O ENSINO INTERDISCIPLINAR DA HISTÓRIA MEDIEVAL ATRAVÉS DO MANGÁ “VINLAND SAGA” NO AMBIENTE ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Transformar |
Texto Completo: | http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/970 |
Resumo: | O Presente artigo tem por objetivo compreender como o gênero literário quadrinho, especificamente o Mangá “Vinland Saga”, enquanto fonte histórica, promove uma análise interdisciplinar da história medieval a partir da pedagogia significativa de David Ausubel. Para tanto, procura-se apresentar o mangá “Vinland Saga” como ferramenta interdisciplinar no processo pedagógico do componente curricular, apropriando-se da “Era Viking” no século IX e XI. Ao longo de todo o corpo do artigo demonstra-se a origem, as fases e a estrutura do mangá, além da sua riqueza interdisciplinar e dialógica com diversas disciplinas, capacitando assim o mangá “Vinland Saga” como elemento chave na busca de um ambiente escolar dinâmico, diversificado, interdisciplinar em detrimento de uma educação mecânica. |
id |
UNIFSJ-0_b12af38c6d0e5d89ed96aeefecb48a1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/970 |
network_acronym_str |
UNIFSJ-0 |
network_name_str |
Revista Transformar |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO INTERDISCIPLINAR DA HISTÓRIA MEDIEVAL ATRAVÉS DO MANGÁ “VINLAND SAGA” NO AMBIENTE ESCOLARO Presente artigo tem por objetivo compreender como o gênero literário quadrinho, especificamente o Mangá “Vinland Saga”, enquanto fonte histórica, promove uma análise interdisciplinar da história medieval a partir da pedagogia significativa de David Ausubel. Para tanto, procura-se apresentar o mangá “Vinland Saga” como ferramenta interdisciplinar no processo pedagógico do componente curricular, apropriando-se da “Era Viking” no século IX e XI. Ao longo de todo o corpo do artigo demonstra-se a origem, as fases e a estrutura do mangá, além da sua riqueza interdisciplinar e dialógica com diversas disciplinas, capacitando assim o mangá “Vinland Saga” como elemento chave na busca de um ambiente escolar dinâmico, diversificado, interdisciplinar em detrimento de uma educação mecânica.Revista TransformarMiranda, Luan da MotaMonteiro, Marcio de OliveiraPirozi, Anízio Antônio2023-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Pareshttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/970Revista Transformar; v. 17, n. 1 (2023); 176-2002175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/970/432info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-07T19:20:42Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/970Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2023-11-07T19:20:42Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO INTERDISCIPLINAR DA HISTÓRIA MEDIEVAL ATRAVÉS DO MANGÁ “VINLAND SAGA” NO AMBIENTE ESCOLAR |
title |
O ENSINO INTERDISCIPLINAR DA HISTÓRIA MEDIEVAL ATRAVÉS DO MANGÁ “VINLAND SAGA” NO AMBIENTE ESCOLAR |
spellingShingle |
O ENSINO INTERDISCIPLINAR DA HISTÓRIA MEDIEVAL ATRAVÉS DO MANGÁ “VINLAND SAGA” NO AMBIENTE ESCOLAR Miranda, Luan da Mota |
title_short |
O ENSINO INTERDISCIPLINAR DA HISTÓRIA MEDIEVAL ATRAVÉS DO MANGÁ “VINLAND SAGA” NO AMBIENTE ESCOLAR |
title_full |
O ENSINO INTERDISCIPLINAR DA HISTÓRIA MEDIEVAL ATRAVÉS DO MANGÁ “VINLAND SAGA” NO AMBIENTE ESCOLAR |
title_fullStr |
O ENSINO INTERDISCIPLINAR DA HISTÓRIA MEDIEVAL ATRAVÉS DO MANGÁ “VINLAND SAGA” NO AMBIENTE ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
O ENSINO INTERDISCIPLINAR DA HISTÓRIA MEDIEVAL ATRAVÉS DO MANGÁ “VINLAND SAGA” NO AMBIENTE ESCOLAR |
title_sort |
O ENSINO INTERDISCIPLINAR DA HISTÓRIA MEDIEVAL ATRAVÉS DO MANGÁ “VINLAND SAGA” NO AMBIENTE ESCOLAR |
author |
Miranda, Luan da Mota |
author_facet |
Miranda, Luan da Mota Monteiro, Marcio de Oliveira Pirozi, Anízio Antônio |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Marcio de Oliveira Pirozi, Anízio Antônio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Luan da Mota Monteiro, Marcio de Oliveira Pirozi, Anízio Antônio |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O Presente artigo tem por objetivo compreender como o gênero literário quadrinho, especificamente o Mangá “Vinland Saga”, enquanto fonte histórica, promove uma análise interdisciplinar da história medieval a partir da pedagogia significativa de David Ausubel. Para tanto, procura-se apresentar o mangá “Vinland Saga” como ferramenta interdisciplinar no processo pedagógico do componente curricular, apropriando-se da “Era Viking” no século IX e XI. Ao longo de todo o corpo do artigo demonstra-se a origem, as fases e a estrutura do mangá, além da sua riqueza interdisciplinar e dialógica com diversas disciplinas, capacitando assim o mangá “Vinland Saga” como elemento chave na busca de um ambiente escolar dinâmico, diversificado, interdisciplinar em detrimento de uma educação mecânica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/970 |
url |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/970 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/970/432 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Transformar; v. 17, n. 1 (2023); 176-200 21758255 18072623 reponame:Revista Transformar instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) instacron:UNIFSJ |
instname_str |
Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
instacron_str |
UNIFSJ |
institution |
UNIFSJ |
reponame_str |
Revista Transformar |
collection |
Revista Transformar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br |
_version_ |
1798044995983245312 |