A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Ligiane Pereira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Lorrane Estácio do Prado da, Pezarino, Mayara Xavier Vito, Luquetti, Eliana Crispim França
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Transformar
Texto Completo: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/964
Resumo: As discussões acerca das práticas pedagógicas utilizadas pelos professores da Educação Infantil têm sido recorrentes diante dos métodos de ensino que despertam na criança noções de aprendizagem efetiva. A contação de história como prática pedagógica é importante devido ao desenvolvimento das habilidades cognitivas e leitoras dos alunos, como também à contribuição com os aspectos sociais por meio da interação no processo de ensino-aprendizagem. Assim, surge o seguinte questionamento: como a prática da contação de história contribui para a formação do letramento na Educação Infantil? Esta pesquisa objetivou discutir sobre a contação de história na Educação Infantil como uma prática que favoreça o letramento dos alunos. Mais especificamente, discorreu-se como esta prática coopera com a formação crítica e leitora das crianças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, baseada em: Busatto (2006); Winnicott (1982); entre outros. Como resultados, inferiu-se que a presente prática facilita o processo de aprendizagem da criança. Conclui-se que a contação de histórias consiste em uma ferramenta pedagógica significativa para o desenvolvimento infantil, uma vez que ela possibilita a aquisição de habilidades fundamentais para a vida da criança e todo seu percurso educacional ao longo da trajetória estudantil.
id UNIFSJ-0_83aff5fd84c7f5e281d96c56c0624eda
oai_identifier_str oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/964
network_acronym_str UNIFSJ-0
network_name_str Revista Transformar
repository_id_str
spelling A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTILAs discussões acerca das práticas pedagógicas utilizadas pelos professores da Educação Infantil têm sido recorrentes diante dos métodos de ensino que despertam na criança noções de aprendizagem efetiva. A contação de história como prática pedagógica é importante devido ao desenvolvimento das habilidades cognitivas e leitoras dos alunos, como também à contribuição com os aspectos sociais por meio da interação no processo de ensino-aprendizagem. Assim, surge o seguinte questionamento: como a prática da contação de história contribui para a formação do letramento na Educação Infantil? Esta pesquisa objetivou discutir sobre a contação de história na Educação Infantil como uma prática que favoreça o letramento dos alunos. Mais especificamente, discorreu-se como esta prática coopera com a formação crítica e leitora das crianças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, baseada em: Busatto (2006); Winnicott (1982); entre outros. Como resultados, inferiu-se que a presente prática facilita o processo de aprendizagem da criança. Conclui-se que a contação de histórias consiste em uma ferramenta pedagógica significativa para o desenvolvimento infantil, uma vez que ela possibilita a aquisição de habilidades fundamentais para a vida da criança e todo seu percurso educacional ao longo da trajetória estudantil.Revista TransformarDias, Ligiane PereiraSilva, Lorrane Estácio do Prado daPezarino, Mayara Xavier VitoLuquetti, Eliana Crispim França2023-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Pareshttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/964Revista Transformar; v. 17, n. 1 (2023); 9-222175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/964/426info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-07T19:20:42Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/964Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2023-11-07T19:20:42Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Dias, Ligiane Pereira
title_short A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
author Dias, Ligiane Pereira
author_facet Dias, Ligiane Pereira
Silva, Lorrane Estácio do Prado da
Pezarino, Mayara Xavier Vito
Luquetti, Eliana Crispim França
author_role author
author2 Silva, Lorrane Estácio do Prado da
Pezarino, Mayara Xavier Vito
Luquetti, Eliana Crispim França
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Ligiane Pereira
Silva, Lorrane Estácio do Prado da
Pezarino, Mayara Xavier Vito
Luquetti, Eliana Crispim França
dc.subject.none.fl_str_mv
description As discussões acerca das práticas pedagógicas utilizadas pelos professores da Educação Infantil têm sido recorrentes diante dos métodos de ensino que despertam na criança noções de aprendizagem efetiva. A contação de história como prática pedagógica é importante devido ao desenvolvimento das habilidades cognitivas e leitoras dos alunos, como também à contribuição com os aspectos sociais por meio da interação no processo de ensino-aprendizagem. Assim, surge o seguinte questionamento: como a prática da contação de história contribui para a formação do letramento na Educação Infantil? Esta pesquisa objetivou discutir sobre a contação de história na Educação Infantil como uma prática que favoreça o letramento dos alunos. Mais especificamente, discorreu-se como esta prática coopera com a formação crítica e leitora das crianças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, baseada em: Busatto (2006); Winnicott (1982); entre outros. Como resultados, inferiu-se que a presente prática facilita o processo de aprendizagem da criança. Conclui-se que a contação de histórias consiste em uma ferramenta pedagógica significativa para o desenvolvimento infantil, uma vez que ela possibilita a aquisição de habilidades fundamentais para a vida da criança e todo seu percurso educacional ao longo da trajetória estudantil.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/964
url http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/964/426
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
dc.source.none.fl_str_mv Revista Transformar; v. 17, n. 1 (2023); 9-22
21758255
18072623
reponame:Revista Transformar
instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron:UNIFSJ
instname_str Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron_str UNIFSJ
institution UNIFSJ
reponame_str Revista Transformar
collection Revista Transformar
repository.name.fl_str_mv Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
repository.mail.fl_str_mv cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br
_version_ 1798044996010508288