A virtude da integridade para uma teoria da legislação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kallás Filho, Elias
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Carvalho, Meliza Marinelli Franco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Direitos Humanos e Democracia
Texto Completo: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/6522
Resumo: Por meio do estabelecimento de uma relação entre as exigências normativas do princípio da integridade, e a prática legislativa brasileira, esta investigação oportuniza a abertura de uma reflexão que ultrapassa a questão da coerência e consistência no campo da decisão jurídica, para alcançar também uma possível normatividade no campo da produção legislativa. Nessa perspectiva exploratória, esta reflexão permite uma discussão sobre o próprio equilíbrio ou mediação da tensão entre constitucionalismo e democracia no âmbito da produção legislativa do direito. Para tanto, a pesquisa fará uma abordagem analítica, utilizando-se das reflexões teóricas da hermenêutica política de Ronald Dworkin, especialmente em suas obras que tratam da integridade do direito. Conclui-se que a integridade deve ser vista pelo legislador como uma virtude do direito a ser respeitada em todas as etapas do processo legislativo, pois quando a decisão de criar novas normas e novos direitos for justificada em princípios de moralidade política, a legislação como um todo ganhará em legitimidade e eficácia.
id UNIJ-1_0686ae1e650a02f9e1de199d38e99b57
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unijui.edu.br:article/6522
network_acronym_str UNIJ-1
network_name_str Revista Direitos Humanos e Democracia
repository_id_str
spelling A virtude da integridade para uma teoria da legislaçãoPor meio do estabelecimento de uma relação entre as exigências normativas do princípio da integridade, e a prática legislativa brasileira, esta investigação oportuniza a abertura de uma reflexão que ultrapassa a questão da coerência e consistência no campo da decisão jurídica, para alcançar também uma possível normatividade no campo da produção legislativa. Nessa perspectiva exploratória, esta reflexão permite uma discussão sobre o próprio equilíbrio ou mediação da tensão entre constitucionalismo e democracia no âmbito da produção legislativa do direito. Para tanto, a pesquisa fará uma abordagem analítica, utilizando-se das reflexões teóricas da hermenêutica política de Ronald Dworkin, especialmente em suas obras que tratam da integridade do direito. Conclui-se que a integridade deve ser vista pelo legislador como uma virtude do direito a ser respeitada em todas as etapas do processo legislativo, pois quando a decisão de criar novas normas e novos direitos for justificada em princípios de moralidade política, a legislação como um todo ganhará em legitimidade e eficácia.EDITORA UNIJUI2017-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/652210.21527/2317-5389.2017.10.46-65Revista Direitos Humanos e Democracia; v. 5 n. 10 (2017); 46-652317-5389reponame:Revista Direitos Humanos e Democraciainstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)instacron:UNIJUIporhttps://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/6522/5519Copyright (c) 2017 Revista Direitos Humanos e Democraciainfo:eu-repo/semantics/openAccessKallás Filho, EliasCarvalho, Meliza Marinelli Franco2021-03-25T21:28:50Zoai:ojs.revistas.unijui.edu.br:article/6522Revistahttps://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/oai2317-53892317-5389opendoar:2021-03-25T21:28:50Revista Direitos Humanos e Democracia - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)false
dc.title.none.fl_str_mv A virtude da integridade para uma teoria da legislação
title A virtude da integridade para uma teoria da legislação
spellingShingle A virtude da integridade para uma teoria da legislação
Kallás Filho, Elias
title_short A virtude da integridade para uma teoria da legislação
title_full A virtude da integridade para uma teoria da legislação
title_fullStr A virtude da integridade para uma teoria da legislação
title_full_unstemmed A virtude da integridade para uma teoria da legislação
title_sort A virtude da integridade para uma teoria da legislação
author Kallás Filho, Elias
author_facet Kallás Filho, Elias
Carvalho, Meliza Marinelli Franco
author_role author
author2 Carvalho, Meliza Marinelli Franco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kallás Filho, Elias
Carvalho, Meliza Marinelli Franco
description Por meio do estabelecimento de uma relação entre as exigências normativas do princípio da integridade, e a prática legislativa brasileira, esta investigação oportuniza a abertura de uma reflexão que ultrapassa a questão da coerência e consistência no campo da decisão jurídica, para alcançar também uma possível normatividade no campo da produção legislativa. Nessa perspectiva exploratória, esta reflexão permite uma discussão sobre o próprio equilíbrio ou mediação da tensão entre constitucionalismo e democracia no âmbito da produção legislativa do direito. Para tanto, a pesquisa fará uma abordagem analítica, utilizando-se das reflexões teóricas da hermenêutica política de Ronald Dworkin, especialmente em suas obras que tratam da integridade do direito. Conclui-se que a integridade deve ser vista pelo legislador como uma virtude do direito a ser respeitada em todas as etapas do processo legislativo, pois quando a decisão de criar novas normas e novos direitos for justificada em princípios de moralidade política, a legislação como um todo ganhará em legitimidade e eficácia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/6522
10.21527/2317-5389.2017.10.46-65
url https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/6522
identifier_str_mv 10.21527/2317-5389.2017.10.46-65
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/6522/5519
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Direitos Humanos e Democracia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Direitos Humanos e Democracia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIJUI
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIJUI
dc.source.none.fl_str_mv Revista Direitos Humanos e Democracia; v. 5 n. 10 (2017); 46-65
2317-5389
reponame:Revista Direitos Humanos e Democracia
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
instacron:UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
reponame_str Revista Direitos Humanos e Democracia
collection Revista Direitos Humanos e Democracia
repository.name.fl_str_mv Revista Direitos Humanos e Democracia - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315161815089152