os alunos para realizá-la. As recomendações ora mencionadas foram testadas em sala de aula por uma pesquisa de campo (parte de uma dissertação de mestrado da autora deste artigo). Sem discutir dados emanados da referida pesquisa, discorre-se sobre atitudes tomadas em sala de aula referentes ao texto literário, por já ter verificado que elas surtem resultados profícuos nessa investida. Adverte-se, como conclusão, que toda e qualquer tentativa nessa direção dependerá do envolvimento do professor para adaptar o que convier conforme a realidade instaurada no momento. Palavras-chave: Aluno/Professor. Livro. Prazer do texto. Roland Barthes.Revista TransformarPontes Ribeiro, Dulce Helena2016-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/75Revista Transformar; 2016; 67-752175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/75/71info:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-05T18:58:09Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/75Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2016-12-05T18:58:09Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura literária: a magia de saber com sabor |
title |
Leitura literária: a magia de saber com sabor |
spellingShingle |
Leitura literária: a magia de saber com sabor Pontes Ribeiro, Dulce Helena |
title_short |
Leitura literária: a magia de saber com sabor |
title_full |
Leitura literária: a magia de saber com sabor |
title_fullStr |
Leitura literária: a magia de saber com sabor |
title_full_unstemmed |
Leitura literária: a magia de saber com sabor |
title_sort |
Leitura literária: a magia de saber com sabor |
author |
Pontes Ribeiro, Dulce Helena |
author_facet |
Pontes Ribeiro, Dulce Helena |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontes Ribeiro, Dulce Helena |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Comenta-se, neste estudo, sobre a leitura literária objetivando demonstrar as diversas maneiras de o professor sensibilizar os alunos para realizá-la. As recomendações ora mencionadas foram testadas em sala de aula por uma pesquisa de campo (parte de uma dissertação de mestrado da autora deste artigo). Sem discutir dados emanados da referida pesquisa, discorre-se sobre atitudes tomadas em sala de aula referentes ao texto literário, por já ter verificado que elas surtem resultados profícuos nessa investida. Adverte-se, como conclusão, que toda e qualquer tentativa nessa direção dependerá do envolvimento do professor para adaptar o que convier conforme a realidade instaurada no momento. Palavras-chave: Aluno/Professor. Livro. Prazer do texto. Roland Barthes. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/75 |
url |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/75 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/75/71 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Transformar; 2016; 67-75 21758255 18072623 reponame:Revista Transformar instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) instacron:UNIFSJ |
instname_str |
Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
instacron_str |
UNIFSJ |
institution |
UNIFSJ |
reponame_str |
Revista Transformar |
collection |
Revista Transformar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br |
_version_ |
1798044997053841408 |