Leitura e a interpretação de textos na sala de aula: contribuições da semiótica de Peirce
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Transformar |
Texto Completo: | http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/89 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo verificar como a aplicação de umasequência didática tendo como norteamento a teoria Semiótica de Peirce (1999)pode refletir ou contribuir para a leitura e interpretações de textos verbais e não-verbais por alunos. Especificamente, pretende-se analisar a teoria da Semiótica dePeirce, apontar a distinção linguagem verbal e não verbal e discutir como asemiótica pode contribuir no processo de aprendizagem em sala de aula. Para tanto,foi utilizado como método para coleta de dados: a pesquisa bibliográfica, uma pesquisa aplicada e a construção de uma sequência didática pautada nospressupostos da Semiótica para se trabalhar a interpretação de textos por parte dos alunos. A partir da análise de dados foi possível perceber a importância de elucidar novos olhares a procedimentos básicos como a interpretação, ainda que o pouco conhecimento docente na área se impõem como o maior desafio educacional. Enfim, por meio de todo estudo realizado e das sugestões pedagógicas apresentadas foi possível confirmar que a utilização da semiótica pode permitir o desenvolvimento de capacidades e habilidade durante a leitura e a interpretação de textos verbais e não-verbais pelos alunos.Palavras-Chave: Peirce. Semiótica. Linguagem Verbal e Não Verbal. |
id |
UNIFSJ-0_fcc8887bf9aec69696c4465c8121f900 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.fsj.edu.br:article/89 |
network_acronym_str |
UNIFSJ-0 |
network_name_str |
Revista Transformar |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura e a interpretação de textos na sala de aula: contribuições da semiótica de PeirceEste estudo tem como objetivo verificar como a aplicação de umasequência didática tendo como norteamento a teoria Semiótica de Peirce (1999)pode refletir ou contribuir para a leitura e interpretações de textos verbais e não-verbais por alunos. Especificamente, pretende-se analisar a teoria da Semiótica dePeirce, apontar a distinção linguagem verbal e não verbal e discutir como asemiótica pode contribuir no processo de aprendizagem em sala de aula. Para tanto,foi utilizado como método para coleta de dados: a pesquisa bibliográfica, uma pesquisa aplicada e a construção de uma sequência didática pautada nospressupostos da Semiótica para se trabalhar a interpretação de textos por parte dos alunos. A partir da análise de dados foi possível perceber a importância de elucidar novos olhares a procedimentos básicos como a interpretação, ainda que o pouco conhecimento docente na área se impõem como o maior desafio educacional. Enfim, por meio de todo estudo realizado e das sugestões pedagógicas apresentadas foi possível confirmar que a utilização da semiótica pode permitir o desenvolvimento de capacidades e habilidade durante a leitura e a interpretação de textos verbais e não-verbais pelos alunos.Palavras-Chave: Peirce. Semiótica. Linguagem Verbal e Não Verbal.Revista TransformarCastelane, Otávio de OliveiraCaetano, Joane Marieli PereiraSouza, Sonia Maria da Fonseca2017-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/89Revista Transformar; 2017; 23-342175825518072623reponame:Revista Transformarinstname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)instacron:UNIFSJporhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/89/85info:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-27T20:51:33Zoai:ojs.www.fsj.edu.br:article/89Revistahttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformarPUBhttp://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/oaicenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br2175-82552175-8255opendoar:2018-04-27T20:51:33Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura e a interpretação de textos na sala de aula: contribuições da semiótica de Peirce |
title |
Leitura e a interpretação de textos na sala de aula: contribuições da semiótica de Peirce |
spellingShingle |
Leitura e a interpretação de textos na sala de aula: contribuições da semiótica de Peirce Castelane, Otávio de Oliveira |
title_short |
Leitura e a interpretação de textos na sala de aula: contribuições da semiótica de Peirce |
title_full |
Leitura e a interpretação de textos na sala de aula: contribuições da semiótica de Peirce |
title_fullStr |
Leitura e a interpretação de textos na sala de aula: contribuições da semiótica de Peirce |
title_full_unstemmed |
Leitura e a interpretação de textos na sala de aula: contribuições da semiótica de Peirce |
title_sort |
Leitura e a interpretação de textos na sala de aula: contribuições da semiótica de Peirce |
author |
Castelane, Otávio de Oliveira |
author_facet |
Castelane, Otávio de Oliveira Caetano, Joane Marieli Pereira Souza, Sonia Maria da Fonseca |
author_role |
author |
author2 |
Caetano, Joane Marieli Pereira Souza, Sonia Maria da Fonseca |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castelane, Otávio de Oliveira Caetano, Joane Marieli Pereira Souza, Sonia Maria da Fonseca |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Este estudo tem como objetivo verificar como a aplicação de umasequência didática tendo como norteamento a teoria Semiótica de Peirce (1999)pode refletir ou contribuir para a leitura e interpretações de textos verbais e não-verbais por alunos. Especificamente, pretende-se analisar a teoria da Semiótica dePeirce, apontar a distinção linguagem verbal e não verbal e discutir como asemiótica pode contribuir no processo de aprendizagem em sala de aula. Para tanto,foi utilizado como método para coleta de dados: a pesquisa bibliográfica, uma pesquisa aplicada e a construção de uma sequência didática pautada nospressupostos da Semiótica para se trabalhar a interpretação de textos por parte dos alunos. A partir da análise de dados foi possível perceber a importância de elucidar novos olhares a procedimentos básicos como a interpretação, ainda que o pouco conhecimento docente na área se impõem como o maior desafio educacional. Enfim, por meio de todo estudo realizado e das sugestões pedagógicas apresentadas foi possível confirmar que a utilização da semiótica pode permitir o desenvolvimento de capacidades e habilidade durante a leitura e a interpretação de textos verbais e não-verbais pelos alunos.Palavras-Chave: Peirce. Semiótica. Linguagem Verbal e Não Verbal. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/89 |
url |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/89 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/89/85 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Transformar |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Transformar; 2017; 23-34 21758255 18072623 reponame:Revista Transformar instname:Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) instacron:UNIFSJ |
instname_str |
Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
instacron_str |
UNIFSJ |
institution |
UNIFSJ |
reponame_str |
Revista Transformar |
collection |
Revista Transformar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Transformar - Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
cenice@fsj.edu.br || cpd@fsj.edu.br |
_version_ |
1798044996067131392 |