UTILIZAÇÃO DO AVA MOODLE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PLATAFORMA EM UMA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS HUMANAS VOLTADA À SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaguri Jr, José Carlos; UNIG - Universidade Iguaçu
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Cristiano Manhães de; UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense, Azevedo, Edson Terra; UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense, Siliprande, Marcelo David; UNIG - Universidade Iguaçu, Fontes, Jailton Junio Ribeiro; UNIG - Universidade Iguaçu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Transformar
Texto Completo: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/240
Resumo: Informática Aplicada à Saúde é uma das disciplinas do projeto pedagógico do curso de Medicina da Universidade Iguaçu/UNIG – Itaperuna, ministrada diante da emergente necessidade da aprendizagem multimídia na área da educação e saúde. Como forma de familiarizar os acadêmicos a realidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) foi proposto aos professores em reunião de coordenação, do curso de medicina a utilização da plataforma Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) . Na área da Educação, a Internet abriu um universo de possibilidades de acesso a informações, antes restritas as bibliotecas das universidades. Se o dia-a-dia é cercado por redes sociais com aplicativos como Facebook, Whatsapp, Instagram, Youtube e outros, a sala está restrita a aula expositiva e métodos de ensino-aprendizagem tradicionais, por isso é necessário se adaptar à nova realidade, ao perfil deste estudante e utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para despertar o interesse deste para o aprendizado. O Moodle é uma plataforma de aprendizagem online que possibilita a interação e colaboração entre estudantes, e destes com os professores através de ferramentas como e-mail, mensagens instantâneas, fórum, blog, wiki, videoconferência. Permite também organizar e compartilhar informações em diversas mídias como arquivos, vídeos, áudio, páginas html entre outros. Posto isto, o objetivo do presente trabalho é mostrar a utilidade do Moodle na era atual e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem. A apresentação da experiência de intercalar aulas presenciais de Fundamentos Filosóficos, uma disciplina optativa do curso de medicina, com a corroboração de práticas virtuais através da plataforma também é foco do trabalho. Como a proposta híbrida docente funcionou? A não centralização das atividades na pessoa do professor ajudou na reflexão filosófica, do discente? Até que ponto foi usada a metodologia ativa? Docente e discente se mostraram beneficiados? Por fim, a práxis do AVA, em construto.
id UNIFSJ-0_d8d90a5c9f83141092be03f37dcd6f6e
oai_identifier_str oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/240
network_acronym_str UNIFSJ-0
network_name_str Revista Transformar
repository_id_str
spelling UTILIZAÇÃO DO AVA MOODLE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PLATAFORMA EM UMA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS HUMANAS VOLTADA À SAÚDEEducação, Ciências Humanas, Informática, Ensino, Interdisciplinar, SaúdeInformática Aplicada à Saúde é uma das disciplinas do projeto pedagógico do curso de Medicina da Universidade Iguaçu/UNIG – Itaperuna, ministrada diante da emergente necessidade da aprendizagem multimídia na área da educação e saúde. Como forma de familiarizar os acadêmicos a realidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) foi proposto aos professores em reunião de coordenação, do curso de medicina a utilização da plataforma Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) . Na área da Educação, a Internet abriu um universo de possibilidades de acesso a informações, antes restritas as bibliotecas das universidades. Se o dia-a-dia é cercado por redes sociais com aplicativos como Facebook, Whatsapp, Instagram, Youtube e outros, a sala está restrita a aula expositiva e métodos de ensino-aprendizagem tradicionais, por isso é necessário se adaptar à nova realidade, ao perfil deste estudante e utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para despertar o interesse deste para o aprendizado. O Moodle é uma plataforma de aprendizagem online que possibilita a interação e colaboração entre estudantes, e destes com os professores através de ferramentas como e-mail, mensagens instantâneas, fórum, blog, wiki, videoconferência. Permite também organizar e compartilhar informações em diversas mídias como arquivos, vídeos, áudio, páginas html entre outros. Posto isto, o objetivo do presente trabalho é mostrar a utilidade do Moodle na era atual e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem. A apresentação da experiência de intercalar aulas presenciais de Fundamentos Filosóficos, uma disciplina optativa do curso de medicina, com a corroboração de práticas virtuais através da plataforma também é foco do trabalho. Como a proposta híbrida docente funcionou? A não centralização das atividades na pessoa do professor ajudou na reflexão filosófica, do discente? Até que ponto foi usada a metodologia ativa? Docente e discente se mostraram beneficiados? Por fim, a práxis do AVA, em construto.Revista TransformarCristiano Manhães de Oliveira, UENF, CAPESChaguri Jr, José Carlos; UNIG - Universidade IguaçuOliveira, Cristiano Manhães de; UENF - Universidade Estadual do Norte FluminenseAzevedo, Edson Terra; UENF - Universidade Estadual do Norte FluminenseSiliprande, Marcelo David; UNIG - Universidade IguaçuFontes, Jailton Junio Ribeiro; UNIG - Universidade Iguaçu2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/240Revista Transformar; v. 13, n. 2 (2019): Revista Transformar; 6-262175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/240/166info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-16T19:26:21Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/240Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2020-01-16T19:26:21Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false
dc.title.none.fl_str_mv UTILIZAÇÃO DO AVA MOODLE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PLATAFORMA EM UMA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS HUMANAS VOLTADA À SAÚDE
title UTILIZAÇÃO DO AVA MOODLE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PLATAFORMA EM UMA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS HUMANAS VOLTADA À SAÚDE
spellingShingle UTILIZAÇÃO DO AVA MOODLE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PLATAFORMA EM UMA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS HUMANAS VOLTADA À SAÚDE
Chaguri Jr, José Carlos; UNIG - Universidade Iguaçu
Educação, Ciências Humanas, Informática, Ensino, Interdisciplinar, Saúde
title_short UTILIZAÇÃO DO AVA MOODLE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PLATAFORMA EM UMA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS HUMANAS VOLTADA À SAÚDE
title_full UTILIZAÇÃO DO AVA MOODLE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PLATAFORMA EM UMA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS HUMANAS VOLTADA À SAÚDE
title_fullStr UTILIZAÇÃO DO AVA MOODLE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PLATAFORMA EM UMA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS HUMANAS VOLTADA À SAÚDE
title_full_unstemmed UTILIZAÇÃO DO AVA MOODLE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PLATAFORMA EM UMA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS HUMANAS VOLTADA À SAÚDE
title_sort UTILIZAÇÃO DO AVA MOODLE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PLATAFORMA EM UMA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS HUMANAS VOLTADA À SAÚDE
author Chaguri Jr, José Carlos; UNIG - Universidade Iguaçu
author_facet Chaguri Jr, José Carlos; UNIG - Universidade Iguaçu
Oliveira, Cristiano Manhães de; UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense
Azevedo, Edson Terra; UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense
Siliprande, Marcelo David; UNIG - Universidade Iguaçu
Fontes, Jailton Junio Ribeiro; UNIG - Universidade Iguaçu
author_role author
author2 Oliveira, Cristiano Manhães de; UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense
Azevedo, Edson Terra; UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense
Siliprande, Marcelo David; UNIG - Universidade Iguaçu
Fontes, Jailton Junio Ribeiro; UNIG - Universidade Iguaçu
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cristiano Manhães de Oliveira, UENF, CAPES

dc.contributor.author.fl_str_mv Chaguri Jr, José Carlos; UNIG - Universidade Iguaçu
Oliveira, Cristiano Manhães de; UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense
Azevedo, Edson Terra; UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense
Siliprande, Marcelo David; UNIG - Universidade Iguaçu
Fontes, Jailton Junio Ribeiro; UNIG - Universidade Iguaçu
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, Ciências Humanas, Informática, Ensino, Interdisciplinar, Saúde
topic Educação, Ciências Humanas, Informática, Ensino, Interdisciplinar, Saúde
description Informática Aplicada à Saúde é uma das disciplinas do projeto pedagógico do curso de Medicina da Universidade Iguaçu/UNIG – Itaperuna, ministrada diante da emergente necessidade da aprendizagem multimídia na área da educação e saúde. Como forma de familiarizar os acadêmicos a realidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) foi proposto aos professores em reunião de coordenação, do curso de medicina a utilização da plataforma Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) . Na área da Educação, a Internet abriu um universo de possibilidades de acesso a informações, antes restritas as bibliotecas das universidades. Se o dia-a-dia é cercado por redes sociais com aplicativos como Facebook, Whatsapp, Instagram, Youtube e outros, a sala está restrita a aula expositiva e métodos de ensino-aprendizagem tradicionais, por isso é necessário se adaptar à nova realidade, ao perfil deste estudante e utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para despertar o interesse deste para o aprendizado. O Moodle é uma plataforma de aprendizagem online que possibilita a interação e colaboração entre estudantes, e destes com os professores através de ferramentas como e-mail, mensagens instantâneas, fórum, blog, wiki, videoconferência. Permite também organizar e compartilhar informações em diversas mídias como arquivos, vídeos, áudio, páginas html entre outros. Posto isto, o objetivo do presente trabalho é mostrar a utilidade do Moodle na era atual e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem. A apresentação da experiência de intercalar aulas presenciais de Fundamentos Filosóficos, uma disciplina optativa do curso de medicina, com a corroboração de práticas virtuais através da plataforma também é foco do trabalho. Como a proposta híbrida docente funcionou? A não centralização das atividades na pessoa do professor ajudou na reflexão filosófica, do discente? Até que ponto foi usada a metodologia ativa? Docente e discente se mostraram beneficiados? Por fim, a práxis do AVA, em construto.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/240
url http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/240/166
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
dc.source.none.fl_str_mv Revista Transformar; v. 13, n. 2 (2019): Revista Transformar; 6-26
21758255
18072623
reponame:Revista Transformar
instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron:UNIFSJ
instname_str Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron_str UNIFSJ
institution UNIFSJ
reponame_str Revista Transformar
collection Revista Transformar
repository.name.fl_str_mv Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
repository.mail.fl_str_mv cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br
_version_ 1798044997697667072