Guarda compartilhada: em favor do princípio do melhor interesse da criança e do adolescente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fritsch, Carolina
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3675
Resumo: Este estudo monográfico faz uma análise acerca do novo instituto legal denominado Guarda Compartilhada, priorizando as alterações trazidas pela nova lei, sancionada em 22 de Dezembro de 2014, que atribui a guarda jurídica da criança/adolescente a ambos os genitores. Faz referência quanto à opção ou não pela prática da guarda compartilhada, ao afirmar que essa seja mais benéfica do que prejudicial às relações de parentesco e filiação. A ideia é identificar os benefícios e desvantagens trazidas pela nova lei, a fim de analisar aspectos jurídicos e psicológicos que a envolvem. A justificativa para o tema proposto é a importância da efetiva participação dos pais no desenvolvimento do infante, promovendo a pluralização das responsabilidades. Abordar-se-á de início, as noções gerais do Direito de Família, sua origem e as transformações sociais e culturais ao longo dos anos. Posteriormente, conceituar-se-á o termo Filiação e a distinção adotada para com os filhos, anterior a Constituição Federal de 1988, resguardando o princípio da igualdade. Após adentra-se na nova modalidade de guarda, objeto de estudo. Prioriza-se a origem e conceituação, bem como às modalidades existentes no ordenamento jurídico atual. Fixados tais contextos, discorre-se quanto às preocupações para a estabilidade e o melhor interesse da criança e do adolescente. Por fim, adentra-se no âmbito das vantagens e desvantagens da guarda compartilhada, tanto no aspecto doutrinário como no posicionamento psicológico do estudo em questão. A construção dessa pesquisa é exploratória bibliográfica, com a intenção de promover uma reflexão crítica e de exposição dos resultados, a fim de atingir os objetivos propostos nessa pesquisa.
id UNIJ_045fe0dcab0d5e392ac0af107c7155b5
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3675
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGuarda compartilhada: em favor do princípio do melhor interesse da criança e do adolescente2016-08-2620162016-08-26T18:36:38Z2016-08-26T18:36:38ZEste estudo monográfico faz uma análise acerca do novo instituto legal denominado Guarda Compartilhada, priorizando as alterações trazidas pela nova lei, sancionada em 22 de Dezembro de 2014, que atribui a guarda jurídica da criança/adolescente a ambos os genitores. Faz referência quanto à opção ou não pela prática da guarda compartilhada, ao afirmar que essa seja mais benéfica do que prejudicial às relações de parentesco e filiação. A ideia é identificar os benefícios e desvantagens trazidas pela nova lei, a fim de analisar aspectos jurídicos e psicológicos que a envolvem. A justificativa para o tema proposto é a importância da efetiva participação dos pais no desenvolvimento do infante, promovendo a pluralização das responsabilidades. Abordar-se-á de início, as noções gerais do Direito de Família, sua origem e as transformações sociais e culturais ao longo dos anos. Posteriormente, conceituar-se-á o termo Filiação e a distinção adotada para com os filhos, anterior a Constituição Federal de 1988, resguardando o princípio da igualdade. Após adentra-se na nova modalidade de guarda, objeto de estudo. Prioriza-se a origem e conceituação, bem como às modalidades existentes no ordenamento jurídico atual. Fixados tais contextos, discorre-se quanto às preocupações para a estabilidade e o melhor interesse da criança e do adolescente. Por fim, adentra-se no âmbito das vantagens e desvantagens da guarda compartilhada, tanto no aspecto doutrinário como no posicionamento psicológico do estudo em questão. A construção dessa pesquisa é exploratória bibliográfica, com a intenção de promover uma reflexão crítica e de exposição dos resultados, a fim de atingir os objetivos propostos nessa pesquisa.47 f.Ciências Sociais AplicadasDireitoDireito de famíliaFiliaçãoGuarda compartilhadaInteresse da criança e do adolescentehttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3675DMD_hdl_123456789/3675Fritsch, Carolinaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccesstcc%20carolina%20fritsch.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3675/1/tcc%20carolina%20fritsch.pdfapplication/pdf396201http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3675/1/tcc%20carolina%20fritsch.pdf03d7e5fd5da0a2c023f4c0f80694045aMD5123456789_3675_12019-01-21T12:45:06Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Guarda compartilhada: em favor do princípio do melhor interesse da criança e do adolescente
title Guarda compartilhada: em favor do princípio do melhor interesse da criança e do adolescente
spellingShingle Guarda compartilhada: em favor do princípio do melhor interesse da criança e do adolescente
Fritsch, Carolina
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
Direito de família
Filiação
Guarda compartilhada
Interesse da criança e do adolescente
title_short Guarda compartilhada: em favor do princípio do melhor interesse da criança e do adolescente
title_full Guarda compartilhada: em favor do princípio do melhor interesse da criança e do adolescente
title_fullStr Guarda compartilhada: em favor do princípio do melhor interesse da criança e do adolescente
title_full_unstemmed Guarda compartilhada: em favor do princípio do melhor interesse da criança e do adolescente
title_sort Guarda compartilhada: em favor do princípio do melhor interesse da criança e do adolescente
author Fritsch, Carolina
author_facet Fritsch, Carolina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fritsch, Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
Direito
Direito de família
Filiação
Guarda compartilhada
Interesse da criança e do adolescente
topic Ciências Sociais Aplicadas
Direito
Direito de família
Filiação
Guarda compartilhada
Interesse da criança e do adolescente
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este estudo monográfico faz uma análise acerca do novo instituto legal denominado Guarda Compartilhada, priorizando as alterações trazidas pela nova lei, sancionada em 22 de Dezembro de 2014, que atribui a guarda jurídica da criança/adolescente a ambos os genitores. Faz referência quanto à opção ou não pela prática da guarda compartilhada, ao afirmar que essa seja mais benéfica do que prejudicial às relações de parentesco e filiação. A ideia é identificar os benefícios e desvantagens trazidas pela nova lei, a fim de analisar aspectos jurídicos e psicológicos que a envolvem. A justificativa para o tema proposto é a importância da efetiva participação dos pais no desenvolvimento do infante, promovendo a pluralização das responsabilidades. Abordar-se-á de início, as noções gerais do Direito de Família, sua origem e as transformações sociais e culturais ao longo dos anos. Posteriormente, conceituar-se-á o termo Filiação e a distinção adotada para com os filhos, anterior a Constituição Federal de 1988, resguardando o princípio da igualdade. Após adentra-se na nova modalidade de guarda, objeto de estudo. Prioriza-se a origem e conceituação, bem como às modalidades existentes no ordenamento jurídico atual. Fixados tais contextos, discorre-se quanto às preocupações para a estabilidade e o melhor interesse da criança e do adolescente. Por fim, adentra-se no âmbito das vantagens e desvantagens da guarda compartilhada, tanto no aspecto doutrinário como no posicionamento psicológico do estudo em questão. A construção dessa pesquisa é exploratória bibliográfica, com a intenção de promover uma reflexão crítica e de exposição dos resultados, a fim de atingir os objetivos propostos nessa pesquisa.
47 f.
description Este estudo monográfico faz uma análise acerca do novo instituto legal denominado Guarda Compartilhada, priorizando as alterações trazidas pela nova lei, sancionada em 22 de Dezembro de 2014, que atribui a guarda jurídica da criança/adolescente a ambos os genitores. Faz referência quanto à opção ou não pela prática da guarda compartilhada, ao afirmar que essa seja mais benéfica do que prejudicial às relações de parentesco e filiação. A ideia é identificar os benefícios e desvantagens trazidas pela nova lei, a fim de analisar aspectos jurídicos e psicológicos que a envolvem. A justificativa para o tema proposto é a importância da efetiva participação dos pais no desenvolvimento do infante, promovendo a pluralização das responsabilidades. Abordar-se-á de início, as noções gerais do Direito de Família, sua origem e as transformações sociais e culturais ao longo dos anos. Posteriormente, conceituar-se-á o termo Filiação e a distinção adotada para com os filhos, anterior a Constituição Federal de 1988, resguardando o princípio da igualdade. Após adentra-se na nova modalidade de guarda, objeto de estudo. Prioriza-se a origem e conceituação, bem como às modalidades existentes no ordenamento jurídico atual. Fixados tais contextos, discorre-se quanto às preocupações para a estabilidade e o melhor interesse da criança e do adolescente. Por fim, adentra-se no âmbito das vantagens e desvantagens da guarda compartilhada, tanto no aspecto doutrinário como no posicionamento psicológico do estudo em questão. A construção dessa pesquisa é exploratória bibliográfica, com a intenção de promover uma reflexão crítica e de exposição dos resultados, a fim de atingir os objetivos propostos nessa pesquisa.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-26
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2016-08-26T18:36:38Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-26T18:36:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3675
DMD_hdl_123456789/3675
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3675
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415436540379136