O ENSINO INTERDISCIPLINAR DA HISTÓRIA MEDIEVAL ATRAVÉS DO MANGÁ “VINLAND SAGA” NO AMBIENTE ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Luan da Mota
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Monteiro, Marcio de Oliveira, Pirozi, Anízio Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Transformar
Texto Completo: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/970
Resumo: O Presente artigo tem por objetivo compreender como o gênero literário quadrinho, especificamente o Mangá “Vinland Saga”, enquanto fonte histórica, promove uma análise interdisciplinar da história medieval a partir da pedagogia significativa de David Ausubel. Para tanto, procura-se apresentar o mangá “Vinland Saga” como ferramenta interdisciplinar no processo pedagógico do componente curricular, apropriando-se da “Era Viking” no século IX e XI. Ao longo de todo o corpo do artigo demonstra-se a origem, as fases e a estrutura do mangá, além da sua riqueza interdisciplinar e dialógica com diversas disciplinas, capacitando assim o mangá “Vinland Saga” como elemento chave na busca de um ambiente escolar dinâmico, diversificado, interdisciplinar em detrimento de uma educação mecânica.
id UNIFSJ-0_b12af38c6d0e5d89ed96aeefecb48a1e
oai_identifier_str oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/970
network_acronym_str UNIFSJ-0
network_name_str Revista Transformar
repository_id_str
spelling O ENSINO INTERDISCIPLINAR DA HISTÓRIA MEDIEVAL ATRAVÉS DO MANGÁ “VINLAND SAGA” NO AMBIENTE ESCOLARO Presente artigo tem por objetivo compreender como o gênero literário quadrinho, especificamente o Mangá “Vinland Saga”, enquanto fonte histórica, promove uma análise interdisciplinar da história medieval a partir da pedagogia significativa de David Ausubel. Para tanto, procura-se apresentar o mangá “Vinland Saga” como ferramenta interdisciplinar no processo pedagógico do componente curricular, apropriando-se da “Era Viking” no século IX e XI. Ao longo de todo o corpo do artigo demonstra-se a origem, as fases e a estrutura do mangá, além da sua riqueza interdisciplinar e dialógica com diversas disciplinas, capacitando assim o mangá “Vinland Saga” como elemento chave na busca de um ambiente escolar dinâmico, diversificado, interdisciplinar em detrimento de uma educação mecânica.Revista TransformarMiranda, Luan da MotaMonteiro, Marcio de OliveiraPirozi, Anízio Antônio2023-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Pareshttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/970Revista Transformar; v. 17, n. 1 (2023); 176-2002175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/970/432info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-07T19:20:42Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/970Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2023-11-07T19:20:42Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO INTERDISCIPLINAR DA HISTÓRIA MEDIEVAL ATRAVÉS DO MANGÁ “VINLAND SAGA” NO AMBIENTE ESCOLAR
title O ENSINO INTERDISCIPLINAR DA HISTÓRIA MEDIEVAL ATRAVÉS DO MANGÁ “VINLAND SAGA” NO AMBIENTE ESCOLAR
spellingShingle O ENSINO INTERDISCIPLINAR DA HISTÓRIA MEDIEVAL ATRAVÉS DO MANGÁ “VINLAND SAGA” NO AMBIENTE ESCOLAR
Miranda, Luan da Mota
title_short O ENSINO INTERDISCIPLINAR DA HISTÓRIA MEDIEVAL ATRAVÉS DO MANGÁ “VINLAND SAGA” NO AMBIENTE ESCOLAR
title_full O ENSINO INTERDISCIPLINAR DA HISTÓRIA MEDIEVAL ATRAVÉS DO MANGÁ “VINLAND SAGA” NO AMBIENTE ESCOLAR
title_fullStr O ENSINO INTERDISCIPLINAR DA HISTÓRIA MEDIEVAL ATRAVÉS DO MANGÁ “VINLAND SAGA” NO AMBIENTE ESCOLAR
title_full_unstemmed O ENSINO INTERDISCIPLINAR DA HISTÓRIA MEDIEVAL ATRAVÉS DO MANGÁ “VINLAND SAGA” NO AMBIENTE ESCOLAR
title_sort O ENSINO INTERDISCIPLINAR DA HISTÓRIA MEDIEVAL ATRAVÉS DO MANGÁ “VINLAND SAGA” NO AMBIENTE ESCOLAR
author Miranda, Luan da Mota
author_facet Miranda, Luan da Mota
Monteiro, Marcio de Oliveira
Pirozi, Anízio Antônio
author_role author
author2 Monteiro, Marcio de Oliveira
Pirozi, Anízio Antônio
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Luan da Mota
Monteiro, Marcio de Oliveira
Pirozi, Anízio Antônio
dc.subject.none.fl_str_mv
description O Presente artigo tem por objetivo compreender como o gênero literário quadrinho, especificamente o Mangá “Vinland Saga”, enquanto fonte histórica, promove uma análise interdisciplinar da história medieval a partir da pedagogia significativa de David Ausubel. Para tanto, procura-se apresentar o mangá “Vinland Saga” como ferramenta interdisciplinar no processo pedagógico do componente curricular, apropriando-se da “Era Viking” no século IX e XI. Ao longo de todo o corpo do artigo demonstra-se a origem, as fases e a estrutura do mangá, além da sua riqueza interdisciplinar e dialógica com diversas disciplinas, capacitando assim o mangá “Vinland Saga” como elemento chave na busca de um ambiente escolar dinâmico, diversificado, interdisciplinar em detrimento de uma educação mecânica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/970
url http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/970/432
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
dc.source.none.fl_str_mv Revista Transformar; v. 17, n. 1 (2023); 176-200
21758255
18072623
reponame:Revista Transformar
instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron:UNIFSJ
instname_str Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron_str UNIFSJ
institution UNIFSJ
reponame_str Revista Transformar
collection Revista Transformar
repository.name.fl_str_mv Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
repository.mail.fl_str_mv cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br
_version_ 1798044995983245312