A responsabilidade social empresarial, uma questão de cultura: o caso Petrobrás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Raul César Mello dos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS
Texto Completo: http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/15
Resumo: Corporate social responsibility is a very current theme, its notion has expanded in recent years, and should be discussed broadly in the academy and perceived as an important issue that should be observed and performed in organizations. Therefore, the present work will discuss the mechanisms of disclosure and actions of the corporate social responsibility, in the sense of seeking a relationship between the corporate social responsibility and how the organizational culture is perceived and utilized in the context of social change, objectifying the management of the corporate social responsibility. (CSR). This research discusses the concept of the corporate social responsibility (CSR) and how this practice is incorporated in the company by means of cultural change in the organization, such as a legitimate instrument of social awareness in an oil company. This study searches to identify the perception of the managers and employees of the social responsibilities in the company and if CSR is present in the culture of the organization. The method used in this research is exploratory-descriptive with data collected through qualitive interviews with various directors, managers and employees. This study leaves a challenge for the field of organizational studies to unmask the characteristics of the phenomenon that still requests many studies in Brazil.
id UNIF_b8c9fc0edd0e850d115db8a2c2d6a9c0
oai_identifier_str oai:teste.tede.unifacs.br:tede/15
network_acronym_str UNIF
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS
repository_id_str
spelling Kustner, Rocio CastroCPF:46751785615http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp?pesq=7519914156323055Ramos, Alba Regina NevesRAMOS, A. R. N.Schommer, Paula Chieshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701457E0CPF:82817758749Santos, Raul César Mello dos2016-04-29T13:54:10Z2009-04-272007-09-06SANTOS, Raul César Mello dos. A responsabilidade social empresarial, uma questão de cultura: o caso Petrobrás. 2007. 167 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2007.http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/15Corporate social responsibility is a very current theme, its notion has expanded in recent years, and should be discussed broadly in the academy and perceived as an important issue that should be observed and performed in organizations. Therefore, the present work will discuss the mechanisms of disclosure and actions of the corporate social responsibility, in the sense of seeking a relationship between the corporate social responsibility and how the organizational culture is perceived and utilized in the context of social change, objectifying the management of the corporate social responsibility. (CSR). This research discusses the concept of the corporate social responsibility (CSR) and how this practice is incorporated in the company by means of cultural change in the organization, such as a legitimate instrument of social awareness in an oil company. This study searches to identify the perception of the managers and employees of the social responsibilities in the company and if CSR is present in the culture of the organization. The method used in this research is exploratory-descriptive with data collected through qualitive interviews with various directors, managers and employees. This study leaves a challenge for the field of organizational studies to unmask the characteristics of the phenomenon that still requests many studies in Brazil.A responsabilidade social das empresas é um tema muito atual, sua noção se expandiu nos últimos anos, e deve ser amplamente discutido na academia, e percebido como um ponto importante a ser observado e trabalhado nas organizações. Por esse motivo, o presente trabalho propõe discutir acerca dos mecanismos de divulgação das ações de responsabilidade social empresarial, de tal forma a buscar uma possível relação entre a Responsabilidade Social Empresarial, fruto de uma cultura organizacional, e a forma como o cultura organizacional é percebida e utilizada nesse contexto de mudanças, objetivando alavancar a gestão focada na Responsabilidade Social Empresarial. O trabalho discute o conceito de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e como esta prática está incorporada na empresa, mediante a mudança na cultura da organização, como legítimo instrumento de divulgação e conscientização social em uma empresa de petróleo. Dentro do estudo se busca identificar a percepção dos gestores e funcionários quanto à responsabilidade social empresarial, e como a RSE se encontra presente na cultura da organização. A metodologia utilizada identifica o estudo de caso e a abordagem foi qualitativa e quantitativa. Como fonte de coleta de dados fez-se uso da pesquisa documental e bibliográfica, entrevistas, e questionário, aplicadas em alguns diretores, gerentes, e funcionários. Os resultados da pesquisa indicam, que os programas, a maneira como se da a gestão bem como a percepção dos gestores e demais funcionários estão orientados em um modelo de desempenho social corporativo, onde se procura contemplar todos os grupos com os quais a empresa mantém relacionamento. Gestores e funcionários entendem que as ações no campo da Responsabilidade social é algo que faz parte da história da empresa, apesar de que eles também percebem a importância estratégica desta orientação social. O estudo identifica também uma estrutura muito bem construida e consolidada, direcionando a cultura da empresa e seus funcionários no caminho da responsabilidade social consciente. A análise dos resultados indica a necessidade de aprofundamento da investigação do tema.Made available in DSpace on 2016-04-29T13:54:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Raul Santos 2007.pdf: 1420439 bytes, checksum: 5cbd2197e9a3e03294f906cbd297e5da (MD5) Previous issue date: 2007-09-06Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede.unifacs.br:8080/tede/retrieve/483/Dissertacao%20Raul%20Santos%202007.pdf.jpgporUniversidade SalvadorPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUNIFACSBRAdministraçãoResponsabilidade social empresarialCultura organizacionalCorporate Social ResponsibilityOrganizational CultureCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASA responsabilidade social empresarial, uma questão de cultura: o caso Petrobrásinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACSinstname:Universidade Salvador (UNIFACS)instacron:UNIFACSORIGINALDissertacao Raul Santos 2007.pdfapplication/pdf1420439http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/bitstream/tede/15/1/Dissertacao+Raul+Santos+2007.pdf5cbd2197e9a3e03294f906cbd297e5daMD51TEXTDissertacao Raul Santos 2007.pdf.txtDissertacao Raul Santos 2007.pdf.txttext/plain347603http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/bitstream/tede/15/2/Dissertacao+Raul+Santos+2007.pdf.txtc212dc48f8f52e7bb4ae21df5bc54df7MD52THUMBNAILDissertacao Raul Santos 2007.pdf.jpgDissertacao Raul Santos 2007.pdf.jpgimage/jpeg3789http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/bitstream/tede/15/3/Dissertacao+Raul+Santos+2007.pdf.jpgaa77f827636eecd9622e9f958365b461MD53tede/152017-08-30 09:46:12.867oai:teste.tede.unifacs.br:tede/15Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.unifacs.br/http://tede.unifacs.br:8080/oai/requestbibliotecadigital@unifacs.br||bibliotecadigital@unifacs.bropendoar:2017-08-30T12:46:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS - Universidade Salvador (UNIFACS)false
dc.title.por.fl_str_mv A responsabilidade social empresarial, uma questão de cultura: o caso Petrobrás
title A responsabilidade social empresarial, uma questão de cultura: o caso Petrobrás
spellingShingle A responsabilidade social empresarial, uma questão de cultura: o caso Petrobrás
Santos, Raul César Mello dos
Responsabilidade social empresarial
Cultura organizacional
Corporate Social Responsibility
Organizational Culture
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
title_short A responsabilidade social empresarial, uma questão de cultura: o caso Petrobrás
title_full A responsabilidade social empresarial, uma questão de cultura: o caso Petrobrás
title_fullStr A responsabilidade social empresarial, uma questão de cultura: o caso Petrobrás
title_full_unstemmed A responsabilidade social empresarial, uma questão de cultura: o caso Petrobrás
title_sort A responsabilidade social empresarial, uma questão de cultura: o caso Petrobrás
author Santos, Raul César Mello dos
author_facet Santos, Raul César Mello dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kustner, Rocio Castro
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:46751785615
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp?pesq=7519914156323055
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ramos, Alba Regina Neves
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv RAMOS, A. R. N.
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Schommer, Paula Chies
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701457E0
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:82817758749
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Raul César Mello dos
contributor_str_mv Kustner, Rocio Castro
Ramos, Alba Regina Neves
Schommer, Paula Chies
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social empresarial
Cultura organizacional
topic Responsabilidade social empresarial
Cultura organizacional
Corporate Social Responsibility
Organizational Culture
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Corporate Social Responsibility
Organizational Culture
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
description Corporate social responsibility is a very current theme, its notion has expanded in recent years, and should be discussed broadly in the academy and perceived as an important issue that should be observed and performed in organizations. Therefore, the present work will discuss the mechanisms of disclosure and actions of the corporate social responsibility, in the sense of seeking a relationship between the corporate social responsibility and how the organizational culture is perceived and utilized in the context of social change, objectifying the management of the corporate social responsibility. (CSR). This research discusses the concept of the corporate social responsibility (CSR) and how this practice is incorporated in the company by means of cultural change in the organization, such as a legitimate instrument of social awareness in an oil company. This study searches to identify the perception of the managers and employees of the social responsibilities in the company and if CSR is present in the culture of the organization. The method used in this research is exploratory-descriptive with data collected through qualitive interviews with various directors, managers and employees. This study leaves a challenge for the field of organizational studies to unmask the characteristics of the phenomenon that still requests many studies in Brazil.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-09-06
dc.date.available.fl_str_mv 2009-04-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-29T13:54:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Raul César Mello dos. A responsabilidade social empresarial, uma questão de cultura: o caso Petrobrás. 2007. 167 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/15
identifier_str_mv SANTOS, Raul César Mello dos. A responsabilidade social empresarial, uma questão de cultura: o caso Petrobrás. 2007. 167 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Salvador, Salvador, 2007.
url http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/handle/tede/15
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Salvador
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIFACS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Salvador
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS
instname:Universidade Salvador (UNIFACS)
instacron:UNIFACS
instname_str Universidade Salvador (UNIFACS)
instacron_str UNIFACS
institution UNIFACS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS
bitstream.url.fl_str_mv http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/bitstream/tede/15/1/Dissertacao+Raul+Santos+2007.pdf
http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/bitstream/tede/15/2/Dissertacao+Raul+Santos+2007.pdf.txt
http://teste.tede.unifacs.br:8080/tede/bitstream/tede/15/3/Dissertacao+Raul+Santos+2007.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5cbd2197e9a3e03294f906cbd297e5da
c212dc48f8f52e7bb4ae21df5bc54df7
aa77f827636eecd9622e9f958365b461
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFACS - Universidade Salvador (UNIFACS)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecadigital@unifacs.br||bibliotecadigital@unifacs.br
_version_ 1815289296038395904