Mapeamento e análise do ruído urbano: estudo de caso - Ijuí/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Strieder, Jaciele Schirmer
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2979
Resumo: A preocupação com o ruído e seus efeitos se inicia no começo da Revolução Industrial, com o surgimento de maquinários de grande porte, tanto nas fábricas quanto na construção, assim como de novos modelos de transporte. As áreas centrais, onde normalmente predomina o uso comercial e de prestação de serviços, apresentam diversos incômodos para a população, como por exemplo, congestionamentos no trânsito, poluição atmosférica, visual e sonora. Esta última é causada principalmente por diferentes fontes de ruído, as quais estão diretamente relacionadas ao uso e a ocupação do solo, a saúde da população, ao meio ambiente e a economia. No Brasil, embora exista legislação específica que determina os limites de emissão de ruídos e estabelece as medidas protetoras, sendo elas as Normas Brasileiras, NBR 10.151 e NBR 10.152, ambas de 2000, constata-se que nos centros urbanos, os níveis de ruído se encontram acima de valores recomendados. Neste trabalho apresenta-se um estudo de caso com medições e avaliações de ruído urbano na área central de Ijuí/RS, para identificar os níveis de pressão sonora a que os indivíduos estão submetidos. Desta forma, o resultado incidiu em um mapeamento do território e seus níveis de pressão sonora, ou seja, uma cartografia do ruído urbano local. A metodologia adotada segue alguns parâmetros descritos pelas Normas Brasileiras, além de um estudo do tráfego presente nas vias, medições adicionais de velocidade do vento, pressão do ar, umidade relativa do mesmo e temperatura local, completado pela aplicação de questionários aos moradores, trabalhadores ou transeuntes da área analisada. O estudo foi composto por medições 12 (doze) de uma malha retangular, durante os horários de pico, entre as 11:30 e 12:30 horas, entre as 12:30 e 13:30 horas, e entre as 17:30 e 18:30, nas terças, quartas e quintas-feiras, totalizando 108 medições. Sendo que, foram executadas essas medições, nos dias em que o tráfego comporta-se de maneira mais uniforme e de maior intensidade, como foi possível perceber através de análise previa. Diante os valores obtidos através das medições de pressão sonora, foi possível a verificação de que os mesmo não se encontram em acordo com a NBR 10.151 (ABNT, 2000), não garantindo os níveis de pressão sonora para aceitabilidade da comunidade, não garantindo conforto à mesma. Os resultados desta etapa da pesquisa possibilitaram afirmar a importância do tema para garantir à qualidade de vida urbana, assim como a cartografia do ruído torna-se necessária para o desenvolvimento da gestão do ambiente acústico, que posteriormente poderá servir para a delineação dos necessários Planos de Redução de Ruído.
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