TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM CRIANÇAS COM QUEIXA DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NO AMBULATÓRIO DE NEUROLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lóss, Juliana da Conceição Sampaio
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Dantas, Lais Soliño Abreu, Xavier, Laila Caraline Almeida Coelho, Junior, Roberto Batista Marques, Istoe, Rosalee Santos Crespo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Transformar
Texto Completo: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/888
Resumo: O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é definido como um transtorno neurobiológico no desenvolvimento do autocontrole, sendo marcado por déficits referentes aos períodos de atenção, ao manejo dos impulsos e ao nível de atividade. Esse estudo buscou descrever e analisar a prevalência de crianças com TDAH que apresentam dificuldades na aprendizagem, atendidas na Unidade de Atenção Pediátrica de Itaperuna (Rio de Janeiro), levando em consideração os critérios diagnósticos do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Como metodologia será utilizado um questionário sócio demográfico, uma entrevista semiestruturada e o questionário com base nos critérios do manual diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais-V. Os dados foram analisados qualitativamente (análise da entrevista) e quantitativamente (análise dos dados obtidos por meio do questionário com base no DSM-V, sendo feito ainda um levantamento bibliográfico para embasamento teórico, mediante análise de artigos científicos extraídos das bases de dados Scielo, Pubmed, Redalyc, a partir dos descritores: Transtorno do défict de atenção e hiperatividade, dificuldade na aprendizagem, dentre outros importantes autores que versam sobre o tema. Foi possível concluir que na amostra verificada todos os sujeitos com queixa de dificuldade de aprendizagem fecham diagnóstico para TDAH.
id UNIFSJ-0_ea0a20a0c0e2bbae6a53a9c4fe0a9678
oai_identifier_str oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/888
network_acronym_str UNIFSJ-0
network_name_str Revista Transformar
repository_id_str
spelling TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM CRIANÇAS COM QUEIXA DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NO AMBULATÓRIO DE NEUROLOGIAO transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é definido como um transtorno neurobiológico no desenvolvimento do autocontrole, sendo marcado por déficits referentes aos períodos de atenção, ao manejo dos impulsos e ao nível de atividade. Esse estudo buscou descrever e analisar a prevalência de crianças com TDAH que apresentam dificuldades na aprendizagem, atendidas na Unidade de Atenção Pediátrica de Itaperuna (Rio de Janeiro), levando em consideração os critérios diagnósticos do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Como metodologia será utilizado um questionário sócio demográfico, uma entrevista semiestruturada e o questionário com base nos critérios do manual diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais-V. Os dados foram analisados qualitativamente (análise da entrevista) e quantitativamente (análise dos dados obtidos por meio do questionário com base no DSM-V, sendo feito ainda um levantamento bibliográfico para embasamento teórico, mediante análise de artigos científicos extraídos das bases de dados Scielo, Pubmed, Redalyc, a partir dos descritores: Transtorno do défict de atenção e hiperatividade, dificuldade na aprendizagem, dentre outros importantes autores que versam sobre o tema. Foi possível concluir que na amostra verificada todos os sujeitos com queixa de dificuldade de aprendizagem fecham diagnóstico para TDAH.Revista TransformarLóss, Juliana da Conceição SampaioDantas, Lais Soliño AbreuXavier, Laila Caraline Almeida CoelhoJunior, Roberto Batista MarquesIstoe, Rosalee Santos Crespo2023-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Pareshttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/888Revista Transformar; v. 16, n. 2 (2022); 528-5542175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/888/414info:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-06T17:16:06Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/888Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2023-06-06T17:16:06Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false
dc.title.none.fl_str_mv TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM CRIANÇAS COM QUEIXA DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NO AMBULATÓRIO DE NEUROLOGIA
title TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM CRIANÇAS COM QUEIXA DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NO AMBULATÓRIO DE NEUROLOGIA
spellingShingle TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM CRIANÇAS COM QUEIXA DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NO AMBULATÓRIO DE NEUROLOGIA
Lóss, Juliana da Conceição Sampaio
title_short TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM CRIANÇAS COM QUEIXA DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NO AMBULATÓRIO DE NEUROLOGIA
title_full TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM CRIANÇAS COM QUEIXA DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NO AMBULATÓRIO DE NEUROLOGIA
title_fullStr TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM CRIANÇAS COM QUEIXA DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NO AMBULATÓRIO DE NEUROLOGIA
title_full_unstemmed TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM CRIANÇAS COM QUEIXA DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NO AMBULATÓRIO DE NEUROLOGIA
title_sort TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM CRIANÇAS COM QUEIXA DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NO AMBULATÓRIO DE NEUROLOGIA
author Lóss, Juliana da Conceição Sampaio
author_facet Lóss, Juliana da Conceição Sampaio
Dantas, Lais Soliño Abreu
Xavier, Laila Caraline Almeida Coelho
Junior, Roberto Batista Marques
Istoe, Rosalee Santos Crespo
author_role author
author2 Dantas, Lais Soliño Abreu
Xavier, Laila Caraline Almeida Coelho
Junior, Roberto Batista Marques
Istoe, Rosalee Santos Crespo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lóss, Juliana da Conceição Sampaio
Dantas, Lais Soliño Abreu
Xavier, Laila Caraline Almeida Coelho
Junior, Roberto Batista Marques
Istoe, Rosalee Santos Crespo
dc.subject.none.fl_str_mv
description O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é definido como um transtorno neurobiológico no desenvolvimento do autocontrole, sendo marcado por déficits referentes aos períodos de atenção, ao manejo dos impulsos e ao nível de atividade. Esse estudo buscou descrever e analisar a prevalência de crianças com TDAH que apresentam dificuldades na aprendizagem, atendidas na Unidade de Atenção Pediátrica de Itaperuna (Rio de Janeiro), levando em consideração os critérios diagnósticos do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Como metodologia será utilizado um questionário sócio demográfico, uma entrevista semiestruturada e o questionário com base nos critérios do manual diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais-V. Os dados foram analisados qualitativamente (análise da entrevista) e quantitativamente (análise dos dados obtidos por meio do questionário com base no DSM-V, sendo feito ainda um levantamento bibliográfico para embasamento teórico, mediante análise de artigos científicos extraídos das bases de dados Scielo, Pubmed, Redalyc, a partir dos descritores: Transtorno do défict de atenção e hiperatividade, dificuldade na aprendizagem, dentre outros importantes autores que versam sobre o tema. Foi possível concluir que na amostra verificada todos os sujeitos com queixa de dificuldade de aprendizagem fecham diagnóstico para TDAH.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/888
url http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/888/414
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
dc.source.none.fl_str_mv Revista Transformar; v. 16, n. 2 (2022); 528-554
21758255
18072623
reponame:Revista Transformar
instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron:UNIFSJ
instname_str Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron_str UNIFSJ
institution UNIFSJ
reponame_str Revista Transformar
collection Revista Transformar
repository.name.fl_str_mv Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
repository.mail.fl_str_mv cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br
_version_ 1798044995959128064