DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DOS DOCENTES QUE LECIONAM NO CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Larissa Inácio
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Amaral, Shirlena Campos de Souza, Silva, Gabriela do Rosário; Gabriela do Rosário Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Transformar
Texto Completo: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/963
Resumo: O presente artigo almeja tecer algumas reflexões atinentes ao contexto inclusivo da escola regular de educação básica, de forma específica, no que concerne aos aspectos que permeiam a temática diversidade e inclusão no Curso de Formação de Professores para atuação no magistério da Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Curso Normal de Nível Médio). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em caráter descritivo (GRANT e BOOTH, 2009), por intermédio de pesquisas documental, bibliográfica e de campo, cujas análises foram embasadas pelo princípio da justiça como equidade, concepção defendida por Rawls (2008). A etapa concernente à pesquisa de campo contou com a aplicação de um questionário semiestruturado como instrumento para a coleta de dados. Partindo do princípio de que as políticas públicas exercem grande importância para a efetivação da diversidade e da inclusão na escola, essas são indispensáveis para uma instituição escolar que busca contemplar a todos. Assim, ressaltam-se, como resultados desse estudo, a importância que a inclusão tem na luta para o estabelecimento de um ensino que aprecie o todo e, igualmente, evidencia-se que para haver, de fato, uma educação inclusiva, o quesito qualidade na educação urge como necessário, visto que, uma vez não exercido, percebem-se os impactos negativos que a exclusão traz para o contexto dos processos de ensino e de aprendizagem.
id UNIFSJ-0_a1b4ae668b12c65f3b25498b6d336cbf
oai_identifier_str oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/963
network_acronym_str UNIFSJ-0
network_name_str Revista Transformar
repository_id_str
spelling DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DOS DOCENTES QUE LECIONAM NO CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIOO presente artigo almeja tecer algumas reflexões atinentes ao contexto inclusivo da escola regular de educação básica, de forma específica, no que concerne aos aspectos que permeiam a temática diversidade e inclusão no Curso de Formação de Professores para atuação no magistério da Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Curso Normal de Nível Médio). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em caráter descritivo (GRANT e BOOTH, 2009), por intermédio de pesquisas documental, bibliográfica e de campo, cujas análises foram embasadas pelo princípio da justiça como equidade, concepção defendida por Rawls (2008). A etapa concernente à pesquisa de campo contou com a aplicação de um questionário semiestruturado como instrumento para a coleta de dados. Partindo do princípio de que as políticas públicas exercem grande importância para a efetivação da diversidade e da inclusão na escola, essas são indispensáveis para uma instituição escolar que busca contemplar a todos. Assim, ressaltam-se, como resultados desse estudo, a importância que a inclusão tem na luta para o estabelecimento de um ensino que aprecie o todo e, igualmente, evidencia-se que para haver, de fato, uma educação inclusiva, o quesito qualidade na educação urge como necessário, visto que, uma vez não exercido, percebem-se os impactos negativos que a exclusão traz para o contexto dos processos de ensino e de aprendizagem.Revista TransformarGomes, Larissa InácioAmaral, Shirlena Campos de SouzaSilva, Gabriela do Rosário; Gabriela do Rosário Silva2023-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Pareshttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/963Revista Transformar; v. 17, n. 1 (2023); 84-1092175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/963/425info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-07T19:20:42Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/963Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2023-11-07T19:20:42Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false
dc.title.none.fl_str_mv DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DOS DOCENTES QUE LECIONAM NO CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIO
title DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DOS DOCENTES QUE LECIONAM NO CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIO
spellingShingle DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DOS DOCENTES QUE LECIONAM NO CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIO
Gomes, Larissa Inácio
title_short DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DOS DOCENTES QUE LECIONAM NO CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIO
title_full DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DOS DOCENTES QUE LECIONAM NO CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIO
title_fullStr DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DOS DOCENTES QUE LECIONAM NO CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIO
title_full_unstemmed DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DOS DOCENTES QUE LECIONAM NO CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIO
title_sort DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DOS DOCENTES QUE LECIONAM NO CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIO
author Gomes, Larissa Inácio
author_facet Gomes, Larissa Inácio
Amaral, Shirlena Campos de Souza
Silva, Gabriela do Rosário; Gabriela do Rosário Silva
author_role author
author2 Amaral, Shirlena Campos de Souza
Silva, Gabriela do Rosário; Gabriela do Rosário Silva
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Larissa Inácio
Amaral, Shirlena Campos de Souza
Silva, Gabriela do Rosário; Gabriela do Rosário Silva
dc.subject.none.fl_str_mv
description O presente artigo almeja tecer algumas reflexões atinentes ao contexto inclusivo da escola regular de educação básica, de forma específica, no que concerne aos aspectos que permeiam a temática diversidade e inclusão no Curso de Formação de Professores para atuação no magistério da Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Curso Normal de Nível Médio). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em caráter descritivo (GRANT e BOOTH, 2009), por intermédio de pesquisas documental, bibliográfica e de campo, cujas análises foram embasadas pelo princípio da justiça como equidade, concepção defendida por Rawls (2008). A etapa concernente à pesquisa de campo contou com a aplicação de um questionário semiestruturado como instrumento para a coleta de dados. Partindo do princípio de que as políticas públicas exercem grande importância para a efetivação da diversidade e da inclusão na escola, essas são indispensáveis para uma instituição escolar que busca contemplar a todos. Assim, ressaltam-se, como resultados desse estudo, a importância que a inclusão tem na luta para o estabelecimento de um ensino que aprecie o todo e, igualmente, evidencia-se que para haver, de fato, uma educação inclusiva, o quesito qualidade na educação urge como necessário, visto que, uma vez não exercido, percebem-se os impactos negativos que a exclusão traz para o contexto dos processos de ensino e de aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/963
url http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/963/425
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
dc.source.none.fl_str_mv Revista Transformar; v. 17, n. 1 (2023); 84-109
21758255
18072623
reponame:Revista Transformar
instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron:UNIFSJ
instname_str Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron_str UNIFSJ
institution UNIFSJ
reponame_str Revista Transformar
collection Revista Transformar
repository.name.fl_str_mv Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
repository.mail.fl_str_mv cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br
_version_ 1798044995989536768