Conforto acústico no ambiente escolar: estudo de caso em um prédio de uma escola de ensino fundamental na cidade de Ijui-RS
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6443 |
Resumo: | Ao longo dos anos a Educação passou a conquistar seu lugar em território brasileiro, apesar das dificuldades acerca de recursos financeiros, com as leis criadas como LDB – Lei de Diretrizes e Bases e projetos desenvolvidos objetivando proporcionar a educação à todos, não só aos mais favorecidos, como ProUni – Programa Universidade para Todos e outros, a educação escolar também precisou ser repensada e analisada, bem como o seu espaço físico, que traz consigo a importância do conforto proporcionado pelo ambiente, denominado conforto ambiental, o qual abrange os campos de conforto acústico, visual, luminoso e térmico. O propósito desta pesquisa é de avaliar o conforto acústico no ambiente escolar, tal como o ruído como agente interferente na fala e audição de alunos e professores e no processo de ensino-aprendizagem. Por este motivo, a pesquisa desenvolvida em uma instituição municipal de ensino fundamental e médio técnico em determinado prédio da mesma, visa analisar se o ruído presente neste local da escola, proveniente de ginásio escolar e construção próxima importuna ou não durante as aulas. Para tanto, foram aplicados questionários com os ocupantes e maiores prejudicados, professores e alunos, buscando conhecer qual a procedência do ruído que vem a causar maior interferência durante as aulas e através disso realizar medição do nível de pressão sonora com o intuito de confirmar esta informação, utilizando o equipamento sonômetro Fusion SLM. As medições foram realizadas em ambiente externo e interno ao prédio estudo e os resultados foram comparados com as normas brasileiras NBR 10151 (ABNT, 2000) e NBR 10152 (ABNT, 2017) que apresentam instruções para a realização de medições do nível de pressão sonora, respectivamente para ambientes habitados e externos e para ambientes não habitados e internos. O método de avaliação escolhido foi o detalhado, apresentando os resultados em bandas de oitava, com nível de pressão sonora equivalente ponderado em A, ,, expresso em dB (decibels), através de gráficos. Após o relato e apresentação de todos os dados, os valores obtidos foram comparados através de gráficos para ambiente interno habitado, ambiente interno não habitado e ambiente externo. Os resultados obtidos foram de grande importância e relevância, indicando que o ruído interfere nas salas de aula, no processo de ensino e aprendizagem e também vem afetando gradativamente a saúde dos ocupantes do local. |
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Ao longo dos anos a Educação passou a conquistar seu lugar em território brasileiro, apesar das dificuldades acerca de recursos financeiros, com as leis criadas como LDB – Lei de Diretrizes e Bases e projetos desenvolvidos objetivando proporcionar a educação à todos, não só aos mais favorecidos, como ProUni – Programa Universidade para Todos e outros, a educação escolar também precisou ser repensada e analisada, bem como o seu espaço físico, que traz consigo a importância do conforto proporcionado pelo ambiente, denominado conforto ambiental, o qual abrange os campos de conforto acústico, visual, luminoso e térmico. O propósito desta pesquisa é de avaliar o conforto acústico no ambiente escolar, tal como o ruído como agente interferente na fala e audição de alunos e professores e no processo de ensino-aprendizagem. Por este motivo, a pesquisa desenvolvida em uma instituição municipal de ensino fundamental e médio técnico em determinado prédio da mesma, visa analisar se o ruído presente neste local da escola, proveniente de ginásio escolar e construção próxima importuna ou não durante as aulas. Para tanto, foram aplicados questionários com os ocupantes e maiores prejudicados, professores e alunos, buscando conhecer qual a procedência do ruído que vem a causar maior interferência durante as aulas e através disso realizar medição do nível de pressão sonora com o intuito de confirmar esta informação, utilizando o equipamento sonômetro Fusion SLM. As medições foram realizadas em ambiente externo e interno ao prédio estudo e os resultados foram comparados com as normas brasileiras NBR 10151 (ABNT, 2000) e NBR 10152 (ABNT, 2017) que apresentam instruções para a realização de medições do nível de pressão sonora, respectivamente para ambientes habitados e externos e para ambientes não habitados e internos. O método de avaliação escolhido foi o detalhado, apresentando os resultados em bandas de oitava, com nível de pressão sonora equivalente ponderado em A, ,, expresso em dB (decibels), através de gráficos. Após o relato e apresentação de todos os dados, os valores obtidos foram comparados através de gráficos para ambiente interno habitado, ambiente interno não habitado e ambiente externo. Os resultados obtidos foram de grande importância e relevância, indicando que o ruído interfere nas salas de aula, no processo de ensino e aprendizagem e também vem afetando gradativamente a saúde dos ocupantes do local. |
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