ANALISANDO O ENSINO HÍBRIDO: LEVANTAMENTO BIBLIOMÉTRICO PELA BASE DE DADOS SCOPUS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Camila Rangel de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lanes, Luiza Guimarães, Pezarino, Mayara Xavier Vito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Transformar
Texto Completo: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/865
Resumo: Este trabalho tem como temática a abordagem do Ensino Híbrido presente nas práticas pedagógicas tanto da educação básica quanto do ensino superior. Sendo assim, surge a seguinte questão norteadora: de que maneira o ensino híbrido tem sido aplicado atualmente nas salas de aula? Em linhas gerais, objetiva-se analisar o método utilizado para a articulação de um ensino mais contextualizado, que coloca o aluno como elemento central na construção do conhecimento. Mais especificamente, esse estudo investiga os benefícios e desafios do Ensino Híbrido no processo de ensino-aprendizagem. Metodologicamente, inicia-se a pesquisa com o uso da bibliografia, acerca de instruções sobre o Ensino Híbrido como metodologia ativa e essa fase encontra respaldo teórico, principalmente, em Moran (2015, 2018) e Sunaga e Carvalho (2015); em seguida, utiliza-se da técnica de bibliometria para apresentar e explicar os dados do uso do Ensino Híbrido.
id UNIFSJ-0_79f69ae39967f21664a46f0df003051b
oai_identifier_str oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/865
network_acronym_str UNIFSJ-0
network_name_str Revista Transformar
repository_id_str
spelling ANALISANDO O ENSINO HÍBRIDO: LEVANTAMENTO BIBLIOMÉTRICO PELA BASE DE DADOS SCOPUSEste trabalho tem como temática a abordagem do Ensino Híbrido presente nas práticas pedagógicas tanto da educação básica quanto do ensino superior. Sendo assim, surge a seguinte questão norteadora: de que maneira o ensino híbrido tem sido aplicado atualmente nas salas de aula? Em linhas gerais, objetiva-se analisar o método utilizado para a articulação de um ensino mais contextualizado, que coloca o aluno como elemento central na construção do conhecimento. Mais especificamente, esse estudo investiga os benefícios e desafios do Ensino Híbrido no processo de ensino-aprendizagem. Metodologicamente, inicia-se a pesquisa com o uso da bibliografia, acerca de instruções sobre o Ensino Híbrido como metodologia ativa e essa fase encontra respaldo teórico, principalmente, em Moran (2015, 2018) e Sunaga e Carvalho (2015); em seguida, utiliza-se da técnica de bibliometria para apresentar e explicar os dados do uso do Ensino Híbrido.Revista TransformarAlmeida, Camila Rangel deLanes, Luiza GuimarãesPezarino, Mayara Xavier Vito2023-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Pareshttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/865Revista Transformar; v. 16, n. 2 (2022); 162-1782175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/865/394info:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-06T17:16:06Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/865Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2023-06-06T17:16:06Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false
dc.title.none.fl_str_mv ANALISANDO O ENSINO HÍBRIDO: LEVANTAMENTO BIBLIOMÉTRICO PELA BASE DE DADOS SCOPUS
title ANALISANDO O ENSINO HÍBRIDO: LEVANTAMENTO BIBLIOMÉTRICO PELA BASE DE DADOS SCOPUS
spellingShingle ANALISANDO O ENSINO HÍBRIDO: LEVANTAMENTO BIBLIOMÉTRICO PELA BASE DE DADOS SCOPUS
Almeida, Camila Rangel de
title_short ANALISANDO O ENSINO HÍBRIDO: LEVANTAMENTO BIBLIOMÉTRICO PELA BASE DE DADOS SCOPUS
title_full ANALISANDO O ENSINO HÍBRIDO: LEVANTAMENTO BIBLIOMÉTRICO PELA BASE DE DADOS SCOPUS
title_fullStr ANALISANDO O ENSINO HÍBRIDO: LEVANTAMENTO BIBLIOMÉTRICO PELA BASE DE DADOS SCOPUS
title_full_unstemmed ANALISANDO O ENSINO HÍBRIDO: LEVANTAMENTO BIBLIOMÉTRICO PELA BASE DE DADOS SCOPUS
title_sort ANALISANDO O ENSINO HÍBRIDO: LEVANTAMENTO BIBLIOMÉTRICO PELA BASE DE DADOS SCOPUS
author Almeida, Camila Rangel de
author_facet Almeida, Camila Rangel de
Lanes, Luiza Guimarães
Pezarino, Mayara Xavier Vito
author_role author
author2 Lanes, Luiza Guimarães
Pezarino, Mayara Xavier Vito
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Camila Rangel de
Lanes, Luiza Guimarães
Pezarino, Mayara Xavier Vito
dc.subject.none.fl_str_mv
description Este trabalho tem como temática a abordagem do Ensino Híbrido presente nas práticas pedagógicas tanto da educação básica quanto do ensino superior. Sendo assim, surge a seguinte questão norteadora: de que maneira o ensino híbrido tem sido aplicado atualmente nas salas de aula? Em linhas gerais, objetiva-se analisar o método utilizado para a articulação de um ensino mais contextualizado, que coloca o aluno como elemento central na construção do conhecimento. Mais especificamente, esse estudo investiga os benefícios e desafios do Ensino Híbrido no processo de ensino-aprendizagem. Metodologicamente, inicia-se a pesquisa com o uso da bibliografia, acerca de instruções sobre o Ensino Híbrido como metodologia ativa e essa fase encontra respaldo teórico, principalmente, em Moran (2015, 2018) e Sunaga e Carvalho (2015); em seguida, utiliza-se da técnica de bibliometria para apresentar e explicar os dados do uso do Ensino Híbrido.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/865
url http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/865/394
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
dc.source.none.fl_str_mv Revista Transformar; v. 16, n. 2 (2022); 162-178
21758255
18072623
reponame:Revista Transformar
instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron:UNIFSJ
instname_str Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron_str UNIFSJ
institution UNIFSJ
reponame_str Revista Transformar
collection Revista Transformar
repository.name.fl_str_mv Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
repository.mail.fl_str_mv cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br
_version_ 1798044996013654016