ANALISANDO O ENSINO HÍBRIDO: LEVANTAMENTO BIBLIOMÉTRICO PELA BASE DE DADOS SCOPUS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Transformar |
Texto Completo: | http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/865 |
Resumo: | Este trabalho tem como temática a abordagem do Ensino Híbrido presente nas práticas pedagógicas tanto da educação básica quanto do ensino superior. Sendo assim, surge a seguinte questão norteadora: de que maneira o ensino híbrido tem sido aplicado atualmente nas salas de aula? Em linhas gerais, objetiva-se analisar o método utilizado para a articulação de um ensino mais contextualizado, que coloca o aluno como elemento central na construção do conhecimento. Mais especificamente, esse estudo investiga os benefícios e desafios do Ensino Híbrido no processo de ensino-aprendizagem. Metodologicamente, inicia-se a pesquisa com o uso da bibliografia, acerca de instruções sobre o Ensino Híbrido como metodologia ativa e essa fase encontra respaldo teórico, principalmente, em Moran (2015, 2018) e Sunaga e Carvalho (2015); em seguida, utiliza-se da técnica de bibliometria para apresentar e explicar os dados do uso do Ensino Híbrido. |
id |
UNIFSJ-0_79f69ae39967f21664a46f0df003051b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/865 |
network_acronym_str |
UNIFSJ-0 |
network_name_str |
Revista Transformar |
repository_id_str |
|
spelling |
ANALISANDO O ENSINO HÍBRIDO: LEVANTAMENTO BIBLIOMÉTRICO PELA BASE DE DADOS SCOPUSEste trabalho tem como temática a abordagem do Ensino Híbrido presente nas práticas pedagógicas tanto da educação básica quanto do ensino superior. Sendo assim, surge a seguinte questão norteadora: de que maneira o ensino híbrido tem sido aplicado atualmente nas salas de aula? Em linhas gerais, objetiva-se analisar o método utilizado para a articulação de um ensino mais contextualizado, que coloca o aluno como elemento central na construção do conhecimento. Mais especificamente, esse estudo investiga os benefícios e desafios do Ensino Híbrido no processo de ensino-aprendizagem. Metodologicamente, inicia-se a pesquisa com o uso da bibliografia, acerca de instruções sobre o Ensino Híbrido como metodologia ativa e essa fase encontra respaldo teórico, principalmente, em Moran (2015, 2018) e Sunaga e Carvalho (2015); em seguida, utiliza-se da técnica de bibliometria para apresentar e explicar os dados do uso do Ensino Híbrido.Revista TransformarAlmeida, Camila Rangel deLanes, Luiza GuimarãesPezarino, Mayara Xavier Vito2023-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Pareshttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/865Revista Transformar; v. 16, n. 2 (2022); 162-1782175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/865/394info:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-06T17:16:06Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/865Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2023-06-06T17:16:06Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANALISANDO O ENSINO HÍBRIDO: LEVANTAMENTO BIBLIOMÉTRICO PELA BASE DE DADOS SCOPUS |
title |
ANALISANDO O ENSINO HÍBRIDO: LEVANTAMENTO BIBLIOMÉTRICO PELA BASE DE DADOS SCOPUS |
spellingShingle |
ANALISANDO O ENSINO HÍBRIDO: LEVANTAMENTO BIBLIOMÉTRICO PELA BASE DE DADOS SCOPUS Almeida, Camila Rangel de |
title_short |
ANALISANDO O ENSINO HÍBRIDO: LEVANTAMENTO BIBLIOMÉTRICO PELA BASE DE DADOS SCOPUS |
title_full |
ANALISANDO O ENSINO HÍBRIDO: LEVANTAMENTO BIBLIOMÉTRICO PELA BASE DE DADOS SCOPUS |
title_fullStr |
ANALISANDO O ENSINO HÍBRIDO: LEVANTAMENTO BIBLIOMÉTRICO PELA BASE DE DADOS SCOPUS |
title_full_unstemmed |
ANALISANDO O ENSINO HÍBRIDO: LEVANTAMENTO BIBLIOMÉTRICO PELA BASE DE DADOS SCOPUS |
title_sort |
ANALISANDO O ENSINO HÍBRIDO: LEVANTAMENTO BIBLIOMÉTRICO PELA BASE DE DADOS SCOPUS |
author |
Almeida, Camila Rangel de |
author_facet |
Almeida, Camila Rangel de Lanes, Luiza Guimarães Pezarino, Mayara Xavier Vito |
author_role |
author |
author2 |
Lanes, Luiza Guimarães Pezarino, Mayara Xavier Vito |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Camila Rangel de Lanes, Luiza Guimarães Pezarino, Mayara Xavier Vito |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Este trabalho tem como temática a abordagem do Ensino Híbrido presente nas práticas pedagógicas tanto da educação básica quanto do ensino superior. Sendo assim, surge a seguinte questão norteadora: de que maneira o ensino híbrido tem sido aplicado atualmente nas salas de aula? Em linhas gerais, objetiva-se analisar o método utilizado para a articulação de um ensino mais contextualizado, que coloca o aluno como elemento central na construção do conhecimento. Mais especificamente, esse estudo investiga os benefícios e desafios do Ensino Híbrido no processo de ensino-aprendizagem. Metodologicamente, inicia-se a pesquisa com o uso da bibliografia, acerca de instruções sobre o Ensino Híbrido como metodologia ativa e essa fase encontra respaldo teórico, principalmente, em Moran (2015, 2018) e Sunaga e Carvalho (2015); em seguida, utiliza-se da técnica de bibliometria para apresentar e explicar os dados do uso do Ensino Híbrido. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/865 |
url |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/865 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/865/394 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Transformar; v. 16, n. 2 (2022); 162-178 21758255 18072623 reponame:Revista Transformar instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) instacron:UNIFSJ |
instname_str |
Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
instacron_str |
UNIFSJ |
institution |
UNIFSJ |
reponame_str |
Revista Transformar |
collection |
Revista Transformar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br |
_version_ |
1798044996013654016 |