Análise de viabilidade técnica do emprego de resíduos de construção civil em bases estabilizadas quimicamente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5080 |
Resumo: | Com a evolução da humanidade e a busca constante por tecnologia e acessibilidade, o homem iniciou a criação do que chamamos de estrada. No Brasil, a criação das estradas deram-se a partir do final do século XVII e início do século XIX. Mesmo após todo este período de criação das primeiras estradas no Brasil, o país ainda tem uma extensa quantidade de estradas a serem pavimentadas, ou ainda, as que já foram pavimentadas apresentam-se em situação calamitosa. Como uma alternativa de materias que podem ser utilizados na camada de base, tem-se os resíduos da construção civil, pois uma vez que os recursos naturais são finitos e os resíduos sólidos precisam de uma destinação adequada, esta seria uma alternativa para solucionar tais problemas. A reciclagem de resíduos é incentivada mundialmente e nos últimos anos vem ganhando um destaque especial, devido a questões políticas, econômicas e principalmente ecológicas. O presente estudo está embasado em uma pesquisa recentemente iniciada na Universidade (UNIJUI) da qual já foi possível obter dados iniciais da utilização deste resíduo da construção civil na pavimentação rodoviária. Desta forma para dar continuidade, o material passará por uma análise laboratorial através da caracterização mecânica, sendo esta análise realisada para uma Faixa A e Faixa E de trabalho conforme norma do DNIT (141). Como resultados foi possível verificar que o material em estado natural não atendeu ao mínimo exigido em normas, para nenhuma das faixas e que após a estabilização química realizada com adição de 5% de cimento Portland o material atendeu ao que a norma exige no ensaio de resistência a compressão simples, sendo este o valor de 2,1 MPa. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAnálise de viabilidade técnica do emprego de resíduos de construção civil em bases estabilizadas quimicamente2018-06-2020172018-06-20T23:11:19Z2018-06-20T23:11:19ZCom a evolução da humanidade e a busca constante por tecnologia e acessibilidade, o homem iniciou a criação do que chamamos de estrada. No Brasil, a criação das estradas deram-se a partir do final do século XVII e início do século XIX. Mesmo após todo este período de criação das primeiras estradas no Brasil, o país ainda tem uma extensa quantidade de estradas a serem pavimentadas, ou ainda, as que já foram pavimentadas apresentam-se em situação calamitosa. Como uma alternativa de materias que podem ser utilizados na camada de base, tem-se os resíduos da construção civil, pois uma vez que os recursos naturais são finitos e os resíduos sólidos precisam de uma destinação adequada, esta seria uma alternativa para solucionar tais problemas. A reciclagem de resíduos é incentivada mundialmente e nos últimos anos vem ganhando um destaque especial, devido a questões políticas, econômicas e principalmente ecológicas. O presente estudo está embasado em uma pesquisa recentemente iniciada na Universidade (UNIJUI) da qual já foi possível obter dados iniciais da utilização deste resíduo da construção civil na pavimentação rodoviária. Desta forma para dar continuidade, o material passará por uma análise laboratorial através da caracterização mecânica, sendo esta análise realisada para uma Faixa A e Faixa E de trabalho conforme norma do DNIT (141). Como resultados foi possível verificar que o material em estado natural não atendeu ao mínimo exigido em normas, para nenhuma das faixas e que após a estabilização química realizada com adição de 5% de cimento Portland o material atendeu ao que a norma exige no ensaio de resistência a compressão simples, sendo este o valor de 2,1 MPa.97 f.EngenhariasEngenharia CivilResíduos da construção civilEstabilização químicaPavimentaçãohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5080DMD_hdl_123456789/5080Silva, Joice Moura daporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJoice%20Moura%20da%20Silva.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5080/1/Joice%20Moura%20da%20Silva.pdfapplication/pdf4133326http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5080/1/Joice%20Moura%20da%20Silva.pdfc0dbd2981118ba37f527ea83c5cdb5a9MD5123456789_5080_12019-01-21T12:45:46Zmail@mail.com - |
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Com a evolução da humanidade e a busca constante por tecnologia e acessibilidade, o homem iniciou a criação do que chamamos de estrada. No Brasil, a criação das estradas deram-se a partir do final do século XVII e início do século XIX. Mesmo após todo este período de criação das primeiras estradas no Brasil, o país ainda tem uma extensa quantidade de estradas a serem pavimentadas, ou ainda, as que já foram pavimentadas apresentam-se em situação calamitosa. Como uma alternativa de materias que podem ser utilizados na camada de base, tem-se os resíduos da construção civil, pois uma vez que os recursos naturais são finitos e os resíduos sólidos precisam de uma destinação adequada, esta seria uma alternativa para solucionar tais problemas. A reciclagem de resíduos é incentivada mundialmente e nos últimos anos vem ganhando um destaque especial, devido a questões políticas, econômicas e principalmente ecológicas. O presente estudo está embasado em uma pesquisa recentemente iniciada na Universidade (UNIJUI) da qual já foi possível obter dados iniciais da utilização deste resíduo da construção civil na pavimentação rodoviária. Desta forma para dar continuidade, o material passará por uma análise laboratorial através da caracterização mecânica, sendo esta análise realisada para uma Faixa A e Faixa E de trabalho conforme norma do DNIT (141). Como resultados foi possível verificar que o material em estado natural não atendeu ao mínimo exigido em normas, para nenhuma das faixas e que após a estabilização química realizada com adição de 5% de cimento Portland o material atendeu ao que a norma exige no ensaio de resistência a compressão simples, sendo este o valor de 2,1 MPa. 97 f. |
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Com a evolução da humanidade e a busca constante por tecnologia e acessibilidade, o homem iniciou a criação do que chamamos de estrada. No Brasil, a criação das estradas deram-se a partir do final do século XVII e início do século XIX. Mesmo após todo este período de criação das primeiras estradas no Brasil, o país ainda tem uma extensa quantidade de estradas a serem pavimentadas, ou ainda, as que já foram pavimentadas apresentam-se em situação calamitosa. Como uma alternativa de materias que podem ser utilizados na camada de base, tem-se os resíduos da construção civil, pois uma vez que os recursos naturais são finitos e os resíduos sólidos precisam de uma destinação adequada, esta seria uma alternativa para solucionar tais problemas. A reciclagem de resíduos é incentivada mundialmente e nos últimos anos vem ganhando um destaque especial, devido a questões políticas, econômicas e principalmente ecológicas. O presente estudo está embasado em uma pesquisa recentemente iniciada na Universidade (UNIJUI) da qual já foi possível obter dados iniciais da utilização deste resíduo da construção civil na pavimentação rodoviária. Desta forma para dar continuidade, o material passará por uma análise laboratorial através da caracterização mecânica, sendo esta análise realisada para uma Faixa A e Faixa E de trabalho conforme norma do DNIT (141). Como resultados foi possível verificar que o material em estado natural não atendeu ao mínimo exigido em normas, para nenhuma das faixas e que após a estabilização química realizada com adição de 5% de cimento Portland o material atendeu ao que a norma exige no ensaio de resistência a compressão simples, sendo este o valor de 2,1 MPa. |
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