Margem de contribuição como instrumento de gestão: um estudo de caso aplicado no comércio de tintas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5551 |
Resumo: | Algumas ferramentas empresariais são fundamentais para manter as organizações competitivas e economicamente viáveis no mercado, entre elas está a gestão estratégica dos custos que visa fornecer as informações necessárias para proporcionar vantagem competitiva. Dentro da análise dos seus custos, as empresas podem visualizar a potencialidade de cada produto em gerar lucro, deixando clara a contribuição de cada um na amortização dos gastos fixos e nos lucros, fazendo uso da ferramenta margem de contribuição (MC). O objetivo do estudo é analisar a utilização da margem de contribuição por linha de produtos no comércio de tintas e apurar a combinação de vendas para obter melhores resultados e definir estratégias de posicionamento no mercado. Sob o enfoque metodológico de estudo aplicado e descritivo, utilizou-se da pesquisa bibliográfica para realizar um estudo de caso aplicado em um uma loja de tinta do município de Santa Maria, com uma abordagem qualitativa e documental. Para obter os resultados desejados, primeiro determinaram-se os custos para cada linha de tintas comercializada na empresa (decorativa e automotiva), os custos em comum as duas e o volume de vendas anual de cada linha de produtos, sendo os custos em comum rateados por meio da margem de contribuição de cada linha de produto. Dessa forma, observou-se que a linha decorativa proporciona um lucro de 13,0% em relação ao volume de vendas, enquanto o lucro para a linha automotiva é de 5,0%. No entanto, conclui-se que apesar de as tintas automotivas serem menos rentáveis, elas colaboram na diluição dos custos em comum e, por consequência, rentabilizam a linha decorativa. Além disso, sugere-se como estratégia, introduzir |
id |
UNIJ_a53960dcdf6295ab90335a4d501ebb68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5551 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMargem de contribuição como instrumento de gestão: um estudo de caso aplicado no comércio de tintas2018-12-0620182018-12-06T23:06:18Z2018-12-06T23:06:18ZAlgumas ferramentas empresariais são fundamentais para manter as organizações competitivas e economicamente viáveis no mercado, entre elas está a gestão estratégica dos custos que visa fornecer as informações necessárias para proporcionar vantagem competitiva. Dentro da análise dos seus custos, as empresas podem visualizar a potencialidade de cada produto em gerar lucro, deixando clara a contribuição de cada um na amortização dos gastos fixos e nos lucros, fazendo uso da ferramenta margem de contribuição (MC). O objetivo do estudo é analisar a utilização da margem de contribuição por linha de produtos no comércio de tintas e apurar a combinação de vendas para obter melhores resultados e definir estratégias de posicionamento no mercado. Sob o enfoque metodológico de estudo aplicado e descritivo, utilizou-se da pesquisa bibliográfica para realizar um estudo de caso aplicado em um uma loja de tinta do município de Santa Maria, com uma abordagem qualitativa e documental. Para obter os resultados desejados, primeiro determinaram-se os custos para cada linha de tintas comercializada na empresa (decorativa e automotiva), os custos em comum as duas e o volume de vendas anual de cada linha de produtos, sendo os custos em comum rateados por meio da margem de contribuição de cada linha de produto. Dessa forma, observou-se que a linha decorativa proporciona um lucro de 13,0% em relação ao volume de vendas, enquanto o lucro para a linha automotiva é de 5,0%. No entanto, conclui-se que apesar de as tintas automotivas serem menos rentáveis, elas colaboram na diluição dos custos em comum e, por consequência, rentabilizam a linha decorativa. Além disso, sugere-se como estratégia, introduzir18 f.Ciências sociais aplicadas.Controladoria e finança.Posicionamento no mercado.Estratégias.Comércio.Margens.Resultados.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5551DMD_hdl_123456789/5551Gerhardt, Rosimar Matiasporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosimar%20Matias%20Gerhardt.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5551/1/Rosimar%20Matias%20Gerhardt.pdfapplication/pdf435063http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5551/1/Rosimar%20Matias%20Gerhardt.pdfbc4c998a292ac994d016892103abedb6MD5123456789_5551_12019-01-21T12:46:02Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Margem de contribuição como instrumento de gestão: um estudo de caso aplicado no comércio de tintas |
title |
Margem de contribuição como instrumento de gestão: um estudo de caso aplicado no comércio de tintas |
spellingShingle |
Margem de contribuição como instrumento de gestão: um estudo de caso aplicado no comércio de tintas Gerhardt, Rosimar Matias Ciências sociais aplicadas. Controladoria e finança. Posicionamento no mercado. Estratégias. Comércio. Margens. Resultados. |
title_short |
Margem de contribuição como instrumento de gestão: um estudo de caso aplicado no comércio de tintas |
title_full |
Margem de contribuição como instrumento de gestão: um estudo de caso aplicado no comércio de tintas |
title_fullStr |
Margem de contribuição como instrumento de gestão: um estudo de caso aplicado no comércio de tintas |
title_full_unstemmed |
Margem de contribuição como instrumento de gestão: um estudo de caso aplicado no comércio de tintas |
title_sort |
Margem de contribuição como instrumento de gestão: um estudo de caso aplicado no comércio de tintas |
author |
Gerhardt, Rosimar Matias |
author_facet |
Gerhardt, Rosimar Matias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gerhardt, Rosimar Matias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências sociais aplicadas. Controladoria e finança. Posicionamento no mercado. Estratégias. Comércio. Margens. Resultados. |
topic |
Ciências sociais aplicadas. Controladoria e finança. Posicionamento no mercado. Estratégias. Comércio. Margens. Resultados. |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Algumas ferramentas empresariais são fundamentais para manter as organizações competitivas e economicamente viáveis no mercado, entre elas está a gestão estratégica dos custos que visa fornecer as informações necessárias para proporcionar vantagem competitiva. Dentro da análise dos seus custos, as empresas podem visualizar a potencialidade de cada produto em gerar lucro, deixando clara a contribuição de cada um na amortização dos gastos fixos e nos lucros, fazendo uso da ferramenta margem de contribuição (MC). O objetivo do estudo é analisar a utilização da margem de contribuição por linha de produtos no comércio de tintas e apurar a combinação de vendas para obter melhores resultados e definir estratégias de posicionamento no mercado. Sob o enfoque metodológico de estudo aplicado e descritivo, utilizou-se da pesquisa bibliográfica para realizar um estudo de caso aplicado em um uma loja de tinta do município de Santa Maria, com uma abordagem qualitativa e documental. Para obter os resultados desejados, primeiro determinaram-se os custos para cada linha de tintas comercializada na empresa (decorativa e automotiva), os custos em comum as duas e o volume de vendas anual de cada linha de produtos, sendo os custos em comum rateados por meio da margem de contribuição de cada linha de produto. Dessa forma, observou-se que a linha decorativa proporciona um lucro de 13,0% em relação ao volume de vendas, enquanto o lucro para a linha automotiva é de 5,0%. No entanto, conclui-se que apesar de as tintas automotivas serem menos rentáveis, elas colaboram na diluição dos custos em comum e, por consequência, rentabilizam a linha decorativa. Além disso, sugere-se como estratégia, introduzir 18 f. |
description |
Algumas ferramentas empresariais são fundamentais para manter as organizações competitivas e economicamente viáveis no mercado, entre elas está a gestão estratégica dos custos que visa fornecer as informações necessárias para proporcionar vantagem competitiva. Dentro da análise dos seus custos, as empresas podem visualizar a potencialidade de cada produto em gerar lucro, deixando clara a contribuição de cada um na amortização dos gastos fixos e nos lucros, fazendo uso da ferramenta margem de contribuição (MC). O objetivo do estudo é analisar a utilização da margem de contribuição por linha de produtos no comércio de tintas e apurar a combinação de vendas para obter melhores resultados e definir estratégias de posicionamento no mercado. Sob o enfoque metodológico de estudo aplicado e descritivo, utilizou-se da pesquisa bibliográfica para realizar um estudo de caso aplicado em um uma loja de tinta do município de Santa Maria, com uma abordagem qualitativa e documental. Para obter os resultados desejados, primeiro determinaram-se os custos para cada linha de tintas comercializada na empresa (decorativa e automotiva), os custos em comum as duas e o volume de vendas anual de cada linha de produtos, sendo os custos em comum rateados por meio da margem de contribuição de cada linha de produto. Dessa forma, observou-se que a linha decorativa proporciona um lucro de 13,0% em relação ao volume de vendas, enquanto o lucro para a linha automotiva é de 5,0%. No entanto, conclui-se que apesar de as tintas automotivas serem menos rentáveis, elas colaboram na diluição dos custos em comum e, por consequência, rentabilizam a linha decorativa. Além disso, sugere-se como estratégia, introduzir |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-06 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018 2018-12-06T23:06:18Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-06T23:06:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5551 DMD_hdl_123456789/5551 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5551 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5551 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623417105927897088 |