Estratégias de precificação em pequenas empresas do segmento comercial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Göller, Tamires Kryszczun
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3083
Resumo: O presente estudo visa analisar os principais métodos para formação de preços com ênfase no segmento comercial, norteada por um estudo de caso de uma loja comercial. A formação do preço de venda pode definir a lucratividade desejada pelos proprietários, mas isso não é um processo simples, pois existem diversas formas de precificação, as que são baseadas em custos (mark-up); concorrência e valor percebido pelo cliente. A precificação baseada em custos considera os elementos que compõem o custo do produto e sua margem de lucro desejada; o preço baseado na concorrência utiliza níveis de preços dos concorrentes em determinado segmento e finalmente o preço formado com base no valor percebido pelo cliente ou consumidor que leva em conta o quanto estes estão dispostos a pagar pelos benefícios que este produto trará a eles. O estudo se classifica como pesquisa aplicada, descritiva, de abordagem qualitativa. Os resultados apontam que a precificação é fundamental para o crescimento e desenvolvimento das empresas. Verificou-se que a empresa em questão tem considerável preocupação com a precificação de seus produtos, entretanto utiliza-se o método baseado no custo, sugerindo-se à adoção de um método de custeio que contempla a variável mercado e valor percebido, auxiliando na gestão da atividade comercial.
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