A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Transformar |
Texto Completo: | http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/964 |
Resumo: | As discussões acerca das práticas pedagógicas utilizadas pelos professores da Educação Infantil têm sido recorrentes diante dos métodos de ensino que despertam na criança noções de aprendizagem efetiva. A contação de história como prática pedagógica é importante devido ao desenvolvimento das habilidades cognitivas e leitoras dos alunos, como também à contribuição com os aspectos sociais por meio da interação no processo de ensino-aprendizagem. Assim, surge o seguinte questionamento: como a prática da contação de história contribui para a formação do letramento na Educação Infantil? Esta pesquisa objetivou discutir sobre a contação de história na Educação Infantil como uma prática que favoreça o letramento dos alunos. Mais especificamente, discorreu-se como esta prática coopera com a formação crítica e leitora das crianças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, baseada em: Busatto (2006); Winnicott (1982); entre outros. Como resultados, inferiu-se que a presente prática facilita o processo de aprendizagem da criança. Conclui-se que a contação de histórias consiste em uma ferramenta pedagógica significativa para o desenvolvimento infantil, uma vez que ela possibilita a aquisição de habilidades fundamentais para a vida da criança e todo seu percurso educacional ao longo da trajetória estudantil. |
id |
UNIFSJ-0_83aff5fd84c7f5e281d96c56c0624eda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/964 |
network_acronym_str |
UNIFSJ-0 |
network_name_str |
Revista Transformar |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTILAs discussões acerca das práticas pedagógicas utilizadas pelos professores da Educação Infantil têm sido recorrentes diante dos métodos de ensino que despertam na criança noções de aprendizagem efetiva. A contação de história como prática pedagógica é importante devido ao desenvolvimento das habilidades cognitivas e leitoras dos alunos, como também à contribuição com os aspectos sociais por meio da interação no processo de ensino-aprendizagem. Assim, surge o seguinte questionamento: como a prática da contação de história contribui para a formação do letramento na Educação Infantil? Esta pesquisa objetivou discutir sobre a contação de história na Educação Infantil como uma prática que favoreça o letramento dos alunos. Mais especificamente, discorreu-se como esta prática coopera com a formação crítica e leitora das crianças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, baseada em: Busatto (2006); Winnicott (1982); entre outros. Como resultados, inferiu-se que a presente prática facilita o processo de aprendizagem da criança. Conclui-se que a contação de histórias consiste em uma ferramenta pedagógica significativa para o desenvolvimento infantil, uma vez que ela possibilita a aquisição de habilidades fundamentais para a vida da criança e todo seu percurso educacional ao longo da trajetória estudantil.Revista TransformarDias, Ligiane PereiraSilva, Lorrane Estácio do Prado daPezarino, Mayara Xavier VitoLuquetti, Eliana Crispim França2023-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Pareshttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/964Revista Transformar; v. 17, n. 1 (2023); 9-222175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/964/426info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-07T19:20:42Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/964Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2023-11-07T19:20:42Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Dias, Ligiane Pereira |
title_short |
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
Dias, Ligiane Pereira |
author_facet |
Dias, Ligiane Pereira Silva, Lorrane Estácio do Prado da Pezarino, Mayara Xavier Vito Luquetti, Eliana Crispim França |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Lorrane Estácio do Prado da Pezarino, Mayara Xavier Vito Luquetti, Eliana Crispim França |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Ligiane Pereira Silva, Lorrane Estácio do Prado da Pezarino, Mayara Xavier Vito Luquetti, Eliana Crispim França |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
As discussões acerca das práticas pedagógicas utilizadas pelos professores da Educação Infantil têm sido recorrentes diante dos métodos de ensino que despertam na criança noções de aprendizagem efetiva. A contação de história como prática pedagógica é importante devido ao desenvolvimento das habilidades cognitivas e leitoras dos alunos, como também à contribuição com os aspectos sociais por meio da interação no processo de ensino-aprendizagem. Assim, surge o seguinte questionamento: como a prática da contação de história contribui para a formação do letramento na Educação Infantil? Esta pesquisa objetivou discutir sobre a contação de história na Educação Infantil como uma prática que favoreça o letramento dos alunos. Mais especificamente, discorreu-se como esta prática coopera com a formação crítica e leitora das crianças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, baseada em: Busatto (2006); Winnicott (1982); entre outros. Como resultados, inferiu-se que a presente prática facilita o processo de aprendizagem da criança. Conclui-se que a contação de histórias consiste em uma ferramenta pedagógica significativa para o desenvolvimento infantil, uma vez que ela possibilita a aquisição de habilidades fundamentais para a vida da criança e todo seu percurso educacional ao longo da trajetória estudantil. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/964 |
url |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/964 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/964/426 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Transformar; v. 17, n. 1 (2023); 9-22 21758255 18072623 reponame:Revista Transformar instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) instacron:UNIFSJ |
instname_str |
Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
instacron_str |
UNIFSJ |
institution |
UNIFSJ |
reponame_str |
Revista Transformar |
collection |
Revista Transformar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br |
_version_ |
1798044996010508288 |