SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO A PARTIR DO ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Edeson dos Anjos; Faculdade Unida de Vitória
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: dos Santos, Silvana Duarte Gonçalves; Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), Júnior, Paulo Jonas dos Santos; Universidade Candido Mendes - UCAM, Pirozi, Anízio Antônio; Centro Universitário São José de Itaperuna-RJ
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Transformar
Texto Completo: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/330
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a educação ambiental dentro do contexto do ensino de química e biologia para o desenvolvimento do aluno em sala de aula, que se convergem em uma nova rede conceitual estruturada na noção de desenvolvimento sustentável. Tem-se como objetivo de construir uma educação voltada para o eixo conceitual ambiente-população-desenvolvimento. A Educação Ambiental, considerada um modelo teórico, metodológico e prático que transcende o sistema educacional tradicional e atinge a concepção de meio ambiente e desenvolvimento, é concebida como uma educação para o desenvolvimento sustentável, expressa e planejada através da introdução da dimensão ambiental em os processos educativos. As principais considerações estão expostas em razão da contribuição para a dimensão ambiental através de seu objeto de estudo e nas ações disciplinares, justifica-se mediante a aquisição sistemática de conhecimentos, na formação em procedimentos metodológicos novos que serão aplicados e um aumento do desenvolvimento de valores e atitudes necessárias para o discente e também do docente, para uma futura prática profissional, capaz de contribuir adoção de estilos de vida saudáveis e formas de viver e cuidar do meio ambiente dentro e fora do âmbito institucional.
id UNIFSJ-0_e66348b86dabe4061493a30eec89f7a5
oai_identifier_str oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/330
network_acronym_str UNIFSJ-0
network_name_str Revista Transformar
repository_id_str
spelling SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO A PARTIR DO ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIAEducação, Ensino, SaúdeEste trabalho tem como objetivo analisar a educação ambiental dentro do contexto do ensino de química e biologia para o desenvolvimento do aluno em sala de aula, que se convergem em uma nova rede conceitual estruturada na noção de desenvolvimento sustentável. Tem-se como objetivo de construir uma educação voltada para o eixo conceitual ambiente-população-desenvolvimento. A Educação Ambiental, considerada um modelo teórico, metodológico e prático que transcende o sistema educacional tradicional e atinge a concepção de meio ambiente e desenvolvimento, é concebida como uma educação para o desenvolvimento sustentável, expressa e planejada através da introdução da dimensão ambiental em os processos educativos. As principais considerações estão expostas em razão da contribuição para a dimensão ambiental através de seu objeto de estudo e nas ações disciplinares, justifica-se mediante a aquisição sistemática de conhecimentos, na formação em procedimentos metodológicos novos que serão aplicados e um aumento do desenvolvimento de valores e atitudes necessárias para o discente e também do docente, para uma futura prática profissional, capaz de contribuir adoção de estilos de vida saudáveis e formas de viver e cuidar do meio ambiente dentro e fora do âmbito institucional.Revista TransformarSilva, Edeson dos Anjos; Faculdade Unida de Vitóriados Santos, Silvana Duarte Gonçalves; Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ)Júnior, Paulo Jonas dos Santos; Universidade Candido Mendes - UCAMPirozi, Anízio Antônio; Centro Universitário São José de Itaperuna-RJ2020-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/330Revista Transformar; v. 14, n. 1 (2020): Volume 14, n. 1, Revista Transformar; 194-2092175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/330/222info:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-07T23:27:43Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/330Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2022-06-07T23:27:43Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false
dc.title.none.fl_str_mv SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO A PARTIR DO ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA
title SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO A PARTIR DO ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA
spellingShingle SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO A PARTIR DO ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA
Silva, Edeson dos Anjos; Faculdade Unida de Vitória
Educação, Ensino, Saúde
title_short SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO A PARTIR DO ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA
title_full SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO A PARTIR DO ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA
title_fullStr SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO A PARTIR DO ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA
title_full_unstemmed SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO A PARTIR DO ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA
title_sort SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO A PARTIR DO ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA
author Silva, Edeson dos Anjos; Faculdade Unida de Vitória
author_facet Silva, Edeson dos Anjos; Faculdade Unida de Vitória
dos Santos, Silvana Duarte Gonçalves; Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ)
Júnior, Paulo Jonas dos Santos; Universidade Candido Mendes - UCAM
Pirozi, Anízio Antônio; Centro Universitário São José de Itaperuna-RJ
author_role author
author2 dos Santos, Silvana Duarte Gonçalves; Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ)
Júnior, Paulo Jonas dos Santos; Universidade Candido Mendes - UCAM
Pirozi, Anízio Antônio; Centro Universitário São José de Itaperuna-RJ
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Edeson dos Anjos; Faculdade Unida de Vitória
dos Santos, Silvana Duarte Gonçalves; Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ)
Júnior, Paulo Jonas dos Santos; Universidade Candido Mendes - UCAM
Pirozi, Anízio Antônio; Centro Universitário São José de Itaperuna-RJ
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, Ensino, Saúde
topic Educação, Ensino, Saúde
description Este trabalho tem como objetivo analisar a educação ambiental dentro do contexto do ensino de química e biologia para o desenvolvimento do aluno em sala de aula, que se convergem em uma nova rede conceitual estruturada na noção de desenvolvimento sustentável. Tem-se como objetivo de construir uma educação voltada para o eixo conceitual ambiente-população-desenvolvimento. A Educação Ambiental, considerada um modelo teórico, metodológico e prático que transcende o sistema educacional tradicional e atinge a concepção de meio ambiente e desenvolvimento, é concebida como uma educação para o desenvolvimento sustentável, expressa e planejada através da introdução da dimensão ambiental em os processos educativos. As principais considerações estão expostas em razão da contribuição para a dimensão ambiental através de seu objeto de estudo e nas ações disciplinares, justifica-se mediante a aquisição sistemática de conhecimentos, na formação em procedimentos metodológicos novos que serão aplicados e um aumento do desenvolvimento de valores e atitudes necessárias para o discente e também do docente, para uma futura prática profissional, capaz de contribuir adoção de estilos de vida saudáveis e formas de viver e cuidar do meio ambiente dentro e fora do âmbito institucional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/330
url http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/330/222
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
dc.source.none.fl_str_mv Revista Transformar; v. 14, n. 1 (2020): Volume 14, n. 1, Revista Transformar; 194-209
21758255
18072623
reponame:Revista Transformar
instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron:UNIFSJ
instname_str Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron_str UNIFSJ
institution UNIFSJ
reponame_str Revista Transformar
collection Revista Transformar
repository.name.fl_str_mv Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
repository.mail.fl_str_mv cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br
_version_ 1798044997227905024