DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DOS DOCENTES QUE LECIONAM NO CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Transformar |
Texto Completo: | http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/963 |
Resumo: | O presente artigo almeja tecer algumas reflexões atinentes ao contexto inclusivo da escola regular de educação básica, de forma específica, no que concerne aos aspectos que permeiam a temática diversidade e inclusão no Curso de Formação de Professores para atuação no magistério da Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Curso Normal de Nível Médio). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em caráter descritivo (GRANT e BOOTH, 2009), por intermédio de pesquisas documental, bibliográfica e de campo, cujas análises foram embasadas pelo princípio da justiça como equidade, concepção defendida por Rawls (2008). A etapa concernente à pesquisa de campo contou com a aplicação de um questionário semiestruturado como instrumento para a coleta de dados. Partindo do princípio de que as políticas públicas exercem grande importância para a efetivação da diversidade e da inclusão na escola, essas são indispensáveis para uma instituição escolar que busca contemplar a todos. Assim, ressaltam-se, como resultados desse estudo, a importância que a inclusão tem na luta para o estabelecimento de um ensino que aprecie o todo e, igualmente, evidencia-se que para haver, de fato, uma educação inclusiva, o quesito qualidade na educação urge como necessário, visto que, uma vez não exercido, percebem-se os impactos negativos que a exclusão traz para o contexto dos processos de ensino e de aprendizagem. |
id |
UNIFSJ-0_a1b4ae668b12c65f3b25498b6d336cbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/963 |
network_acronym_str |
UNIFSJ-0 |
network_name_str |
Revista Transformar |
repository_id_str |
|
spelling |
DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DOS DOCENTES QUE LECIONAM NO CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIOO presente artigo almeja tecer algumas reflexões atinentes ao contexto inclusivo da escola regular de educação básica, de forma específica, no que concerne aos aspectos que permeiam a temática diversidade e inclusão no Curso de Formação de Professores para atuação no magistério da Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Curso Normal de Nível Médio). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em caráter descritivo (GRANT e BOOTH, 2009), por intermédio de pesquisas documental, bibliográfica e de campo, cujas análises foram embasadas pelo princípio da justiça como equidade, concepção defendida por Rawls (2008). A etapa concernente à pesquisa de campo contou com a aplicação de um questionário semiestruturado como instrumento para a coleta de dados. Partindo do princípio de que as políticas públicas exercem grande importância para a efetivação da diversidade e da inclusão na escola, essas são indispensáveis para uma instituição escolar que busca contemplar a todos. Assim, ressaltam-se, como resultados desse estudo, a importância que a inclusão tem na luta para o estabelecimento de um ensino que aprecie o todo e, igualmente, evidencia-se que para haver, de fato, uma educação inclusiva, o quesito qualidade na educação urge como necessário, visto que, uma vez não exercido, percebem-se os impactos negativos que a exclusão traz para o contexto dos processos de ensino e de aprendizagem.Revista TransformarGomes, Larissa InácioAmaral, Shirlena Campos de SouzaSilva, Gabriela do Rosário; Gabriela do Rosário Silva2023-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Pareshttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/963Revista Transformar; v. 17, n. 1 (2023); 84-1092175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/963/425info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-07T19:20:42Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/963Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2023-11-07T19:20:42Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DOS DOCENTES QUE LECIONAM NO CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIO |
title |
DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DOS DOCENTES QUE LECIONAM NO CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIO |
spellingShingle |
DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DOS DOCENTES QUE LECIONAM NO CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIO Gomes, Larissa Inácio |
title_short |
DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DOS DOCENTES QUE LECIONAM NO CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIO |
title_full |
DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DOS DOCENTES QUE LECIONAM NO CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIO |
title_fullStr |
DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DOS DOCENTES QUE LECIONAM NO CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIO |
title_full_unstemmed |
DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DOS DOCENTES QUE LECIONAM NO CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIO |
title_sort |
DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DOS DOCENTES QUE LECIONAM NO CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIO |
author |
Gomes, Larissa Inácio |
author_facet |
Gomes, Larissa Inácio Amaral, Shirlena Campos de Souza Silva, Gabriela do Rosário; Gabriela do Rosário Silva |
author_role |
author |
author2 |
Amaral, Shirlena Campos de Souza Silva, Gabriela do Rosário; Gabriela do Rosário Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Larissa Inácio Amaral, Shirlena Campos de Souza Silva, Gabriela do Rosário; Gabriela do Rosário Silva |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O presente artigo almeja tecer algumas reflexões atinentes ao contexto inclusivo da escola regular de educação básica, de forma específica, no que concerne aos aspectos que permeiam a temática diversidade e inclusão no Curso de Formação de Professores para atuação no magistério da Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Curso Normal de Nível Médio). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em caráter descritivo (GRANT e BOOTH, 2009), por intermédio de pesquisas documental, bibliográfica e de campo, cujas análises foram embasadas pelo princípio da justiça como equidade, concepção defendida por Rawls (2008). A etapa concernente à pesquisa de campo contou com a aplicação de um questionário semiestruturado como instrumento para a coleta de dados. Partindo do princípio de que as políticas públicas exercem grande importância para a efetivação da diversidade e da inclusão na escola, essas são indispensáveis para uma instituição escolar que busca contemplar a todos. Assim, ressaltam-se, como resultados desse estudo, a importância que a inclusão tem na luta para o estabelecimento de um ensino que aprecie o todo e, igualmente, evidencia-se que para haver, de fato, uma educação inclusiva, o quesito qualidade na educação urge como necessário, visto que, uma vez não exercido, percebem-se os impactos negativos que a exclusão traz para o contexto dos processos de ensino e de aprendizagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/963 |
url |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/963 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/963/425 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Transformar; v. 17, n. 1 (2023); 84-109 21758255 18072623 reponame:Revista Transformar instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) instacron:UNIFSJ |
instname_str |
Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
instacron_str |
UNIFSJ |
institution |
UNIFSJ |
reponame_str |
Revista Transformar |
collection |
Revista Transformar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br |
_version_ |
1798044995989536768 |