O comportamento motivacional na prática de jogos competitivos e cooperativos de alunos do terceiro ano do ensino médio do Instituto João XXIII

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Débora Santos de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5513
Resumo: A presente pesquisa consiste em analisar a intervenção dos jogos competitivos e cooperativos no comportamento motivacional para uma melhora na convivência. O objetivo é analisar o comportamento motivacional durante a prática de jogos competitivos e jogos cooperativos de alunos do terceiro ano do ensino médio do Instituto Estadual João XXIII Giruá-RS, procurando evidenciar se há aumento da convivência durante experiências cooperativas. Visou, ainda, identificar o nível de interesse dos alunos durante as práticas citadas acima, verificar a intervenção sobre o comportamento motivacional referente às duas práticas e observar a compreensão e preferência frente às práticas competitivas e cooperativas. O tipo de pesquisa é a pesquisa-ação, e os instrumentos utilizados foi uma unidade didática de vinte e quatro encontros com a proposta de experimentação por meio de três etapas: a) futsal instituído-termo utilizado para caracterizar o futsal que os alunos conheciam e praticavam até o devido momento; b) futsal institucionalizado - o conhecimento da modalidade de acordo com a metodologia do ensino dos esportes e c) futsal cooperativo - experiência e conhecimento da modalidade na utilização da metodologia cooperativa (jogar com o outro). O mesmo procedimento ocorreu com a modalidade voleibol. Bem como observações, anotações de campo, questionários e fotografias. Os sujeitos participantes foram os alunos do 3º ano do Ensino Médiodo Instituto Estadual de Educação João XXIII Giruá-RS. Primeiramente foi realizada uma observação participante, seguida da técnica do cartaz, aplicação das aulas-laboratório e questões norteadoras, sendo estas aulas observadas e registradas através da observação participante e fotografias. Após foi realizado um grupo focal com a turma para perceber os resultados, compreensões e preferências após as aulas-laboratórios. Logo, podemos constatar por meio da aplicação e análise das práticas realizadas que a execução de jogos cooperativos pode intervir com maior veracidade no convívio social harmônico e compreensão da cooperação como possibilidades de valores da competição. Pois Brotto, afirma (1999, p.52), “que deste modo, quem sabe, possamos descobrir novas passagens e sacar um jeito diferente de praticar o Jogo da Vida.”
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