TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM CRIANÇAS COM QUEIXA DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NO AMBULATÓRIO DE NEUROLOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Transformar |
Texto Completo: | http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/888 |
Resumo: | O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é definido como um transtorno neurobiológico no desenvolvimento do autocontrole, sendo marcado por déficits referentes aos períodos de atenção, ao manejo dos impulsos e ao nível de atividade. Esse estudo buscou descrever e analisar a prevalência de crianças com TDAH que apresentam dificuldades na aprendizagem, atendidas na Unidade de Atenção Pediátrica de Itaperuna (Rio de Janeiro), levando em consideração os critérios diagnósticos do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Como metodologia será utilizado um questionário sócio demográfico, uma entrevista semiestruturada e o questionário com base nos critérios do manual diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais-V. Os dados foram analisados qualitativamente (análise da entrevista) e quantitativamente (análise dos dados obtidos por meio do questionário com base no DSM-V, sendo feito ainda um levantamento bibliográfico para embasamento teórico, mediante análise de artigos científicos extraídos das bases de dados Scielo, Pubmed, Redalyc, a partir dos descritores: Transtorno do défict de atenção e hiperatividade, dificuldade na aprendizagem, dentre outros importantes autores que versam sobre o tema. Foi possível concluir que na amostra verificada todos os sujeitos com queixa de dificuldade de aprendizagem fecham diagnóstico para TDAH. |
id |
UNIFSJ-0_ea0a20a0c0e2bbae6a53a9c4fe0a9678 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/888 |
network_acronym_str |
UNIFSJ-0 |
network_name_str |
Revista Transformar |
repository_id_str |
|
spelling |
TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM CRIANÇAS COM QUEIXA DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NO AMBULATÓRIO DE NEUROLOGIAO transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é definido como um transtorno neurobiológico no desenvolvimento do autocontrole, sendo marcado por déficits referentes aos períodos de atenção, ao manejo dos impulsos e ao nível de atividade. Esse estudo buscou descrever e analisar a prevalência de crianças com TDAH que apresentam dificuldades na aprendizagem, atendidas na Unidade de Atenção Pediátrica de Itaperuna (Rio de Janeiro), levando em consideração os critérios diagnósticos do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Como metodologia será utilizado um questionário sócio demográfico, uma entrevista semiestruturada e o questionário com base nos critérios do manual diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais-V. Os dados foram analisados qualitativamente (análise da entrevista) e quantitativamente (análise dos dados obtidos por meio do questionário com base no DSM-V, sendo feito ainda um levantamento bibliográfico para embasamento teórico, mediante análise de artigos científicos extraídos das bases de dados Scielo, Pubmed, Redalyc, a partir dos descritores: Transtorno do défict de atenção e hiperatividade, dificuldade na aprendizagem, dentre outros importantes autores que versam sobre o tema. Foi possível concluir que na amostra verificada todos os sujeitos com queixa de dificuldade de aprendizagem fecham diagnóstico para TDAH.Revista TransformarLóss, Juliana da Conceição SampaioDantas, Lais Soliño AbreuXavier, Laila Caraline Almeida CoelhoJunior, Roberto Batista MarquesIstoe, Rosalee Santos Crespo2023-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Pareshttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/888Revista Transformar; v. 16, n. 2 (2022); 528-5542175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/888/414info:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-06T17:16:06Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/888Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2023-06-06T17:16:06Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM CRIANÇAS COM QUEIXA DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NO AMBULATÓRIO DE NEUROLOGIA |
title |
TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM CRIANÇAS COM QUEIXA DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NO AMBULATÓRIO DE NEUROLOGIA |
spellingShingle |
TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM CRIANÇAS COM QUEIXA DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NO AMBULATÓRIO DE NEUROLOGIA Lóss, Juliana da Conceição Sampaio |
title_short |
TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM CRIANÇAS COM QUEIXA DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NO AMBULATÓRIO DE NEUROLOGIA |
title_full |
TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM CRIANÇAS COM QUEIXA DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NO AMBULATÓRIO DE NEUROLOGIA |
title_fullStr |
TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM CRIANÇAS COM QUEIXA DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NO AMBULATÓRIO DE NEUROLOGIA |
title_full_unstemmed |
TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM CRIANÇAS COM QUEIXA DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NO AMBULATÓRIO DE NEUROLOGIA |
title_sort |
TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM CRIANÇAS COM QUEIXA DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NO AMBULATÓRIO DE NEUROLOGIA |
author |
Lóss, Juliana da Conceição Sampaio |
author_facet |
Lóss, Juliana da Conceição Sampaio Dantas, Lais Soliño Abreu Xavier, Laila Caraline Almeida Coelho Junior, Roberto Batista Marques Istoe, Rosalee Santos Crespo |
author_role |
author |
author2 |
Dantas, Lais Soliño Abreu Xavier, Laila Caraline Almeida Coelho Junior, Roberto Batista Marques Istoe, Rosalee Santos Crespo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lóss, Juliana da Conceição Sampaio Dantas, Lais Soliño Abreu Xavier, Laila Caraline Almeida Coelho Junior, Roberto Batista Marques Istoe, Rosalee Santos Crespo |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é definido como um transtorno neurobiológico no desenvolvimento do autocontrole, sendo marcado por déficits referentes aos períodos de atenção, ao manejo dos impulsos e ao nível de atividade. Esse estudo buscou descrever e analisar a prevalência de crianças com TDAH que apresentam dificuldades na aprendizagem, atendidas na Unidade de Atenção Pediátrica de Itaperuna (Rio de Janeiro), levando em consideração os critérios diagnósticos do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Como metodologia será utilizado um questionário sócio demográfico, uma entrevista semiestruturada e o questionário com base nos critérios do manual diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais-V. Os dados foram analisados qualitativamente (análise da entrevista) e quantitativamente (análise dos dados obtidos por meio do questionário com base no DSM-V, sendo feito ainda um levantamento bibliográfico para embasamento teórico, mediante análise de artigos científicos extraídos das bases de dados Scielo, Pubmed, Redalyc, a partir dos descritores: Transtorno do défict de atenção e hiperatividade, dificuldade na aprendizagem, dentre outros importantes autores que versam sobre o tema. Foi possível concluir que na amostra verificada todos os sujeitos com queixa de dificuldade de aprendizagem fecham diagnóstico para TDAH. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/888 |
url |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/888 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/888/414 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Transformar; v. 16, n. 2 (2022); 528-554 21758255 18072623 reponame:Revista Transformar instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) instacron:UNIFSJ |
instname_str |
Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
instacron_str |
UNIFSJ |
institution |
UNIFSJ |
reponame_str |
Revista Transformar |
collection |
Revista Transformar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br |
_version_ |
1798044995959128064 |