Leitura e a interpretação de textos na sala de aula: contribuições da semiótica de Peirce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castelane, Otávio de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Caetano, Joane Marieli Pereira, Souza, Sonia Maria da Fonseca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Transformar
Texto Completo: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/89
Resumo: Este estudo tem como objetivo verificar como a aplicação de umasequência didática tendo como norteamento a teoria Semiótica de Peirce (1999)pode refletir ou contribuir para a leitura e interpretações de textos verbais e não-verbais por alunos. Especificamente, pretende-se analisar a teoria da Semiótica dePeirce, apontar a distinção linguagem verbal e não verbal e discutir como asemiótica pode contribuir no processo de aprendizagem em sala de aula. Para tanto,foi utilizado como método para coleta de dados: a pesquisa bibliográfica, uma pesquisa aplicada e a construção de uma sequência didática pautada nospressupostos da Semiótica para se trabalhar a interpretação de textos por parte dos alunos. A partir da análise de dados foi possível perceber a importância de elucidar novos olhares a procedimentos básicos como a interpretação, ainda que o pouco conhecimento docente na área se impõem como o maior desafio educacional. Enfim, por meio de todo estudo realizado e das sugestões pedagógicas apresentadas foi possível confirmar que a utilização da semiótica pode permitir o desenvolvimento de capacidades e habilidade durante a leitura e a interpretação de textos verbais e não-verbais pelos alunos.Palavras-Chave: Peirce. Semiótica. Linguagem Verbal e Não Verbal.
id UNIFSJ-0_fcc8887bf9aec69696c4465c8121f900
oai_identifier_str oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/89
network_acronym_str UNIFSJ-0
network_name_str Revista Transformar
repository_id_str
spelling Leitura e a interpretação de textos na sala de aula: contribuições da semiótica de PeirceEste estudo tem como objetivo verificar como a aplicação de umasequência didática tendo como norteamento a teoria Semiótica de Peirce (1999)pode refletir ou contribuir para a leitura e interpretações de textos verbais e não-verbais por alunos. Especificamente, pretende-se analisar a teoria da Semiótica dePeirce, apontar a distinção linguagem verbal e não verbal e discutir como asemiótica pode contribuir no processo de aprendizagem em sala de aula. Para tanto,foi utilizado como método para coleta de dados: a pesquisa bibliográfica, uma pesquisa aplicada e a construção de uma sequência didática pautada nospressupostos da Semiótica para se trabalhar a interpretação de textos por parte dos alunos. A partir da análise de dados foi possível perceber a importância de elucidar novos olhares a procedimentos básicos como a interpretação, ainda que o pouco conhecimento docente na área se impõem como o maior desafio educacional. Enfim, por meio de todo estudo realizado e das sugestões pedagógicas apresentadas foi possível confirmar que a utilização da semiótica pode permitir o desenvolvimento de capacidades e habilidade durante a leitura e a interpretação de textos verbais e não-verbais pelos alunos.Palavras-Chave: Peirce. Semiótica. Linguagem Verbal e Não Verbal.Revista TransformarCastelane, Otávio de OliveiraCaetano, Joane Marieli PereiraSouza, Sonia Maria da Fonseca2017-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/89Revista Transformar; 2017; 23-342175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/89/85info:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-27T20:51:33Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/89Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2018-04-27T20:51:33Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e a interpretação de textos na sala de aula: contribuições da semiótica de Peirce
title Leitura e a interpretação de textos na sala de aula: contribuições da semiótica de Peirce
spellingShingle Leitura e a interpretação de textos na sala de aula: contribuições da semiótica de Peirce
Castelane, Otávio de Oliveira
title_short Leitura e a interpretação de textos na sala de aula: contribuições da semiótica de Peirce
title_full Leitura e a interpretação de textos na sala de aula: contribuições da semiótica de Peirce
title_fullStr Leitura e a interpretação de textos na sala de aula: contribuições da semiótica de Peirce
title_full_unstemmed Leitura e a interpretação de textos na sala de aula: contribuições da semiótica de Peirce
title_sort Leitura e a interpretação de textos na sala de aula: contribuições da semiótica de Peirce
author Castelane, Otávio de Oliveira
author_facet Castelane, Otávio de Oliveira
Caetano, Joane Marieli Pereira
Souza, Sonia Maria da Fonseca
author_role author
author2 Caetano, Joane Marieli Pereira
Souza, Sonia Maria da Fonseca
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Castelane, Otávio de Oliveira
Caetano, Joane Marieli Pereira
Souza, Sonia Maria da Fonseca
dc.subject.none.fl_str_mv
description Este estudo tem como objetivo verificar como a aplicação de umasequência didática tendo como norteamento a teoria Semiótica de Peirce (1999)pode refletir ou contribuir para a leitura e interpretações de textos verbais e não-verbais por alunos. Especificamente, pretende-se analisar a teoria da Semiótica dePeirce, apontar a distinção linguagem verbal e não verbal e discutir como asemiótica pode contribuir no processo de aprendizagem em sala de aula. Para tanto,foi utilizado como método para coleta de dados: a pesquisa bibliográfica, uma pesquisa aplicada e a construção de uma sequência didática pautada nospressupostos da Semiótica para se trabalhar a interpretação de textos por parte dos alunos. A partir da análise de dados foi possível perceber a importância de elucidar novos olhares a procedimentos básicos como a interpretação, ainda que o pouco conhecimento docente na área se impõem como o maior desafio educacional. Enfim, por meio de todo estudo realizado e das sugestões pedagógicas apresentadas foi possível confirmar que a utilização da semiótica pode permitir o desenvolvimento de capacidades e habilidade durante a leitura e a interpretação de textos verbais e não-verbais pelos alunos.Palavras-Chave: Peirce. Semiótica. Linguagem Verbal e Não Verbal.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/89
url http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/89
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/89/85
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
publisher.none.fl_str_mv Revista Transformar
dc.source.none.fl_str_mv Revista Transformar; 2017; 23-34
21758255
18072623
reponame:Revista Transformar
instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron:UNIFSJ
instname_str Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
instacron_str UNIFSJ
institution UNIFSJ
reponame_str Revista Transformar
collection Revista Transformar
repository.name.fl_str_mv Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
repository.mail.fl_str_mv cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br
_version_ 1798044996067131392