SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO A PARTIR DO ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Transformar |
Texto Completo: | http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/330 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar a educação ambiental dentro do contexto do ensino de química e biologia para o desenvolvimento do aluno em sala de aula, que se convergem em uma nova rede conceitual estruturada na noção de desenvolvimento sustentável. Tem-se como objetivo de construir uma educação voltada para o eixo conceitual ambiente-população-desenvolvimento. A Educação Ambiental, considerada um modelo teórico, metodológico e prático que transcende o sistema educacional tradicional e atinge a concepção de meio ambiente e desenvolvimento, é concebida como uma educação para o desenvolvimento sustentável, expressa e planejada através da introdução da dimensão ambiental em os processos educativos. As principais considerações estão expostas em razão da contribuição para a dimensão ambiental através de seu objeto de estudo e nas ações disciplinares, justifica-se mediante a aquisição sistemática de conhecimentos, na formação em procedimentos metodológicos novos que serão aplicados e um aumento do desenvolvimento de valores e atitudes necessárias para o discente e também do docente, para uma futura prática profissional, capaz de contribuir adoção de estilos de vida saudáveis e formas de viver e cuidar do meio ambiente dentro e fora do âmbito institucional. |
id |
UNIFSJ-0_e66348b86dabe4061493a30eec89f7a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/330 |
network_acronym_str |
UNIFSJ-0 |
network_name_str |
Revista Transformar |
repository_id_str |
|
spelling |
SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO A PARTIR DO ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIAEducação, Ensino, SaúdeEste trabalho tem como objetivo analisar a educação ambiental dentro do contexto do ensino de química e biologia para o desenvolvimento do aluno em sala de aula, que se convergem em uma nova rede conceitual estruturada na noção de desenvolvimento sustentável. Tem-se como objetivo de construir uma educação voltada para o eixo conceitual ambiente-população-desenvolvimento. A Educação Ambiental, considerada um modelo teórico, metodológico e prático que transcende o sistema educacional tradicional e atinge a concepção de meio ambiente e desenvolvimento, é concebida como uma educação para o desenvolvimento sustentável, expressa e planejada através da introdução da dimensão ambiental em os processos educativos. As principais considerações estão expostas em razão da contribuição para a dimensão ambiental através de seu objeto de estudo e nas ações disciplinares, justifica-se mediante a aquisição sistemática de conhecimentos, na formação em procedimentos metodológicos novos que serão aplicados e um aumento do desenvolvimento de valores e atitudes necessárias para o discente e também do docente, para uma futura prática profissional, capaz de contribuir adoção de estilos de vida saudáveis e formas de viver e cuidar do meio ambiente dentro e fora do âmbito institucional.Revista TransformarSilva, Edeson dos Anjos; Faculdade Unida de Vitóriados Santos, Silvana Duarte Gonçalves; Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ)Júnior, Paulo Jonas dos Santos; Universidade Candido Mendes - UCAMPirozi, Anízio Antônio; Centro Universitário São José de Itaperuna-RJ2020-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/330Revista Transformar; v. 14, n. 1 (2020): Volume 14, n. 1, Revista Transformar; 194-2092175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/330/222info:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-07T23:27:43Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/330Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2022-06-07T23:27:43Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO A PARTIR DO ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA |
title |
SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO A PARTIR DO ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA |
spellingShingle |
SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO A PARTIR DO ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA Silva, Edeson dos Anjos; Faculdade Unida de Vitória Educação, Ensino, Saúde |
title_short |
SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO A PARTIR DO ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA |
title_full |
SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO A PARTIR DO ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA |
title_fullStr |
SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO A PARTIR DO ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA |
title_full_unstemmed |
SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO A PARTIR DO ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA |
title_sort |
SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO A PARTIR DO ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA |
author |
Silva, Edeson dos Anjos; Faculdade Unida de Vitória |
author_facet |
Silva, Edeson dos Anjos; Faculdade Unida de Vitória dos Santos, Silvana Duarte Gonçalves; Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) Júnior, Paulo Jonas dos Santos; Universidade Candido Mendes - UCAM Pirozi, Anízio Antônio; Centro Universitário São José de Itaperuna-RJ |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Silvana Duarte Gonçalves; Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) Júnior, Paulo Jonas dos Santos; Universidade Candido Mendes - UCAM Pirozi, Anízio Antônio; Centro Universitário São José de Itaperuna-RJ |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Edeson dos Anjos; Faculdade Unida de Vitória dos Santos, Silvana Duarte Gonçalves; Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) Júnior, Paulo Jonas dos Santos; Universidade Candido Mendes - UCAM Pirozi, Anízio Antônio; Centro Universitário São José de Itaperuna-RJ |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação, Ensino, Saúde |
topic |
Educação, Ensino, Saúde |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar a educação ambiental dentro do contexto do ensino de química e biologia para o desenvolvimento do aluno em sala de aula, que se convergem em uma nova rede conceitual estruturada na noção de desenvolvimento sustentável. Tem-se como objetivo de construir uma educação voltada para o eixo conceitual ambiente-população-desenvolvimento. A Educação Ambiental, considerada um modelo teórico, metodológico e prático que transcende o sistema educacional tradicional e atinge a concepção de meio ambiente e desenvolvimento, é concebida como uma educação para o desenvolvimento sustentável, expressa e planejada através da introdução da dimensão ambiental em os processos educativos. As principais considerações estão expostas em razão da contribuição para a dimensão ambiental através de seu objeto de estudo e nas ações disciplinares, justifica-se mediante a aquisição sistemática de conhecimentos, na formação em procedimentos metodológicos novos que serão aplicados e um aumento do desenvolvimento de valores e atitudes necessárias para o discente e também do docente, para uma futura prática profissional, capaz de contribuir adoção de estilos de vida saudáveis e formas de viver e cuidar do meio ambiente dentro e fora do âmbito institucional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/330 |
url |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/330 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/330/222 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Transformar; v. 14, n. 1 (2020): Volume 14, n. 1, Revista Transformar; 194-209 21758255 18072623 reponame:Revista Transformar instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) instacron:UNIFSJ |
instname_str |
Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
instacron_str |
UNIFSJ |
institution |
UNIFSJ |
reponame_str |
Revista Transformar |
collection |
Revista Transformar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br |
_version_ |
1798044997227905024 |