UTILIZAÇÃO DO AVA MOODLE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PLATAFORMA EM UMA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS HUMANAS VOLTADA À SAÚDE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Transformar |
Texto Completo: | http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/240 |
Resumo: | Informática Aplicada à Saúde é uma das disciplinas do projeto pedagógico do curso de Medicina da Universidade Iguaçu/UNIG – Itaperuna, ministrada diante da emergente necessidade da aprendizagem multimídia na área da educação e saúde. Como forma de familiarizar os acadêmicos a realidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) foi proposto aos professores em reunião de coordenação, do curso de medicina a utilização da plataforma Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) . Na área da Educação, a Internet abriu um universo de possibilidades de acesso a informações, antes restritas as bibliotecas das universidades. Se o dia-a-dia é cercado por redes sociais com aplicativos como Facebook, Whatsapp, Instagram, Youtube e outros, a sala está restrita a aula expositiva e métodos de ensino-aprendizagem tradicionais, por isso é necessário se adaptar à nova realidade, ao perfil deste estudante e utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para despertar o interesse deste para o aprendizado. O Moodle é uma plataforma de aprendizagem online que possibilita a interação e colaboração entre estudantes, e destes com os professores através de ferramentas como e-mail, mensagens instantâneas, fórum, blog, wiki, videoconferência. Permite também organizar e compartilhar informações em diversas mídias como arquivos, vídeos, áudio, páginas html entre outros. Posto isto, o objetivo do presente trabalho é mostrar a utilidade do Moodle na era atual e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem. A apresentação da experiência de intercalar aulas presenciais de Fundamentos Filosóficos, uma disciplina optativa do curso de medicina, com a corroboração de práticas virtuais através da plataforma também é foco do trabalho. Como a proposta híbrida docente funcionou? A não centralização das atividades na pessoa do professor ajudou na reflexão filosófica, do discente? Até que ponto foi usada a metodologia ativa? Docente e discente se mostraram beneficiados? Por fim, a práxis do AVA, em construto. |
id |
UNIFSJ-0_d8d90a5c9f83141092be03f37dcd6f6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/240 |
network_acronym_str |
UNIFSJ-0 |
network_name_str |
Revista Transformar |
repository_id_str |
|
spelling |
UTILIZAÇÃO DO AVA MOODLE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PLATAFORMA EM UMA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS HUMANAS VOLTADA À SAÚDEEducação, Ciências Humanas, Informática, Ensino, Interdisciplinar, SaúdeInformática Aplicada à Saúde é uma das disciplinas do projeto pedagógico do curso de Medicina da Universidade Iguaçu/UNIG – Itaperuna, ministrada diante da emergente necessidade da aprendizagem multimídia na área da educação e saúde. Como forma de familiarizar os acadêmicos a realidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) foi proposto aos professores em reunião de coordenação, do curso de medicina a utilização da plataforma Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) . Na área da Educação, a Internet abriu um universo de possibilidades de acesso a informações, antes restritas as bibliotecas das universidades. Se o dia-a-dia é cercado por redes sociais com aplicativos como Facebook, Whatsapp, Instagram, Youtube e outros, a sala está restrita a aula expositiva e métodos de ensino-aprendizagem tradicionais, por isso é necessário se adaptar à nova realidade, ao perfil deste estudante e utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para despertar o interesse deste para o aprendizado. O Moodle é uma plataforma de aprendizagem online que possibilita a interação e colaboração entre estudantes, e destes com os professores através de ferramentas como e-mail, mensagens instantâneas, fórum, blog, wiki, videoconferência. Permite também organizar e compartilhar informações em diversas mídias como arquivos, vídeos, áudio, páginas html entre outros. Posto isto, o objetivo do presente trabalho é mostrar a utilidade do Moodle na era atual e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem. A apresentação da experiência de intercalar aulas presenciais de Fundamentos Filosóficos, uma disciplina optativa do curso de medicina, com a corroboração de práticas virtuais através da plataforma também é foco do trabalho. Como a proposta híbrida docente funcionou? A não centralização das atividades na pessoa do professor ajudou na reflexão filosófica, do discente? Até que ponto foi usada a metodologia ativa? Docente e discente se mostraram beneficiados? Por fim, a práxis do AVA, em construto.Revista TransformarCristiano Manhães de Oliveira, UENF, CAPESChaguri Jr, José Carlos; UNIG - Universidade IguaçuOliveira, Cristiano Manhães de; UENF - Universidade Estadual do Norte FluminenseAzevedo, Edson Terra; UENF - Universidade Estadual do Norte FluminenseSiliprande, Marcelo David; UNIG - Universidade IguaçuFontes, Jailton Junio Ribeiro; UNIG - Universidade Iguaçu2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/240Revista Transformar; v. 13, n. 2 (2019): Revista Transformar; 6-262175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/240/166info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-16T19:26:21Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/240Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2020-01-16T19:26:21Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UTILIZAÇÃO DO AVA MOODLE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PLATAFORMA EM UMA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS HUMANAS VOLTADA À SAÚDE |
title |
UTILIZAÇÃO DO AVA MOODLE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PLATAFORMA EM UMA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS HUMANAS VOLTADA À SAÚDE |
spellingShingle |
UTILIZAÇÃO DO AVA MOODLE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PLATAFORMA EM UMA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS HUMANAS VOLTADA À SAÚDE Chaguri Jr, José Carlos; UNIG - Universidade Iguaçu Educação, Ciências Humanas, Informática, Ensino, Interdisciplinar, Saúde |
title_short |
UTILIZAÇÃO DO AVA MOODLE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PLATAFORMA EM UMA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS HUMANAS VOLTADA À SAÚDE |
title_full |
UTILIZAÇÃO DO AVA MOODLE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PLATAFORMA EM UMA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS HUMANAS VOLTADA À SAÚDE |
title_fullStr |
UTILIZAÇÃO DO AVA MOODLE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PLATAFORMA EM UMA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS HUMANAS VOLTADA À SAÚDE |
title_full_unstemmed |
UTILIZAÇÃO DO AVA MOODLE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PLATAFORMA EM UMA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS HUMANAS VOLTADA À SAÚDE |
title_sort |
UTILIZAÇÃO DO AVA MOODLE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PLATAFORMA EM UMA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS HUMANAS VOLTADA À SAÚDE |
author |
Chaguri Jr, José Carlos; UNIG - Universidade Iguaçu |
author_facet |
Chaguri Jr, José Carlos; UNIG - Universidade Iguaçu Oliveira, Cristiano Manhães de; UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Azevedo, Edson Terra; UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Siliprande, Marcelo David; UNIG - Universidade Iguaçu Fontes, Jailton Junio Ribeiro; UNIG - Universidade Iguaçu |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Cristiano Manhães de; UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Azevedo, Edson Terra; UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Siliprande, Marcelo David; UNIG - Universidade Iguaçu Fontes, Jailton Junio Ribeiro; UNIG - Universidade Iguaçu |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cristiano Manhães de Oliveira, UENF, CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaguri Jr, José Carlos; UNIG - Universidade Iguaçu Oliveira, Cristiano Manhães de; UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Azevedo, Edson Terra; UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Siliprande, Marcelo David; UNIG - Universidade Iguaçu Fontes, Jailton Junio Ribeiro; UNIG - Universidade Iguaçu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação, Ciências Humanas, Informática, Ensino, Interdisciplinar, Saúde |
topic |
Educação, Ciências Humanas, Informática, Ensino, Interdisciplinar, Saúde |
description |
Informática Aplicada à Saúde é uma das disciplinas do projeto pedagógico do curso de Medicina da Universidade Iguaçu/UNIG – Itaperuna, ministrada diante da emergente necessidade da aprendizagem multimídia na área da educação e saúde. Como forma de familiarizar os acadêmicos a realidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) foi proposto aos professores em reunião de coordenação, do curso de medicina a utilização da plataforma Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) . Na área da Educação, a Internet abriu um universo de possibilidades de acesso a informações, antes restritas as bibliotecas das universidades. Se o dia-a-dia é cercado por redes sociais com aplicativos como Facebook, Whatsapp, Instagram, Youtube e outros, a sala está restrita a aula expositiva e métodos de ensino-aprendizagem tradicionais, por isso é necessário se adaptar à nova realidade, ao perfil deste estudante e utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para despertar o interesse deste para o aprendizado. O Moodle é uma plataforma de aprendizagem online que possibilita a interação e colaboração entre estudantes, e destes com os professores através de ferramentas como e-mail, mensagens instantâneas, fórum, blog, wiki, videoconferência. Permite também organizar e compartilhar informações em diversas mídias como arquivos, vídeos, áudio, páginas html entre outros. Posto isto, o objetivo do presente trabalho é mostrar a utilidade do Moodle na era atual e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem. A apresentação da experiência de intercalar aulas presenciais de Fundamentos Filosóficos, uma disciplina optativa do curso de medicina, com a corroboração de práticas virtuais através da plataforma também é foco do trabalho. Como a proposta híbrida docente funcionou? A não centralização das atividades na pessoa do professor ajudou na reflexão filosófica, do discente? Até que ponto foi usada a metodologia ativa? Docente e discente se mostraram beneficiados? Por fim, a práxis do AVA, em construto. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/240 |
url |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/240/166 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Transformar; v. 13, n. 2 (2019): Revista Transformar; 6-26 21758255 18072623 reponame:Revista Transformar instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) instacron:UNIFSJ |
instname_str |
Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
instacron_str |
UNIFSJ |
institution |
UNIFSJ |
reponame_str |
Revista Transformar |
collection |
Revista Transformar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br |
_version_ |
1798044997697667072 |