Perfil financeiro dos acadêmicos do curso de administração da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) - câmpus Ijuí
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2484 |
Resumo: | A educação financeira tornou-se uma preocupação nos últimos anos, devido aos altos índices de endividamento da população. Este tema ainda é pouco explorado no Brasil, sendo a literatura relacionada à gestão financeira restrita, pois o oferecimento de disciplinas relacionadas ao tema em cursos regulares de colégios, universidades e pós-graduações é praticamente inexistente. Consequentemente, em função da baixa exploração do tema, torna-se importante investigá-lo para contribuir na sua propagação assim como, para a continuidade de novas pesquisas relacionadas à área de educação financeira. Diante disso, é fundamental que seja dispensada atenção à forma com que os indivíduos estão aprendendo a conviver e a planejar o seu futuro econômico. As decisões financeiras particulares podem influenciar toda a economia e diversos problemas estão ligados a estas decisões, tais como: a inadimplência, o endividamento familiar, a falta de capacidade de planejamento a longo prazo, entre outros. Desta forma é importante que se identifique o perfil financeiro dos alunos do curso de administração da Unijuí – Câmpus Ijuí para verificar se a formação acadêmica contribui para uma melhor tomada de decisões no campo das finanças pessoais. O presente trabalho teve como objetivo principal conhecer e avaliar o perfil dos acadêmicos do curso de administração da Universidade Regional do Noroeste do Estado (UNIJUÍ) - Câmpus Ijuí no que diz respeito ao tema educação financeira. Além disso, analisar os fatores que interferem no perfil financeiro dos acadêmicos e propor medidas preventivas para a educação financeira dos mesmos. A pesquisa teve um caráter descritivo e qualitativo e foi realizada através de um questionário estruturado, aplicado junto a 112 acadêmicos do curso de administração do campus Ijuí no período de 01 a 11 de abril de 2014.Os resultados foram analisados seguindo a metodologia de levantamento de dados e foram tabulados através da elaboração de planilhas e gráficos utilizando o Microsoft Excel. A pesquisa procurou levantar dados para a caracterização dos respondentes, buscou informações sobre renda, emprego, crédito, orçamento e fluxo de caixa, com o objetivo de saber se nesse público alvo existiam pessoas endividadas ou com dificuldades financeiras, para a partir daí, poder propor maneiras de extinguir os efeitos que os condicionam a essa situação. A metodologia empregada e os dados coletados possibilitaram a caracterização do grupo estudado e de um modo geral pode-se afirmar que os respondentes se preocupam com o tema finanças pessoais. A maioria dos acadêmicos do curso de Administração da UNIJUÍ campus Ijuí participantes da pesquisa tem um perfil mais conservador em suas finanças pessoais, já que trabalham, possuem renda mensal fixa, não costumam utilizar créditos bancários, possuem investimentos, provisionam seus gastos e geralmente ao fim do mês possuem saldo positivo. Além disso, acompanham o mercado financeiro e não se consideram pessoas endividadas. 5 Porém alguns resultados, principalmente com relação a independência financeira e ao planejamento financeiro pessoal preocupam. Percebe-se que há dificuldade em alcançar a independência financeira total e de fazer um planejamento financeiro pessoal. Estes resultados podem ser devido à grande parte dos alunos participantes da pesquisa ainda residir com os pais e contar com a ajuda financeira dos mesmos. Diante do exposto acima emerge desta situação a adoção de práticas de educação financeira que possam orientar e planejar uma vida financeira saudável. Sendo assim, observa-se que a pesquisa realizada cumpriu o seu objetivo quanto ao levantamento de informações referentes ao perfil financeiro dos alunos. A formação acadêmica pode contribuir para a tomada de decisões de consumo, investimento e gerenciamento das finanças pessoais. De maneira geral, este trabalho mostrou que os acadêmicos do curso de Administração que participaram da pesquisa, estão conscientes de que é necessário um acompanhamento e controle sobre a dívida, conseguem economizar frequentemente e gastar menos do que ganham, indicando baixa propensão ao endividamento. Enfim, podemos considerar que a pesquisa corroborou de forma objetiva para o estabelecimento de que, dentre vários fatores, os comportamentos financeiros desordenados e a falta de planejamento podem ser resultantes do pouco ou insuficiente conhecimento financeiro básico da população, uma vez que a educação financeira não faz parte da grade de matérias das escolas de ensino fundamental e médio e que tal conhecimento, na maioria das vezes, é adquirido na formação superior ou através de algum curso específico e, até mesmo por um emprego na área. Usar das ferramentas metodológicas para entender e fazer entender, que ter uma vida financeira saudável, traz inúmeros benefícios para a vida social, profissional e emocional, é muito importante. Este trabalho proporcionou a apresentação de sugestões e recomendações para os interessados no assunto e que também podem servir para agregar conhecimento em pesquisas futuras. Além disso, a pesquisa realizada pode ser importante também para a Universidade que, como entidade educadora, poderá disseminar os resultados e sugerir outros trabalhos na mesma linha em outro campus ou ainda em outros cursos de graduação, ou até mesmo em toda a universidade, para identificar semelhanças e diferenças entre alunos de diferentes formações. Por outro lado, os pesquisados poderão utilizar os resultados da pesquisa para refletir sobre o seu perfil financeiro, o que poderá auxiliar na sua reeducação financeira, trazendo assim, benefícios para os acadêmicos e até mesmo para população em geral. |
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Diante disso, é fundamental que seja dispensada atenção à forma com que os indivíduos estão aprendendo a conviver e a planejar o seu futuro econômico. As decisões financeiras particulares podem influenciar toda a economia e diversos problemas estão ligados a estas decisões, tais como: a inadimplência, o endividamento familiar, a falta de capacidade de planejamento a longo prazo, entre outros. Desta forma é importante que se identifique o perfil financeiro dos alunos do curso de administração da Unijuí – Câmpus Ijuí para verificar se a formação acadêmica contribui para uma melhor tomada de decisões no campo das finanças pessoais. O presente trabalho teve como objetivo principal conhecer e avaliar o perfil dos acadêmicos do curso de administração da Universidade Regional do Noroeste do Estado (UNIJUÍ) - Câmpus Ijuí no que diz respeito ao tema educação financeira. Além disso, analisar os fatores que interferem no perfil financeiro dos acadêmicos e propor medidas preventivas para a educação financeira dos mesmos. A pesquisa teve um caráter descritivo e qualitativo e foi realizada através de um questionário estruturado, aplicado junto a 112 acadêmicos do curso de administração do campus Ijuí no período de 01 a 11 de abril de 2014.Os resultados foram analisados seguindo a metodologia de levantamento de dados e foram tabulados através da elaboração de planilhas e gráficos utilizando o Microsoft Excel. A pesquisa procurou levantar dados para a caracterização dos respondentes, buscou informações sobre renda, emprego, crédito, orçamento e fluxo de caixa, com o objetivo de saber se nesse público alvo existiam pessoas endividadas ou com dificuldades financeiras, para a partir daí, poder propor maneiras de extinguir os efeitos que os condicionam a essa situação. A metodologia empregada e os dados coletados possibilitaram a caracterização do grupo estudado e de um modo geral pode-se afirmar que os respondentes se preocupam com o tema finanças pessoais. A maioria dos acadêmicos do curso de Administração da UNIJUÍ campus Ijuí participantes da pesquisa tem um perfil mais conservador em suas finanças pessoais, já que trabalham, possuem renda mensal fixa, não costumam utilizar créditos bancários, possuem investimentos, provisionam seus gastos e geralmente ao fim do mês possuem saldo positivo. Além disso, acompanham o mercado financeiro e não se consideram pessoas endividadas. 5 Porém alguns resultados, principalmente com relação a independência financeira e ao planejamento financeiro pessoal preocupam. Percebe-se que há dificuldade em alcançar a independência financeira total e de fazer um planejamento financeiro pessoal. Estes resultados podem ser devido à grande parte dos alunos participantes da pesquisa ainda residir com os pais e contar com a ajuda financeira dos mesmos. Diante do exposto acima emerge desta situação a adoção de práticas de educação financeira que possam orientar e planejar uma vida financeira saudável. Sendo assim, observa-se que a pesquisa realizada cumpriu o seu objetivo quanto ao levantamento de informações referentes ao perfil financeiro dos alunos. A formação acadêmica pode contribuir para a tomada de decisões de consumo, investimento e gerenciamento das finanças pessoais. De maneira geral, este trabalho mostrou que os acadêmicos do curso de Administração que participaram da pesquisa, estão conscientes de que é necessário um acompanhamento e controle sobre a dívida, conseguem economizar frequentemente e gastar menos do que ganham, indicando baixa propensão ao endividamento. Enfim, podemos considerar que a pesquisa corroborou de forma objetiva para o estabelecimento de que, dentre vários fatores, os comportamentos financeiros desordenados e a falta de planejamento podem ser resultantes do pouco ou insuficiente conhecimento financeiro básico da população, uma vez que a educação financeira não faz parte da grade de matérias das escolas de ensino fundamental e médio e que tal conhecimento, na maioria das vezes, é adquirido na formação superior ou através de algum curso específico e, até mesmo por um emprego na área. Usar das ferramentas metodológicas para entender e fazer entender, que ter uma vida financeira saudável, traz inúmeros benefícios para a vida social, profissional e emocional, é muito importante. Este trabalho proporcionou a apresentação de sugestões e recomendações para os interessados no assunto e que também podem servir para agregar conhecimento em pesquisas futuras. Além disso, a pesquisa realizada pode ser importante também para a Universidade que, como entidade educadora, poderá disseminar os resultados e sugerir outros trabalhos na mesma linha em outro campus ou ainda em outros cursos de graduação, ou até mesmo em toda a universidade, para identificar semelhanças e diferenças entre alunos de diferentes formações. Por outro lado, os pesquisados poderão utilizar os resultados da pesquisa para refletir sobre o seu perfil financeiro, o que poderá auxiliar na sua reeducação financeira, trazendo assim, benefícios para os acadêmicos e até mesmo para população em geral.64 f.Ciências Sociais AplicadasAdministraçãoFinanças pessoaisPerfil financeiroEstudantes administraçãoEducação financeiraQualidade de vidahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2484DMD_hdl_123456789/2484Silva, Cleverson Diedrichporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20CLEVERSON%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2484/1/TCC%20CLEVERSON%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdfapplication/pdf947642http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2484/1/TCC%20CLEVERSON%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdfbe060a6b6a0bb9d010da06e425bda0c3MD5123456789_2484_12019-01-21T12:44:23Zmail@mail.com - |
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A educação financeira tornou-se uma preocupação nos últimos anos, devido aos altos índices de endividamento da população. Este tema ainda é pouco explorado no Brasil, sendo a literatura relacionada à gestão financeira restrita, pois o oferecimento de disciplinas relacionadas ao tema em cursos regulares de colégios, universidades e pós-graduações é praticamente inexistente. Consequentemente, em função da baixa exploração do tema, torna-se importante investigá-lo para contribuir na sua propagação assim como, para a continuidade de novas pesquisas relacionadas à área de educação financeira. Diante disso, é fundamental que seja dispensada atenção à forma com que os indivíduos estão aprendendo a conviver e a planejar o seu futuro econômico. As decisões financeiras particulares podem influenciar toda a economia e diversos problemas estão ligados a estas decisões, tais como: a inadimplência, o endividamento familiar, a falta de capacidade de planejamento a longo prazo, entre outros. Desta forma é importante que se identifique o perfil financeiro dos alunos do curso de administração da Unijuí – Câmpus Ijuí para verificar se a formação acadêmica contribui para uma melhor tomada de decisões no campo das finanças pessoais. O presente trabalho teve como objetivo principal conhecer e avaliar o perfil dos acadêmicos do curso de administração da Universidade Regional do Noroeste do Estado (UNIJUÍ) - Câmpus Ijuí no que diz respeito ao tema educação financeira. Além disso, analisar os fatores que interferem no perfil financeiro dos acadêmicos e propor medidas preventivas para a educação financeira dos mesmos. A pesquisa teve um caráter descritivo e qualitativo e foi realizada através de um questionário estruturado, aplicado junto a 112 acadêmicos do curso de administração do campus Ijuí no período de 01 a 11 de abril de 2014.Os resultados foram analisados seguindo a metodologia de levantamento de dados e foram tabulados através da elaboração de planilhas e gráficos utilizando o Microsoft Excel. A pesquisa procurou levantar dados para a caracterização dos respondentes, buscou informações sobre renda, emprego, crédito, orçamento e fluxo de caixa, com o objetivo de saber se nesse público alvo existiam pessoas endividadas ou com dificuldades financeiras, para a partir daí, poder propor maneiras de extinguir os efeitos que os condicionam a essa situação. A metodologia empregada e os dados coletados possibilitaram a caracterização do grupo estudado e de um modo geral pode-se afirmar que os respondentes se preocupam com o tema finanças pessoais. A maioria dos acadêmicos do curso de Administração da UNIJUÍ campus Ijuí participantes da pesquisa tem um perfil mais conservador em suas finanças pessoais, já que trabalham, possuem renda mensal fixa, não costumam utilizar créditos bancários, possuem investimentos, provisionam seus gastos e geralmente ao fim do mês possuem saldo positivo. Além disso, acompanham o mercado financeiro e não se consideram pessoas endividadas. 5 Porém alguns resultados, principalmente com relação a independência financeira e ao planejamento financeiro pessoal preocupam. Percebe-se que há dificuldade em alcançar a independência financeira total e de fazer um planejamento financeiro pessoal. Estes resultados podem ser devido à grande parte dos alunos participantes da pesquisa ainda residir com os pais e contar com a ajuda financeira dos mesmos. Diante do exposto acima emerge desta situação a adoção de práticas de educação financeira que possam orientar e planejar uma vida financeira saudável. Sendo assim, observa-se que a pesquisa realizada cumpriu o seu objetivo quanto ao levantamento de informações referentes ao perfil financeiro dos alunos. A formação acadêmica pode contribuir para a tomada de decisões de consumo, investimento e gerenciamento das finanças pessoais. De maneira geral, este trabalho mostrou que os acadêmicos do curso de Administração que participaram da pesquisa, estão conscientes de que é necessário um acompanhamento e controle sobre a dívida, conseguem economizar frequentemente e gastar menos do que ganham, indicando baixa propensão ao endividamento. Enfim, podemos considerar que a pesquisa corroborou de forma objetiva para o estabelecimento de que, dentre vários fatores, os comportamentos financeiros desordenados e a falta de planejamento podem ser resultantes do pouco ou insuficiente conhecimento financeiro básico da população, uma vez que a educação financeira não faz parte da grade de matérias das escolas de ensino fundamental e médio e que tal conhecimento, na maioria das vezes, é adquirido na formação superior ou através de algum curso específico e, até mesmo por um emprego na área. Usar das ferramentas metodológicas para entender e fazer entender, que ter uma vida financeira saudável, traz inúmeros benefícios para a vida social, profissional e emocional, é muito importante. Este trabalho proporcionou a apresentação de sugestões e recomendações para os interessados no assunto e que também podem servir para agregar conhecimento em pesquisas futuras. Além disso, a pesquisa realizada pode ser importante também para a Universidade que, como entidade educadora, poderá disseminar os resultados e sugerir outros trabalhos na mesma linha em outro campus ou ainda em outros cursos de graduação, ou até mesmo em toda a universidade, para identificar semelhanças e diferenças entre alunos de diferentes formações. Por outro lado, os pesquisados poderão utilizar os resultados da pesquisa para refletir sobre o seu perfil financeiro, o que poderá auxiliar na sua reeducação financeira, trazendo assim, benefícios para os acadêmicos e até mesmo para população em geral. 64 f. |
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A educação financeira tornou-se uma preocupação nos últimos anos, devido aos altos índices de endividamento da população. Este tema ainda é pouco explorado no Brasil, sendo a literatura relacionada à gestão financeira restrita, pois o oferecimento de disciplinas relacionadas ao tema em cursos regulares de colégios, universidades e pós-graduações é praticamente inexistente. Consequentemente, em função da baixa exploração do tema, torna-se importante investigá-lo para contribuir na sua propagação assim como, para a continuidade de novas pesquisas relacionadas à área de educação financeira. Diante disso, é fundamental que seja dispensada atenção à forma com que os indivíduos estão aprendendo a conviver e a planejar o seu futuro econômico. As decisões financeiras particulares podem influenciar toda a economia e diversos problemas estão ligados a estas decisões, tais como: a inadimplência, o endividamento familiar, a falta de capacidade de planejamento a longo prazo, entre outros. Desta forma é importante que se identifique o perfil financeiro dos alunos do curso de administração da Unijuí – Câmpus Ijuí para verificar se a formação acadêmica contribui para uma melhor tomada de decisões no campo das finanças pessoais. O presente trabalho teve como objetivo principal conhecer e avaliar o perfil dos acadêmicos do curso de administração da Universidade Regional do Noroeste do Estado (UNIJUÍ) - Câmpus Ijuí no que diz respeito ao tema educação financeira. Além disso, analisar os fatores que interferem no perfil financeiro dos acadêmicos e propor medidas preventivas para a educação financeira dos mesmos. A pesquisa teve um caráter descritivo e qualitativo e foi realizada através de um questionário estruturado, aplicado junto a 112 acadêmicos do curso de administração do campus Ijuí no período de 01 a 11 de abril de 2014.Os resultados foram analisados seguindo a metodologia de levantamento de dados e foram tabulados através da elaboração de planilhas e gráficos utilizando o Microsoft Excel. A pesquisa procurou levantar dados para a caracterização dos respondentes, buscou informações sobre renda, emprego, crédito, orçamento e fluxo de caixa, com o objetivo de saber se nesse público alvo existiam pessoas endividadas ou com dificuldades financeiras, para a partir daí, poder propor maneiras de extinguir os efeitos que os condicionam a essa situação. A metodologia empregada e os dados coletados possibilitaram a caracterização do grupo estudado e de um modo geral pode-se afirmar que os respondentes se preocupam com o tema finanças pessoais. A maioria dos acadêmicos do curso de Administração da UNIJUÍ campus Ijuí participantes da pesquisa tem um perfil mais conservador em suas finanças pessoais, já que trabalham, possuem renda mensal fixa, não costumam utilizar créditos bancários, possuem investimentos, provisionam seus gastos e geralmente ao fim do mês possuem saldo positivo. Além disso, acompanham o mercado financeiro e não se consideram pessoas endividadas. 5 Porém alguns resultados, principalmente com relação a independência financeira e ao planejamento financeiro pessoal preocupam. Percebe-se que há dificuldade em alcançar a independência financeira total e de fazer um planejamento financeiro pessoal. Estes resultados podem ser devido à grande parte dos alunos participantes da pesquisa ainda residir com os pais e contar com a ajuda financeira dos mesmos. Diante do exposto acima emerge desta situação a adoção de práticas de educação financeira que possam orientar e planejar uma vida financeira saudável. Sendo assim, observa-se que a pesquisa realizada cumpriu o seu objetivo quanto ao levantamento de informações referentes ao perfil financeiro dos alunos. A formação acadêmica pode contribuir para a tomada de decisões de consumo, investimento e gerenciamento das finanças pessoais. De maneira geral, este trabalho mostrou que os acadêmicos do curso de Administração que participaram da pesquisa, estão conscientes de que é necessário um acompanhamento e controle sobre a dívida, conseguem economizar frequentemente e gastar menos do que ganham, indicando baixa propensão ao endividamento. Enfim, podemos considerar que a pesquisa corroborou de forma objetiva para o estabelecimento de que, dentre vários fatores, os comportamentos financeiros desordenados e a falta de planejamento podem ser resultantes do pouco ou insuficiente conhecimento financeiro básico da população, uma vez que a educação financeira não faz parte da grade de matérias das escolas de ensino fundamental e médio e que tal conhecimento, na maioria das vezes, é adquirido na formação superior ou através de algum curso específico e, até mesmo por um emprego na área. Usar das ferramentas metodológicas para entender e fazer entender, que ter uma vida financeira saudável, traz inúmeros benefícios para a vida social, profissional e emocional, é muito importante. Este trabalho proporcionou a apresentação de sugestões e recomendações para os interessados no assunto e que também podem servir para agregar conhecimento em pesquisas futuras. Além disso, a pesquisa realizada pode ser importante também para a Universidade que, como entidade educadora, poderá disseminar os resultados e sugerir outros trabalhos na mesma linha em outro campus ou ainda em outros cursos de graduação, ou até mesmo em toda a universidade, para identificar semelhanças e diferenças entre alunos de diferentes formações. Por outro lado, os pesquisados poderão utilizar os resultados da pesquisa para refletir sobre o seu perfil financeiro, o que poderá auxiliar na sua reeducação financeira, trazendo assim, benefícios para os acadêmicos e até mesmo para população em geral. |
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